terça-feira, 29 de abril de 2014

FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA

Fui à feira do livro novamente , hoje à tarde, para prestigiar meus amigos escritores , adquirindo suas obras e recebendo seus autógrafos.
Neste primeiro registro, está meu querido amigo Professor RONDON de CASTRO,  que escreveu A MORTE COMO COMPANHIA. Professor Rondon, é doutor em Comunicação e Semiótica,professor na UFSM, jornalista e viajante desse mundo sem fronteira.
..."Conta histórias que os olhos captaram, alguns estão nesse volume, outros virão em próximos volumes, se ainda houver vontade e disposição para socialização do que está em sua mente.Por enquanto..."

No segundo registro, está  JORGE UBIRATÃ DA SILVA  LOPES, o Byrata,  Cidadão do mundo  como ele diz, criador de roteiros, textos poéticos,hino rias em quadrinhos. Desenhista de Quadrinhos , criou o  personagem Xiru Lautério em 1970 e publicava em tirinhas do jornal A Razão.
Em 2009 publicou em revista XIRU LAUTERIO CONTRA A MORTE (que adquiri também) e hoje adquiri o Xiru Lautério TIGRE N´ÁGUA Uma aventura no rio Jaguari.
Quando ler as obras, poderei postar os comentários aqui, aguardem...
E por fim, quero contar o que este  terceiro registro significa: novas amizades feitas de forma inédita na Feira do livro.
Conceição, como se chama esta senhora, teve uma colisão com outra pessoa, e por isso caiu e bateu forte com o corpo no chão. Fui socorrê-la, permaneci um tempo observando suas reações.Nada de grave percebi, orientei-a sobre possibilidade de aparecimento de algum problema posterior, mas  ela afirmou então, estar bem. Acabamos tomando um Café da Tarde juntas e compartilhamos a felicidade  de mais uma amizade conquistada.
C´est la vie...
Emoções diversas, que compartilho com vocês meus amigos blogueiros.

domingo, 27 de abril de 2014

FEIRA DO LIVRO EM SANTA MARIA

A 41ª  edição da Feira do Livro de Santa Maria, vai de 27 de abril a 11 de maio.
 A  Abertura oficial foi neste sábado, às 10h, na Praça Saldanha Marinho, com apresentações artísticas, discursos, programas para crianças e vendas de livros.
O Patrono do evento  é o Professor e Historiador  JOSÉ ANTONIO BRENNER
As homenagens  ficaram para a Pedagoga e psicopedagoga VIVIANE MARCONATO,  que é responsável pelo Projeto Balaio de Poesias e organiza o Festival Literário da Escola Pão dos Pobres Santo Antonio e  o Poeta e  Compositor ANTONIO CARLOS MACHADO, em homenagem póstuma.
Poderei discorrer mais da Feira oportunamente, mas hoje   além da escrita , ficam os registros fotográficos que compartilhei com amigas  que foram à Sessão de Abertura.

UMA BOA FEIRA PARA TODOS!

 Nesta foto , estamos Catarina Abelin , minha  amilega da EA .
Nesta , minha amilega Guacira , e por último, minha  amiga ,colega , professora da UFSM Leila Wolff.


quinta-feira, 24 de abril de 2014


A Cidade

Porto Alegre, multicultural por natureza
Um conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.
Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato, campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly, e celebridades como a übermodel Gisele Bündchen.
Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil
 Nossas visitas não   foram muito bem planejadas, porque  foi num sábado que  visitamos o Centro, e  muitos dos prédios, especialmente os públicos , estavam fechados à visitação. Mesmo assim, nosso guia, Sr. Geraldo foi nos mostrando o complexo arquitetonico do Centro , ao redor da Praça da Matriz, e  apreciamos então  o Theatro São Pedro em sua  estrutura externa, a Assembléia Legislativa, o Palácio do Governo, e  a Catedral Metropolitana( a única que  pudemos apreciar por dentro), e outros prédios  com arquitetura portuguesa.Foi uma manhã muito proveitosa , apesar do contratempo...
Registro fotográfico do grupo de  amilegas , juntamente com nosso Guia Sr. Geraldo(de óculos), nosso Agenciador  Sr. Ricardo e seu mano Rafael , tirado no hall do Master Hotel.

