sábado, 29 de novembro de 2014

CIRURGIA SUSPENSA

Amigos queridos, agradeço as orações e  energias positivas, mas foi suspenso  Transplante Renal de minha cunhada. Não  tenho maiores informações, mas quis  avisá-los. Aguardo  novas notícias oportunamente. Obrigada.


BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA

Hoje o Anjinho do Natal nos pediu para postar sobre o AMOR.
Selecionei umas  mensagens prontas , pois  estou com pouquíssimo tempo para  blogar, devido aos preparativos  para Viagem de Estudos da Escola para Adultos, que faremos hoje.
Assim amigos , peço inclusive desculpas, se não  for fazer comentários , mas  com certeza  na  volta, os farei.
Obrigada  pela compreensão.
Quem quiser ver os demais clica aqui:chica





É isso amigos. Bom fim de semana e abraço carinhoso.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TRANSPLANTE RENAL

Amigos, hoje estamos apreensivos, mas  com expectativa de bom resultado, para o Transplante Renal que  será submetida nossa  cunhada Ivone.

Do site da Sociedade  Brasileira de Nefrologia, SBN, retirei explicações  sobre este procedimento cirúrgico, que compartilho, ao tempo em  que peço  orações e energias positivas para ela. Agradeço antecipadamente.

Será feita  à partir das  vinte horas desta quinta-feira, em Joinville. 

O que é transplante renal?

É uma opção de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal crônica avançada.
No transplante renal, um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada. Através de uma cirurgia, esse rim é implantado no paciente e passa a exercer as funções de filtração e eliminaçãode líquidos e toxinas.
Seus próprios rins permanecem onde eles estão, a menos que estejam causando infecção ou hipertensão.
O transplante renal é considerado a mais completa alternativa de substituição da função renal. Tendo como principal vantagem a melhor qualidade de vida, pois o transplante renal garante mais liberdade na rotina diária do paciente.

É necessário fazer diálise antes de fazer o transplante de rim?

Não necessariamente. Se o paciente com doença renal crônica estiver em tratamento conservador desde o começo de sua doença, é possível programar o momento que será necessário realizar um transplante de rim, ou seja, na fase avançada de sua doença. Porém, para isso, é necessário ter um doador vivo.
Como a doença renal crônica é silenciosa, muitas vezes os pacientes só descobrem a doença em fases avançadas, quando não há tempo para programar o tratamento que ele desejaria realizar. É por isso que a maioria das pessoas que apresentam doença renal crônica avançada começa primeiro por hemodiálise ou diálise peritoneal. E depois, se inscrevem na lista de transplante de rim ou recebem um rim de um doador vivo.

Quem pode ser doador de rim?

Existem dois tipos de doadores: os doadores vivos (parentes ou não) e os doadores falecidos.
No caso de doadores falecidos os rins são retirados após se estabelecer o diagnóstico de morte encefálica e após a permissão dos familiares. O diagnóstico de morte encefálica segue padrões rigorosos definidos pelo Conselho Federal de Medicina.
Vários exames são realizados para se certificar que o doador apresenta rins com bom funcionamento e que não possui nenhuma doença que possa ser transmitida ao receptor. O sangue do doador será cruzado com o dos receptores, e receberá o rim aquele paciente que for mais compatível (menor risco de rejeição) com o órgão que está disponível.
Para receber um rim de doador falecido é necessário estar inscrito na lista única de receptores de rim, da Central de Transplantes do Estado onde será feito o transplante.
Os critérios de seleção do receptor são compatibilidade com o doador e tempo de espera em lista.
No caso de rim de doador vivo, tanto os parentes, quanto os não parentes podem ser doadores, sendo necessária uma autorização judicial. São feitos vários exames do doador para se certificar que apresenta rins com bom funcionamento, não possui nenhuma doença que possa ser transmitida ao receptor e que o seu risco de realizar a cirurgia para retirar e doar o rim seja reduzido.
Então as condições necessárias para ser um doador vivo é manifestar desejo espontâneo e voluntário de ser doador (a comercialização de órgão é proibida). Há a necessidade de ter compatibilidade sanguínea ABO com o receptor. É realizado testes para comprovar outras compatibilidades (HLA e cross-match).

Quais os riscos que corre um doador vivo?

