quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ANIVERSÁRIO DA "MASCOTE"

Foi sábado passado,  que aconteceu a comemoração do aniversário da sobrinha  mais nova que tenho: a Júlia. Nasceu dia 28 , mas  a comemoração foi antecipada porque  muitos  da família podiam passar somente o  final de semana lá.
E a comemoração, reuniu, entre os sobrinhos, os 4 irmãos: Paulo, Maristela, Denise  e eu, faltando somente o José, que por motivos de doença em familiar, não pode comparecer. 
A festa  foi linda, comemorada entre  os amigos dos pais de Júlia e nós familiares.
Júlia escolheu o tema de  sua festa a Angry Birds, e vejam a gracinha  dos docinhos e coopcackies. Dava pena  de comê-los.


.


Nossa , parece mentira que já fazem 6 anos que a peguei no colo, na Maternidade e ao chegar em casa a cuidei  por uns dias, curtindo bastante, até ter que ir para minha casa
....Vejam que fofurinha .

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

*5* O DESAFIO DA SISSI

Toda segunda-feira Sissi nos desafia a postarmos  sobre 5 coisas  em que ela direciona o tema. Esta semana, o tema é: 5 DATAS  E FESTAS QUE GOSTO.

1ª - Meu aniversário, pois comemoro ao estilo alemão, ou seja, mais de uma vez.Explico: Como faço dia 2 de janeiro, estou geralmente na praia, mas no Natal, passava na casa da mãe ou de minha sogra. Então lá já comemorávamos com os familiares .Indo à praia , a turma de amigas  ,comemorava comigo novamente. E ainda vindo à Santa Maria, fazia novo encontro de comemoração.
Como não gostar desta data, se  reúno as pessoas  que mais amo?

2ª  Natal
 Acho muito bom estar reunida com os familiares e festejar o nascimento do Menino Jesus, com as celebrações  religiosas e a reunião para a distribuição de presentes. Estes dois  últimos anos foram difíceis, pois nossa segunda mãe partiu, e não nos reunimos  em sua casa  como era praxe...Nesta foto, estou presenteando minha  madrinha de batismo, que também partiu no mesmo ano da mãe Nahir...Mas vamos  comemorando , pois a vida continua.

3ª  Reveillon
 Amo esta data quando estou com os familiares  na praia .A queima de fogos, a ceia, os 7 pulos  nas ondas do mar...Data em que me emociono muito.

4ª Páscoa
 Também com festejos religiosos, e distribuição de presentes, é uma data que me dá muita alegria  quando reunimos a família. Era mais  divertida  quando os filhos eram pequenos, pois fazia ninhos e os escondia, deixava marcas dos pezinhos do coelho, enfim, espero voltar a fazer quando tiver netos.


5ª Aniversários de familiares e amigas
Tenho minha agenda e quando possível telefono, mando mensagens, e comemoro indo abraçar pessoalmente.

SUPER LUA EM ECLIPSE

O que ocorreu neste domingo, é a combinação de dois fenômenos: um eclipse total exatamente no dia de uma Super lua. A última vez que isso aconteceu foi há 30 anos. E, para ver de novo, só em 2033.

Elas ocorrem uma vez por ano, em média. Em 2015, já foram duas. É quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu. A proximidade faz com que ela pareça entre 15% e 30% maior, por isso foi batizada de Super lua
Eclipse lunar
Por cerca de uma hora, a sombra da Terra fica sobre a Lua, que vai se "apagar", mas na verdade, a luz do sol é ofuscada pela Terra. São duas as fases de um eclipse total: penumbral e umbral. Na primeira, aconteceu  às 22h07min deste domingo, e o efeito na Lua foi muito mais sutil,  iniciando o processo de escurecimento.







Na fase umbral, provavelmente entre 23h11min e 0h23min deu para perceber claramente a sombra densa (chamada de umbra) da Terra se projetando sobre a superfície lunar.
 É quando a sombra cobre totalmente a Lua e começa o efeito alaranjado. A coloração também fica mais intensa de acordo com o estado da atmosfera terrestre, e erupções vulcânicas recentes, por exemplo, ajudam a intensificar o efeito. 

domingo, 27 de setembro de 2015

BLOGAGEM COLETIVA

Hoje a Chica nos desafia a brincarmos  com a palavra SAPECA.
Fui buscar o significado.E ,um deles  nunca tinha ouvido falar, ou seja,  que é substantivo feminino -
antiga moeda de pouco valor, feita em liga de cobre e estanho ou chumbo, com
 
 um orifício quadrado no meio, por onde se passava um cordel. E, também , que significa  meio de troca de mercadoria.

Porém, eu sempre soube que SAPECA, era a pessoa  que tem comportamento que leva à brincadeiras audaciosas, a olhares   audaciosos, mas sempre brincalhões.
Então, minha participação relâmpago, de hoje, (pois  cheguei de viagem), é assim:

SAPECA   SOU ? 
VIVO FELIZ FAZENDO "ARTE" BRINCANDO.
 