domingo, 20 de abril de 2014

quinta-feira, 17 de abril de 2014

ROTEIRO DA VIAGEM DE ESTUDOS DA EA , À POA

Então, como postei anteriormente, fizemos uma Viagem de |Estudos pela EA, e que foi à  Porto Alegre, nossa linda capital gaúcha.
O primeiro lugar à visitação, foi a ARENA DO GRÊMIO, por que   fica no trajeto SM -POA, e , lógico, porque  na  turma os gremistas estavam em maioria...Brincadeirinha à parte, realmente  estava  programada esta visita, que foi realizada  dia 11 , pela manhã.
A Arena  foi idealizada a partir de 2006 para atender as necessidades  do Grêmio ter um estádio próprio, o maior complexo multiuso da América Latina, além de atender as exigências da FIFA, e num valor de 600 milhões de reais.Tudo para sediar grandes jogos.
Assim, este  complexo  foi inaugurado dia  8 de dezembro de  2013, e servirá para atender em torno de 60 mil pessoas em área coberta, com 135 camarotes. As 17 cabines para TV , mais 17 cabines para Rádio e mídia impressa, dão conta  das transmissões ao vivo, e  a cores, dos jogos disputados  ali.
Visitamos toda estrututra  imensa, fizemos belos registros fotográficos , adquirimos souvenirs ( minha linda camiseta que estou vestindo) e, nos  sentimos muito felizes e orgulhosos de nossa CASA AZUL.
Nossa entrada   na Arena, emocionadas e encantadas.
 A noite da Inauguração.

A linda arquibancada azul...
Uma linda bandeira  de fundo para registro de toda turma da viagem.

terça-feira, 15 de abril de 2014

CONFRATERNIZAÇÃO DE PÁSCOA NA EA

Hoje  tivemos nossa tradicional FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DE PÁSCOA na Escola para Adultos.
Organizada pela professora  Mst Tatiana Trevisan,  pela Monitora Amanda, e a colega Leni baldissera, e outras, compartilhamos mais uma vez as alegrias da amizade, nos festejos com professores, monitores  e colegas.
Teve o momento da  reflexão , feita pela Coordenadora Tatiana, sobre o significado da Páscoa, e também  está  transcrito  no cartão(foto) , que todos receberam, junto com um pacote de Goiabinhas( bolachas com  goiabada, muito apreciada  em nosso recreio na Cantina).
Em seguida, tivemos a brincadeira do Amigo Secreto, e por sorteio  meu amigo foi o Luiz Fernando(infelizmente  não tenho registro fotográfico) e quem me tirou foi a colega Izara Campos Velho, no registro abaixo.
Nossa  colega Dirlane mais uma vez nos surpreendeu com um mimo confeccionado por ela e distribuido a todos. Lindo gesto, que agradeço aqui no blog também.Obrigada amiga querida.
Um delicioso coquetel  regado a um gostoso chá,foi servido em seguida ,enquanto nos alegrávamos  conversando e fazendo os registros fotográficos . 



segunda-feira, 14 de abril de 2014

A EA EM PORTO ALEGRE

De sexta-feira  à domingo , 11 a 13 de abril, a Escola para Adultos fez uma VIAGEM DE ESTUDOS, dessa vez, para Porto Alegre, nossa capital gaúcha.
Ainda um pouco cansada, vou postar apenas algumas fotos do que foi destaque e nas próximas postagens, detalharei e contarei algumas coisas interessantes .
Assim, deixo registrada a visita à Arena do Grêmio,  o Cirque de Soleil, o espetáculo no Theatro São Pedro, apresentando O Guri de Uruguaiana, e o passeio de barco pelo Guaíba, no barco Cisne Branco.
  





Os espetáculos  escolhidos foram o Cirque de Soleil  e o Guri de Uruguaiana, que não pudemos assistir aos dois  por serem apresentações na mesma noite. Eu escolhi o Circo, lógico, porque terei outras oportunidades de  assistir ao Guri.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

DIIA DE COMPRAS

Hoje fui comprar sapato.
 Sim , fui diretamente na loja onde vendem com exclusividade os calçados da marca Usaflex. 
Com atendimento personalizado, as gentis vendedoras Shirlei e Bruna, me apresentaram lindos e confortáveis calçados, e ao invés de levar apenas um  par, acabei aproveitando uma promoção de um desconto que, somadas às  condições de pagamento, me convenceram  de  levar tres pares.
Realmente foi uma boa compra para as necessidades que tenho no momento.
Querendo postar no meu blog, perguntei se as gurias  fariam  uma fotografia comigo, ao que aquiesceram e aí estão  todas , na  primeira foto : Shilei e Valquíria à minha  esquerda, e Bruna e Graziela à minha direita. Na segunda foto, as gurias que me atenderam.
Obrigada  gurias, vocês são ótimas vendedoras, e a Usaflex agradece , né?   


