sábado, 28 de fevereiro de 2015

BLOGAGEM COLETIVA

A 2ª palavra do desafio da Chica é VIOLA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Origem

Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa.1 As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas.1 Mais tarde, os primeiroscaboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.

Tipos de viola


Viola caipira em exposição.
Existem várias denominações diferentes para Viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira, entre outras.
A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor.
As afinações mais conhecidas  para este instrumento : Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural.
A viola é o símbolo da original música sertaneja, conhecida popularmente como moda de viola ou música raiz.
 O músico e instrumentista já falecido Renato Andrade comprovou em meio de estudos em que conseguiu imitar instrumentos como: Harpa de concerto, Harpa Paraguaia, Guitarra Portuguesa, Bandolim Napolitano, Balalaica Russa, e como ele sempre dizia: "...também imita a viola!"

Lendas e história.

Há diversas lendas e histórias a respeito das afinações da viola. O nome da afinação Cebolão seria do fato de as mulheres chorarem, emocionadas ao ouvir a música, como quem corta cebola.
A afinação Rio Abaixo seria originada na lenda de que o Diabo costumava descer os rios tocando viola nessa afinação e, com ela, seduzindo as moças e as carregando rio abaixo. Do violeiro que utiliza esta afinação diz-se, eventualmente, que pode estar enfeitiçado ou ter feito pacto com o demônio.
Acredita-se que a arte de tocar viola seja um dom de Deus, e quem não o recebeu ao nascer nunca será um violeiro de destaque. Porém, a lenda diz que mesmo a pessoa não contemplada com este dom pode adquirir habilidade de um bom violeiro. Uma das opções seria uma magia envolvendo uma cobra-coral venenosa e é conhecida como simpatia da cobra-coral. Outro modo seria fazer rezas no túmulo de algum antigo violeiro na sexta-feira da paixão. Há ainda a possibilidade de o violeiro firmar um pacto com o Diabo para aprender a tocar viola. Porém, o violeiro que faz este tipo de pacto não vai para o inferno já que todos no "céu" querem violeiros por lá.
Uma característica dos violeiros típico do nordeste são os duelos de tocadores. Todo bom violeiro se auto-afirma o melhor da região. Se outro violeiro o contraria, o duelo está começado.
Em certas regiões, por tradição, as violas carregam pequenos chocalhos feitos de guizo de cascavel, pois segundo a lenda, tem poder de proteção para a viola e para o violeiro. Segundo contam os violeiros de antigamente, o poder do guizo chega a quebrar as cordas e até mesmo o instrumento do violeiro adversário.
A viola está presente em diversas manifestações brasileiras, como CatiraFandangoFolia de Reis, e outras, pelo Brasil afora.

Das expressões conhecidas,  , decidi fazer minha participação:

 - Meter a viola no saco = a não contestar.
- Tocar a  viola sem corda =  falar à toa.

Sem razão, é melhor  ensacar a viola .

Fofoqueiros gostam de tocar viola sem corda...

E tem mais sobre viola:

Rhinobatidae é uma família de raias vulgarmente chamados peixe guitarra, peixes-viola, pela forma do corpo.

Os peixes-viola encontram-se em águas tropicais de todos os oceanos, principalmente em águas costeiras, raramente entrando em estuários. O corpo é intermédio entre o do um tubarão e o de uma raia, com as barbatanas peitorais dando à cabeça a forma de um coração e o resto do corpo alongado, com duas barbatanas dorsais bem desenvolvidas e uma caudal típica da classe, sem espinhos. .
Assim, minha frase  praiana é:

Na tardinha, recomendo: cervejinha  com  viola fritinha.

Quer saber o que os demais escreveram? Clica aqui :www.sementesdiarias.blogspot.com









terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

NOVA BLOGAGEM COLETIVA

O blog reflexões www.reflexõesrápidas.blogspot.com, da Sissi está  propondo  o que segue:

Todas as segundas-feiras irei colocar uma imagem com um se... e espero pelas vossas participações...

Baseado nessa imagem, devem criar um texto, um poema, uma frase e depois adicione o link do seu post logo abaixo. Quem não tem blog também pode participar. Basta enviar para vilabijus@gmail.com e eu coloco aqui. 


Como descobri hoje, terça  feira,  me proponho a comentar aqui  apenas um pouquinho : SE PUDESSE MUDAR O MUNDO  PEDIRIA  À DEUS  QUE RECICLASSE OS  VALORES  ´MORAIS  DAS  PESSOAS, para que assim , voltassem a  perceber suas  propensões  e deficiências  , e fizessem boas escolhas  para viver em paz e felizes.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA

Estamos recomeçando a Blogagem Coletiva da Chica, brincadeira  da qual participei ano passado, e que me encantou  e divertiu muito. Além da amizade  virtual com a Chica, fiz muitas outras  e  aprendi muito com cada membro participante.
Hoje  ,Chica nos desafia , trazendo a 1ª palavra da BC: DESCANSO.
E me pus a pesquisar, a pensar e depois  a escrever sobre  o tema.
No meu entendimento, descanso nada mais é que um intervalo , uma pausa, uma quietude, um repouso, que  fazemos, quando interrompemos atividades. Um bom exemplo de momento de descanso, é o sono, quando há completo relaxamento, quando  não  temos nenhuma obrigação de atividade.Outro exemplo, mais amplo, é o descanso semanal, decorrente  do trabalho que exercemos.
E  o descanso, pode  vir  para aliviar   nosso cansaço, fadiga, e a ajudar a nos recuperarmos de  doenças  mentais ou físicas.