Toda pessoa que se submete a uma cirurgia e anestesia geral corre riscos que podem, no entanto, ser minimizados com os exames pré-operatórios e os avanços nas técnicas anestésicas e cirúrgicas. Por outro lado, as funções renais podem ser realizadas de forma normal por um único rim (como se observa em pessoas que já nascem com um rim único, ou em vítimas de acidentes ou enfermidades com perda de um dos rins).

É necessário continuar indo ao médico após o transplante de rim?

Sim. Após o transplante de rim, o paciente ficará tomando remédios chamados de imunossupressores, que diminuem a chance de rejeição do órgão que ele recebeu. Os pacientes transplantados devem usar medicações durante todo o tempo que forem transplantados. O abandono da medicação pode ter sérias consequências como a perda do rim transplantado e outras complicações
Esses remédios reduzem a imunidade do paciente para evitar a rejeição do rim, mas, apresentam, como todos os remédios, efeitos colaterais. Entre os efeitos colaterais mais comuns destacam-se a predisposição a infecções virais e bacterianas, principalmente no primeiro ano após o transplante de rim.

Comparando a hemodiálise, diálise peritoneal e transplante de rim, qual é a melhor opção?

De uma forma geral, os pacientes que se submetem ao transplante renal têm uma maior sobrevida ao longo dos anos. Porém, a indicação da melhor estratégia de tratamento depende de vários fatores, como: idade do paciente, causa da doença renal crônica, outras doenças que o paciente apresenta, fatores econômico-sociais, etc. Então a melhor opção deve ser individualizada para cada paciente.

O rim transplantado dura para sempre?

Alguns pacientes permanecem com os rins transplantados funcionando por vários anos (mais de 10 anos), mas em alguns casos o tempo de duração de funcionamento do órgão não é tão longa.
Características relacionadas ao paciente que recebeu o órgão, como número de transfusões sanguíneas, transplantes anteriores; intercorrências ocorridas no momento do transplante renal e ao próprio órgão que foi doado terão impacto na duração do funcionamento do órgão.
Outro fator que influencia o tempo de funcionamento do rim transplantado é o uso correto dos imunossupressores.
O rim transplantado também pode ser acometido com algumas doenças que poderão alterar sua função, como as infecções urinárias, obstruções na via de saída de urina e rejeições aguda ou crônica (nesta situação, o organismo do paciente passa a reconhecer o rim recebido como estranho). Cada uma dessas situações tem um tratamento específico, e quanto mais cedo for iniciado, maiores as chances de manter o funcionamento do rim.
Se puderes , seja doador de órgãos.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

COR DO DOMINGO

Domingo é dia de descansar e também de refletir. Por isso, use o violeta, que transmuta, transforma e ajuda na busca do eu interior. É a cor da espiritualidade, do transcendental, do autoconhecimento.
É o dia do Sol. É masculino, YANG, e suas cores   também podem ser amarelos, ouros  e tons de .branco.
Este dia  tem as  energias de saúde, liderança, curativa, de prosperidade, felicidade, amor próprio, de esperança, alegria, força, individualidade,autoridade, números, pais, maridos.
 Então, é no domingo que podemos aproveitar  para recarregar  as energias,voltando-nos para  dentro de nós  mesmos, buscando respostas para nossos questionamentos.
Lembre-se disso no próximo  domingo.
.


terça-feira, 25 de novembro de 2014

CASAMENTO

Estimulada por amigas, volto a postar minha poesia  sobre o casamento. Gostaria de  saber a opinião de meus novos amigos.Obrigada.

  CASAMENTO


Um faz a vida acontecer
Outro aceita a vida que vier.
Como conciliar sem ofender?
Como vivenciar sem magoar?

Um levanta cedo e quer correr
Outro levanta tarde, quer só ler.

Como ficar lento e sonecar?
Como programar mais cedo levantar?

Um quer café  preto pra tomar
Outro só toma leite ao desjejuar.
Um senta calmo pra almoçar
Outro come em pé pra não atrasar.

Como conciliar e harmonizar
Sem abrir mão do” seu” vivenciar?
Sem xingar e sem cobrar
Quando tanto tempo de casados vão ficar?

Como medir o valor de ficar tão familiar
Tão conhecido, tão requerido, tão peculiar
Tão necessário, satisfatório e salutar
Assim como a água e o próprio ar?

Com a morte do ”eu”,  o compartilhar
E o “nós” vivenciar., ..
O presente e o futuro vão registrar
Sua linda história de amor ao se casar!