8 de ABRIL DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Ontem fui clicada pela Equipe do Oncocentro , na Policlínica  Wilson Aita, que estava também divulgando material relativo à prevenção e cuidados no Câncer, pois  este dia é dedicado ao Combate ao Câncer.
Uma forma  bonita e inteligente de chamar a atenção às doenças cancerígenas, que tem o segundo maior índice de mortes no Brasil.
Façamos nossos exames  de saúde, é  a forma de nos prevenirmos.



domingo, 6 de abril de 2014

1ª EUCARISTIA



Ontem  amadrinhei  a neta de minha amiga Elisa , em sua  1ª Eucaristia, ou Comunhão. A menina  Maria Luiza por ter me escolhido para tal função, fez com que eu  me sentisse  orgulhosa e feliz  por ser lembrada. Sua irmã Maria Eduarda também fez sua 1ª Comunhão, e registrei e acrescento abaixo,  no final, a sua foto.
Daí passei a refletir o que representa a 1ª Eucaristia, nos dias de hoje, e  retornei ao passado quando vivenciei a minha aos 7 anos de idade...
Eucaristia , do grego, significa reconhecimento, ação de graças , uma celebração para lembrar  a morte e ressureição  de |Jesus Cristo. É  o  próprio sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus, onde se reparte o pão e o vinho,  representado pela hóstia para   relembrar  o momento que Jesus  distribuiu  pão e vinho , celebrado na 5ª  Feira Santa. 
Interessante mesmo e muito oportuno é haver Catequese que são encontros  onde os Catequistas   prepararam   os jovens  a vivenciar o Sacramento da Eucaristia ou Comunhão, e onde   aprendem mais sobre Deus, a Bíblia, e fazem uma reflexão sobre o Catolicismo.
Ao comentar com minhas amigas, algumas se admiraram que ainda exista  essa preparação e esta  forma amadrinhada de acompanhar  aqueles que fazem sua 1ª Comunhão.
Para  mim, foi gratificante, e  agora tenho mais uma afilhada, o que é muito bom. Parabéns  meninas Maria Luiza e Maria Eduarda, sejam felizes em vivenciar mais, a religião escolhida por vocês e sua  família.



quinta-feira, 3 de abril de 2014

REAPRENDENDO EM AULA

Hoje estamos na  aula de Informática,com a professora Liliane e Monitor Rodrigo,  e aprenderemos a  fazer blog. 
Para as que , como eu, temos  blog desde 2009, estamos reaprendendo algumas coisinhas mais...
Assim, fui buscar no blog da www.luizasudati.blogspot.com . o que ela  tinha postado por último, quando aprendemos pela  1ª vez  a blogar, nos idos 2009.
 Olhem a pérola que achei de sua última postagem: no dia 17 de março de 2010 ela postou esta foto que foi o registro fotográfico da  FESTA DO RETORNO ÀS AULAS , da  Escola para Adultos . Festa essa, que aconteceu no Salão de Festas do prédio onde ela mora.Mas, infelizmente,  nesse dia eu não estive , por isso , também não tem foto comigo. Mas olhem as  gracinhas das minhas colegas, fantasiadas  de escolares ...lindas.

terça-feira, 1 de abril de 2014

AULA DE CORAL NA EA

Antes de iniciarem as aulas na Escola para Adultos, a expectativa  sobre as disciplinas e quem seriam nossos  professores, era muito grande.  
 Na  disciplina de Coral, especialmente, a expectativa era grande , para saber se haveria continuidade , e quem nos regeria.
Pois bem, a disciplina foi oferecida  , mas mudou a Regente. Nosso Coral Adultos EnCanto tem como nova  Regente , a CHEILA , esta   menina  linda e querida que aceitou o desafio de estar conosco nesta atividade. 
Mostrou logo sua  competência, ao selecionar nossas vozes, em Sopranos ( eu sou uma ) , Mezo e Contraltos.
Foi feita uma seleção de 13 músicas , listadas abaixo,   que já conhecemos e cantamos em outros tempos, mais as novas  que nos ensinará a cantar.
Estou muito feliz, aliás o grupo todo , está feliz  com esta  mudança e com isso a Escola para Adultos através do seu Coral, vai  cantar e encantar, e a EA acontecerá  em 2014!







MÚSICAS  SELECIONADAS

1- Pialo de sangue
2- Toocando em frente
3- Anunciação
4- Mesmo de brincadeira
5- Sueños
6- Desassossegos
7- Vento Negro
8- Céu, sol, sul
9- Desgarrados
10-Estrela Guria
11-É preciso saber viver
12-Te quiero
13-O Homem do pala branco

Conheces alguma destas  músicas?  Gostas? Comente...Obrigada.