Fazendo  esta postagem, solicitei  ao meu irmão  Paulo , que  ouvisse  minha definição de descanso. Aí , ele  lembrou da cidade  de Descanso , no oeste  de Santa Catarina, onde houve um acidente  muito feio, no ano de 2000, em que morreram 29   gaúchos, de cidade próxima da nossa terra  natal, cidade de Santo Cristo.
Então  quis postar  isso, como uma forma de  ampliar nosso conhecimento e  divulgar esta cidade  , cujo nome é Descanso.


O nome Descanso, segundo a versão oficial, é originário da passagem da Coluna Prestes e seu descanso à beira do Rio Macaco Branco, que cruza o centro da cidade.Os primeiros colonizadores foram poloneses oriundos de Casca, Rio Grande do Sul, que chegaram em 02 de fevereiro de  1935.
A cidade  foi emancipada em  12 de setembro de 1956.

Mais Informações nos sites:
http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=346&Pag=1



E minha  participação da BC da Chica é: 


Depois  do descanso, Chica  convida à  blogar.


Assim, fui ao Google, novamente pesquisar.
Divulgando o pesquisado, conhecimentos vou passar.
Aos amigos  queridos que  aqui vem "espiar".

Queres ver as demais  blogagens, clica  abaixo:
blogagemcoletiva da chica

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

QUARESMA

Quaresma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Luta entre o Carnaval e a Quaresma(1559) — Pieter Bruegel (1564-1638) —Kunsthistorisches MuseumViena
Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica1 , a Ortodoxa2 3 , a Anglicana4 , a Luterana5 .
A expressão Quaresma é originária do latimquadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal6 .
Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.
Esta preparação é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificaçõescaridade e orações.
A separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições folclóricas, algumas oriundas de ritos anteriores ao Cristianismo referentes ao pouso do inverno e do posterior renascimento primaveril da terra, no hemisfério norte

E A RESSACA APARECEU ASSUSTANDO

Um pequeno "tsunami"?
  Ondas gigantescas nesta última  4ª feira , nos assustaram muito  na praia, mas  os  "prevenidos" que, que colocam  seus pertences em cima de mesas-carrinhos, ou em cadeiras,  não tiveram o corre-corre atrás  deles quando as ondas  vinham.
Meu irmão que  ora me acompanha, gosta  de levar  toda tralha  necessária para  estar  bem equipado  quando vai à praia. Assim, estávamos a salvo de nossas coisas  por  estarem em cima da mesa., Mas,  o chinelo dele, que inadvertidamente , colocou embaixo da mesa não...
Nossa, quando a  maior onda chegou, foi tão  rápida , que  a maioria das pessoas  foi  tomada de surprêsa,
 Depois teve  que procurar  seus pertences, entre cuia, chinelos,(estes  acho que foram mais d  50 , sinceramente,)  cangas, guarda sol ,bronzeadores , baldinhos  com objetos para crianças  brincarem, tudo foi levado em segundos. Inda bem que é para  margem, areia, e  aí começou a procura: uns acharam  logo, outros  não. Uma cuia  ficou sem dono, e foi deixada no quiosque, acho que a pessoa  desistiu de procurar ...rs...  
Assim foi  a  4ªfeira de manhã...E o sustou  passou...

MINHAS REFEIÇÕES SAUDÁVEIS

Estas são algumas dos cardápios que fiz , para  receber  o marido, filho e nora e  agora o irmão Paulo, que chegou de surprêsa.
Risoto de camarão e saladas  variadas, Macarrão  ao m olho de frango com beringela  e saladas  variadas, Massa  Topeinho com Camarão ao Molho e saladas variadas, num prato feito.
Agora, com a chegada do mano Paulo,  vieram muitas verduras e frutas , que a mana  Maristela novamente me  mandou.
Com certeza  farei algumas  comidinhas  boas e  já  me deliciei com os caquis de  chocolate (foto abaixo , apenas  com  uma amostra) .E a vida praiana  continua boa, por isso a demora  em vir  blogar ...rs...rs....
Bom dia






sábado, 14 de fevereiro de 2015

CARNAVAL

E o sábado começou com chuvinha mansa...Vai longe... e por isso nada de praia, e sim de blog. E  pensei em buscar significados do Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre..
Emblem-scales.svg



Nome oficialEntrudos
TipoCristão
Seguido porMundial
Ano de 20144 de Março
Ano de 201517 de Fevereiro
Ano de 20169 de Fevereiro
ObservaçõesPeríodo festivo convidativo a bailes, desfiles carnavalescos, e adoção de trajes e personalidades diferentes do habitual.
Carnaval é uma festa que é marcada pelo "adeus a carne" que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica . Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.
Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. antes da Quaresma.
É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceSanta Cruz de TenerifeNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque.
Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade doRecife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SAUDADES? RECORDAÇÕES?