Lia Rauber da Silva

sábado, 22 de novembro de 2014

BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA



Hoje o Anjinho do Natal nos pediu para trazermos o tema Caridade.


Fiquei em dúvida se colocava os textos da Wikipedia, grandes assim, mas achei pertinentes. Espero que gostem. 



Trabalho de caridade de artista venezuelano Arturo Michelena
Caridade 
" Do latim caritate significa  Amor de Deus e do próximo. Benevolência, bom coração, compaixão.
 Beneficência , esmola é derivante do latim caritas (afeto, amor), que tem origem no vocábulo grego chàris (graça). A caridade pode ser entendida como um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: amor ao próximo; bondade; indulgência; perdão; compaixão.

No original grego, assume um significado especifico, que tem mais sentido como um comportamento uma escolha do que propriamente com sentimentos, tendo como possíveis significados: afeição ou benevolência, amor caridoso e querido;

Segundo o Catolicismo

A doutrina católica classifica a caridade como uma das virtudes teologais e uma das sete virtudes. Tem o mesmo significado que o Ágape. É um sentimento que pode ter dois sentidos, o sentimento para si mesmo, e ao próximo.
Aliás, Jesus Cristo ordenou: "Amar a Deus sobre todas as coisas", isto para os cristãos constitui a parte fundamental da caridade.
Quem tem o amor, prova, não somente com palavras mas sim com ações;
Resumindo e usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei. A caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14) e o fundamento das outras virtudes, que ela anima, inspira e ordena: sem ela «não sou nada» e «nada me aproveita» (1 Cor 13,1-3)".

Segundo o Espiritismo

Allan Kardec L'Illustration 10 avril 1869.jpg
Doutrina Espírita entende a caridade como um dever moral de todo homem e que não se resume apenas ao auxílio material. No Livro dos Espíritos, item 886, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores:
Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas." 4
A caridade, portanto, reflete o princípio cristão fundamental de amor mútuo entre todos, como um dever natural decorrente da própria natureza e da ordem das coisas ao invés de mais um ensino moral. Entendendo o espírito que já passou e passará pelas mais diversas situações em diferentes encarnações no caminho da evolução, qualquer prejuízo que gere a outrem será um prejuízo causado contra si; de forma contrária, qualquer auxílio prestado a outrem será também um auxílio prestado a si. "

FAÇAMOS  CARIDADE , SEJA QUAL FOR NOSSA CRENÇA.


Querem saber o que os demais blogueiros postaram clica aqui: Chica

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

AS CORES DO SÁBADO

Sábado: As suas cores são os tons  escuros: preto, os negroscinza escuro, e índigo.
São da ituição, proteção, purificação de ambientes e recarga de energias.
Se for  sair com seu par , use  rosa para trabalhar a afetividade e comunicação com quem ama. Se for para conquistar, use o vermelho, cor da coragem e sedução.
Sábado tem as energias fortes para superação de obstáculos. Com espírito de comunicação, meditação, interiorização, da vida, da liberdade, da auto-disciplina, da defesa, mas também das limitações ou de pausas de energia, localizando itens perdidos. Dia dos idosos, das pessoas, da morte, das terminações, a destruição de doenças e pragas, e de defesa psíquica`.
É o dia de Saturno, do sexo feminino ou Yin. A  energia de Saturno é  da disciplina e de estrutura.





BOM SÁBADO AMIGOS.

AS CORES DA QUINTA E SEXTA-FEIRA

Amigos ontem  estive envolvida com doença e morte de  uma amiga , mãe de minha cunhada Idir.
Mas hoje, posso postar   sobre as duas  cores sugeridas  para serem usadas   na quinta e  na sexta-feira.
O interessante nessas cores, é que uns  indicam verde  para a quinta  e tons de azul para  sexta. Outros ao contrário, quinta usar azul e sexta verde.
 Como iniciei  baseada  em minhas vivências,  costumo usar conforme abaixo:

Quinta-feira é dia de usar  VERDE, ROSA E TONS PASTÉIS.
Estas cores  tem a ver   com o  equilíbrio que trabalha a auto-estima, ameniza a ansiedade , dando relaxamento  e força  para mais equilíbrio.É o dia de Júpiter, planeta da abundância e boa sorte e  com energia masculina Yang.