Se queres ver as demais BC ,clica aqui no link:
sementesdiarias.blogspot.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

VIAJAR É MUITO BOM!

viajar
verbo
  1. 1.
    intransitivo
    fazer uma viagem ou viagens.
    "vamos v. no feriado"
  2. 2.
    intransitivo
    partir de viagem.

  3.  Viajar" é com "j", mas "viagem" pode ser escrita tanto com "g" como com "j". "Viagem" com "g" é o substantivo. "Viajem" com "j" é a forma verbal do verbo "viajar".
  4. Então, porque estou escrevendo isto? 
  5. Por que vou viajar hoje,  e só voltarei na próxima semana, e  por isso, pode ser que eu  não consiga  blogar,
  6. Então, estou desejando a todos um BOM DIA  e até minha volta.
  7. Me aguardem, terei novidades para lhes contar...hehehe.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

NOVA LEITURA

Acordei de  madrugada , em torno de 4h , e não conseguia dormir. Lembrei do livro que havia comprado  de tarde, Arroz de Palma, e comecei a lê-lo.
Nossa, que encanto!  
Este livro, foi indicado por minha querida amiga Miriam Ceratti, amiga leitora , que insistiu em que eu o lesse, dizendo ser muito bom e muito comentado, e que iria me encantar.
Obrigada amiga pela preciosa indicação.
Pois ao comprá-lo, já me encantei com a história, e ao  ler a primeira página, já me apaixonei pelo personagem, seu Antonio,(nome de meu pai),  e de como  seu autor  Francisco Azevedo consegue  nos encantar , a ponto de pensarmos que este personagem de fato existiu.


Não vou me delongar, pois  quero mesmo, é ler e saber  toda história ...
Destaco apenas que é o primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX.
e narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando todas as dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos a vida desta família, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam.
Sugiro comprem, aluguem, peçam emprestado, vocês vão se  emocionar e feliciar... É pura  delicadeza na escrita de Francisco de Azevedo, carioca, dramaturgo,roteirista cinematográfico, poeta, ex-diplomata. Romancista, Arroz de Palma já foi traduzido para 12 países.
Boa leitura para mim, e para vocês , se optarem por ler!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

NOVO DESAFIO

No blog reflexoesrapidas ,  Sissi sua  autora, trabalha com blogagem coletiva  toda segunda-feira. Pois , hoje, dia 21, ela  solicitou postagem de 5 coisas que gostamos no Outono, e olhando sua postagem, concluí que eu tenho quase os mesmos gostos dela .
Assim, concluo e participo:

Gosto no Outono de :
- ver folhas amarelando e caindo para atapetar o chão;
- me deliciar com os frutos da estação;
- sentir o clima ameno;
- vestir roupas  nem tão leves, nem tão pesadas  e quentes;
- viajar para ver paisagens  diferentes.






www.reflexoesrapidas.blogspot.com veja as demais blogagens clicando aqui.

sábado, 19 de setembro de 2015

BLOGAGEM COLETIVA

E hoje, a chica nos desafia com a palavra INICIATIVA.
Fiquei a pensar o que escrever...veio a vontade de  participar,  lembrando do tempo que vivi e que  dependia , não de minha iniciativa, mas dos homens...Alguns de vocês devem estar pensando...bem, podem pensar em muitas coisas, mas  a época que estou me referindo, é de minha  adolescência e adultidade  jovem que  acho, a maioria de vocês , teve  parecida. Isto é, quando os homens  tomavam a iniciativa de nos convidar a dançar.
Ah! que tempo  lindo, quando a gente ficava sentada  na mesa , junto com os pais ou outro familiar, ou amigas, e  vinham os moços  de "iniciativa" nos tirar para dançar...Sim, falo de iniciativa, porque  sempre houve  aquele que , primeiro tinha que  tomar umas e outras , para  se encorajar, aí quando queria dançar ,  minhas amigas e eu,  já estávamos dançando ,e,  com os de iniciativa, lógico...hehehe.
E meu marido Poti, também é desse tempo, do homem tomar iniciativa, assim, quando tomou iniciativa de me levar a dançar, enlaçou meu corpo e coração e no rodopio do amor ,  me apaixonei. 
E são 40 anos de iniciativa ...hehehe.
Chica foi bom relembrar este belo tempo, apenas com a palavra  que hoje nos pediste um post. Minha participação não poderia ser outra: 



 Iniciativa masculina na dança, sucesso na paquera.

Somente sabe disso, quem viveu nessa era.

Hoje, são boas emoções, relembrar as inciativas,

 Assim, até minhas lembranças vieram à blogosfera!