Como postei hoje,  no Facebook., o tempo de praia não está  muito do meu gosto: vento demais.Não me animei  para ir à praia  e optei por fazer os dois blogs que escrevo: o www.escolaparaadultos.blogspot.com e este aqui.
E aí, também seguindo a inspiração, resolvi apenas postar  algumas fotos de bons momentos vivenciados com professores e colegas.
Nostalgia?
Vontade de abraçar pessoas  queridas e que muito bem nos fazem?
Adquirir  mais conhecimentos ?
Aprimorar nossos talentos  e qualidades  ?
Tudo junto, me aguardam a parti de março, se puder comparecer às aulas, pois uma pequena reforma  no ape da praia, ainda me fará  ficar por aqui.
Então, aos  amigos que aqui  vieram espiar, comentar , obrigada, curtam  como eu , revendo  fotos .
Abraço carinhoso e bom dia!









 E , Tim Tim ! para vocês  !!!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

NANI

A minha  neta canina, a  NANI,  é uma gracinha, porém se acostumou a subir  nos móveis  , na casa dela, e quando vem à praia , quer fazer o mesmo.
Vocês  viram que mandei forrar meus sofás (postagem anterior) e  pensei como  fazer  a mudança de  hábito, de forma que ela não subisse mais  nos sofás.
Pois  fui comprar uma caminha nova para ela, esfreguei as bolinhas com as quais  ela brinca,por dentro, deixando cheirinho, e a chamei para brincarmos de Atirar a Bolinha.
 Aconteceu o que eu queria: ela  trouxe as bolinhas que atirei  e veio direto para deixar na caminha, me provocando para continuarmos a brincadeira. Brincamos bastante, e depois , quando cansou, ficou dentro da  cama me olhando, e eu não resisti ,aproveitei para clicá-la.
 Olhem a pose  da fofinha, parece que  sabia que ia  parar  na internet ...rs..rs...
Foi uma forma simples  de  mudança de hábito que deu certo. Gostei!
E ao fazer o blog, pensei: ah! se os humanos fossem assim, eu até me esforçaria para achar uma forma  de  como mudar uns "hábitos" de alguns  políticos ...de alguns jurídicos que passam a receber auxílio moradia...e outras coisas mais...  
Para nossa reflexão de fim de semana...



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

QUERENDO FAZER POESIA NA PRAIA

EXPECTATIVA

Como um cafézinho todo dia
Virias tu, ó minha poesia
Trazendo com novo olhar
Sua  criatividade a brotar.

Como um escovar de dentes  todo dia                                                                                     
Para  necessidade de conservação
Com criatividade  enfileirarias
As rimas do meu coração.

Inspiração praiana aconteceria
Tal como  um vai vém das  ondas  do mar
Ora mansas, apaziguadoras.
Ora , em fúria, a questionar.

Poesia pura, com ou sem rima afinada
Surgiria para mais uma história
Apareceriam em minha  poesia
Coisas  do baú da vida e da minha memória


Lia Rauber

Dia 20 de janeiro de 2015, às 9:15H escrevi , mas revisei hoje,para  postar no blog . São 21h. . Tomara que a inspiração  venha ...estou na expectativa...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

CURTINDO A VIDA "ADOIDADA"

Pois é amigos, nestas férias  estou me divertindo muito, e de maneira muito "variada" e, até  dá para dizer "adoidada"...rs...
Meu apê  está sempre  de portas abertas, e  chegam e vão embora, me visitam, muitos familiares e amigos. E eu adoro!
Neste último fim de semana veio me visitar a amiga  Chica (Alice Berwanger), amiga de infância  que gosto muito. Quando ela chegou na sexta de tardinha, já foi dizendo: "- Minha estada   vai ser curta, pois domingo  vou para POA , para ver um espetáculo no Theatro São Pedro, sobre a vida de Lupicínio Rodrigues." Aí eu disse: -Como gostaria de ir  também,mas não tenho ingresso.
Ao que ela disse: "- Ligo agora para nossa amiga Jane , que ela compra  pra ti".
E  assim foi, domingo de tarde  fomos para POA e de noite nos reunimos em frente ao Theatro e até,fizemos o registro fotográfico de nosso encontro.
Abaixo, a foto do espetáculo , que foi um verdadeiro show  com os artistas interpretando e contando a vida de Lupicínio .E como disse a Jane : "-Espetáculo da Brodway" !

 E o link para quem quiser saber mais: http://globotv.globo.com/rbs-rs/rbs-tv-rs-institucional/v/lupi-o-musical-especial-conta-a-trajetoria-de-lupicinio-rodrigues/3628140/