Sexta-feira é o dia de usar  AZUL E ROXO , que são as cores  da tranquilidade  e calma, contrapondo com a espera do fim de semana que traz mais correria e ansiedade É o dia de Vênus, sexo feminino ou Yin, e sua energia vem do planeta   do amor.


 Sexta-feira tem as energias de amor e alegria, de paz, de romance, do casamento, da atração, da amizade, da ternura, tem facilidades, parcerias, artes, músicas, assuntos sexuais, assuntos do coração, beleza física, aromas e perfumes, atividades sociais, das mulheres com problemas, proteção e assuntos.

 Bom dia amigos e boa sexta-feira.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AS CORES DA QUARTA-FEIRA

  As cores são violetas e cores  cinzas. Porém, também  poderia  ser vermelha, se não a usou na terça-.feira

 Na Quarta-feira as energias ssão canalizadas  para  melhorar a mente, trazendo  mais clareza mental  e conhecimentos. 
Trabalhando o lado intelectual traz mais concentração e disciplina  nas tarefas e escritos, na  comunicação, nas estratégias, adivinhação, nas negociações comerciais, de ensino, no uso da razão.

As energias confluem para ajudar  a combater os vícios, resolver dívidas, perdas e ajudar nas curas. Também pode   combater o  medo e  levar ao  auto-aperfeiçoamento.

 Este dia é também bom para os grupos e as viagens.








s.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

COR DA TERÇA-FEIRA

Ontem postei, que a cor indicada para se usar é  o amarelo. Esta fonte  de informação, eu tinha desde adolescente, não posso afirmar de onde veio.E eu tinha um vestido "tubinho", que  era amarelo , e eu adorava colocá-lo  na segunda. 
Já pesquisando  no Google, encontrei a indicaçção da cor  vermelha para  a segunda-feira, outras para terça-feira e outras  para  quarta-feira. Optei por  seguir  as que  aprendi  naqueles tempos idos...
Os dias têm energias para trabalhos especiais sobre problemas específicos, e são várias as influências que criam essas energias, e uma delas é a cor utilizada no dia, auxiliando o manifesto de um desejo.
Hoje, terça-feira , aprendi que se usa cores vermelhas  de todos os matizes, indo à  cor laranja.
Estas cores são as do movimento, da coragem, ousadia, rompimento de energias  negativas, competições, liderança, ação rápida, poder sobre os inimigos, e qualquer cura relativa ao sangue. Esta cor trabalha com nossos medos e inseguranças.
O que importa, é sentires que  a cor está  te fazendo

  viver melhor, pelo significado que TU acreditas.




.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DIA DO AMARELO

Hoje é dia de usar amarelo, a cor  que também simboliza a amizade.
E como tenho pouco tempo para fazer minha  postagem , resolvi  colocar estas duas imagens para  os amigos, pois tal qual uma borboleta  amarela, transito entre os blogs amigos e meus seguidores, buscando  e  levando alegria e  paz durante esta semana.
Boa semana  de paz e alegria  meus  queridos amigos.


domingo, 16 de novembro de 2014

BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA

 CHICA  nos desafiou  em nova proposta para a Blogagem Coletiva. A cada semana , terá o anjinho do Natal, nos pedindo para  enviarmos  ao Universo, o que ele, em sua palavra  chave, nos pedir.
Para  iniciar a brincadeira, esta semana nos enviou a palavra PAZ.  A Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, ou ausência de perturbações  de agitação. Derivada do latimPacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz significa  um estado de espírito, sem  ira, desconfiança e de um modo geral , de todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si própria e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornada uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira . branca.
O que pedir senão Paz para um mundo tão conturbado, em que as pessoas estão  se matando com a maior facilidade, a vida está  valendo tão pouco?
Que a Paz  venha reinar , principalmente, nestes  corações perturbados, que  muitas vezes , detentores de poder, abusam  dele, e cometem desatinos. 
Que a Paz entre nestes corações, lhes  dando sossego da alma, e lhes abra o coração da bondade. Que ao invés de guerras, lutas pelo poder,  sejam semeadores de Paz.
E  que também  nós, sejamos semeadores de PAZ, muita PAZ.
Comecemos com um belo domingo de PAZ.
Queres ver o que os demais  da BC  disseram clique aqui:Chica

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL


Origem: Wikipédia;
Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Em vários países, há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes .Orientações e prevenção são  desenvolvidas  nesse dia e mes. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.
Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. A IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, entre outras.
Homens, cuidem-se .

terça-feira, 11 de novembro de 2014

DIA DE LER

Hoje não ficarei muito por aqui, pois estou  lendo  "TREM DOS ONZE -Crônicas,  de um grupo de  cronistas de Santa Maria, que editaram  este livro em  dois mil e quatro, e,  escrevo assim, porque meu teclado quando esquenta um pouco não  registra os números e alguns sinais gráficos, e ainda não mandei arrumar...
Então, sem mais delongas, deixo meu abraço carinhoso para  quem aqui aportar e vou à leitura, pois  ,

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NOVAS REFLEXÕES

.Após  ter participado da Blogagem Coletiva da Chica, aumentou meu grupo de seguidores  e comentaristas.Isso me alegrou muito, e pude  receber comentários  que muito me estimularam a querer postar sempre algo que interessasse mais quem viesse até meu blog. Agradeço a todos. 

Hoje, vou fazer  um novo questionamento aos amigos que  gostam de refletir e comentar. 

O tema é : "QUEM SOU":

-O q me deixa feliz?

-O q me deixa triste?

-O q me tira do sério?

-Como resolvo meus problemas?

- Como cultivo amigos?

- Como me defino?

sábado, 8 de novembro de 2014


Hoje o desafio da BC da Chica é com a palavra  pastel. Fiquei na dúvida  sobre o que escrever,  pois  existem pastéis  doces e salgados, pastéis famosos  como de B,elém, de Santa Clara, que eram  feitos  em conventos em Portugal e os que conhecemos no Brasil, que são salgados em sua maioria .Então,  optei por  buscar a origem no Brasil, e depois  colocar a receita   da MASSA DE PASTEL TIA TETÊ , que era feita  na Padaria Juca, em Cerro Largo, onde também trabalhei como confeiteira, e  onde, muitos pastéis  fiz.

História do pastel no Brasil

Há discussões sobre a origem do pastel.
De acordo com o professor Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi, a trajetória desta receita é difícil de ser rastreada, pois nunca foi muito pesquisada. Ele acredita que o pastel frito, tipicamente brasileiro, é originário da Europa, onde haviam várias receitas de massas ou pães recheadas e levadas ao forno ou cozidas, denominadas pastéis. Mais especificamente, ele crê que o prato tem suas raízes em Portugal, onde há registro de uma receita de camarão envolto em massa crocante e frita, datada de 1680.
Porém, segundo Marcelo Angele, professor de gastronomia do Senac, o pastel deriva dos rolinhos-primavera, da culinária chinesa, e dos guiozas da culinária japonesa. Na versão dele, os pastéis foram introduzidos por imigrantes chineses, que adaptaram a receita aos ingredientes disponíveis no Brasil, e os japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.
O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, iniciou a sua difusão na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos. A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumidos no Estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.  .
Na década de 1960, o costume espalha-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, espalhando-se o costume para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a década de 1970, quando se cria a primeira pastelaria de Blumenau/ Fonte do Google.


MASSA DE PASTEL TIA TETÊ

INGREDIENTES

Duas gemas, duas colheres de sopa de azeite,duas colheres de sopa de margarina, duas  colheres de cachaça, meia  colher de sal, uma xícara de água morna e duas a ttrês  xicaras de farinha de trigo.

MODO DE FAZER

Colocar a farinha numa tigela, abrir um buraco no meio e colocar todos os demais ingredientes. Amassar com os dedos , mas não sovar e não deixe muito dura a massa. Leve a gelar por uma hora ou mais, para  ficar melhor de ser estendida. Espiche com o rolo ,até que fique bem fina e recorte no formato redondo , recheando com  guisado de   carne, morno ou frio, preparado préviamente.
Para fechar bem os pastéis, usar  clara de ovo que passa  com pincel ou o próprio dedo , na borda  da massa, e depois aproxima e com o garfo vai apertando para  colar bem. Fritar em óleo bem quente, mexendo com escumadeira  enquanto fritam.
Esta massa pode ser guardada  na geladeira em saco plástico ou pano umedecido, por mais ou menos  cinco dias
Pode ser feito com outros recheios, tipo camarão, siri, frango, cremes doces, goiabada, enfim fica a seu gosto a escolha do recheio.

Assim, minha frase  ficou esta:

Faça Pastel da Tetê, vai se deliciar.


Quer saber mais  sobre o que outros participantes escreveram  clica aqui:chica