Quer saber das demais iniciativas? Clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SEMANA FARROUPILHA

Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A Semana Farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada :  as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.
Nos CTG, Centro de Tradição Gaúcha, as atividades são muitas:  almoços campeiros, com um bom Churrasco, Arroz de China Pobre, Carreteiro, pratos típicos da culinária gaúcha: muitos Bailes, muitos concursos de Trovas, Declamações e música gaúcha. São festejos que acontecem todos os anos e culminam com os desfiles à cavalo e nos Carros Alegóricos. 
Na Escola para Adultos também commemoramos esta data, e à convite da Direção do Colégio Centenário, nos unimos ,Diretor Professor Flávio Vela, demais  professores, todos os alunos dos diferentes níveis de  ensino, para a já tradicional MATEADA .
Então, vejam nos registros fotográficos, como participamos neste evento.






 Esta última foto, foi ainda em sala de aula de História , com nossa querida professora Jaqueline,  (atrás de mim `E).

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

LEMBRANÇAS DO PASSADO

Estava sem assunto para colocar no blog, eis que me chamou a atenção uma postagem no Facebook: fotos do AURORA FUTEBOL CLUBE  de minha cidade natal Cerro Largo.
Não deu outra: a saudade bateu, a lembrança de muitos jogos  que fui torcer desde pequena, junto com meu pai, e minhas tias Therezinha e Lúcia,  e já adolescente  e adulta, com as  amigas.
E lembranças tenho muitas...
Meu pai , o Rauba Antonio, como era chamado, em dia de jogo  preparava os  foguetes, e ia bem cedo para o estádio, mas não ficava na arquibancada, gostava de se posicionar bem perto do campo para gritar e incentivar os jogadores. Nós também éramos  torcedores fanáticos e sofríamos  quando  perdíamos...
Fotos,  particularmente,só  tenho duas, as que foram feitas em 1971, quando os Juvenis do Internacional foram disputar uma partida contra o Aurora, e logicamente, ganharam. Meu tio Pedro Malek foi jogador do Aurora, mas era fanático torcedor do Inter e ofereceu um coquetel para eles em sua Padaria e Confeitaria, ocasião, então, que  consegui autógrafos de todos os jogadores.
Muita coisa  mais poderia contar, mas destaco que foram os Irmãos Lassalistas, do Colégio La Salle  que entre  1937 e 1941, fundaram e mantiveram o time com seus alunos.O organizador e líder  foi o Ir. Ambrósio, grande  ser humano, que sempre se preocupou  com as pessoas de um modo geral. Visionário, sabia que no esporte,  seus alunos estavam encaminhados. E, naquele tempo, o cara tinha que ser "bom de pata", como se dizia, e na categoria, driblar, sem derrubar ou dar caneladas, como infelizmente se vê hoje no futebol , em geral.
Era lindo de assistir e de torcer.
Compartilho com vocês , minhas  recordações e emoções por um Clube de futebol que amava desde a infância.

Campeão Estadual Amadores 1982***** Vice Campeão Estadual Amadores 1983***** Hexa Campeão Amador da Região Missões***** Tri Campeão Amador da Região Fronteira/Missões***** Federado na Federação de Futsal desde 1993***** Integrante da Segundona Profissional desde 1987***** Endereço: Rua Daltro Filho,71- Bairro Floresta-97900-000-Cerro Largo-RS



Fundador Ir. Ambrósio ,de óculos, e abaixo com o 1º time, seus alunos..





 Estádio da Baixada


Nesta foto, em preto e branco, aparece meu tio Pedro ,
segurando a bola.

sábado, 12 de setembro de 2015

BLOGAGEM COLETIVA

Hoje a Chica nos desafia  com a MUDANÇA. 
Já havia feito a nova postagem ontem à noite e quando publiquei apareceu uma propaganda da GVT , que eu não tinha  colocado , e me assustei. 
Mudança de plano aconteceu. Excluí, e deixei para fazer hoje pela manhã, sentindo muito ,pois tinha ficado bonitinho.E querendo que ainda esteja dormindo  quem fez esta maldade comigo...
Assim, faço rapidamente esta postagem,esperando ter sucesso na mudança.

E minha participação é esta: 

MUDANÇA QUANDO É NECESSÁRIA, DEVEMOS FAZER JÁ!

Queres ver as demais BC www.sementesdiarias.blogspot.comclica aaqui:

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

7 DE SETEMBRO E SEU SIGNIFICADO

Dia da Pátria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia da Pátria
Esquadrilha da fumaça 7 de setembro 2011.jpg
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça nas comemorações do Dia da Independência do Brasil emBrasília
Nome oficialDia da Pátria
Outro(s) nome(s)Sete de Setembro
Dia da Independência
TipoHistórico/cultural
Seguido porBrasil
Data7 de setembro
Dia da Pátria , Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro é um feriado nacional da pátria brasileira, celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.
Em 1820, uma revolução política irrompeu em Portugal, forçando o retorno da família real. O herdeiro de D. João VI, o príncipe D. Pedro de Alcântara, permaneceu no Brasil. Em 1821, a Assembléia Legislativa portuguesa determinou que o Brasil retornasse à sua condição anterior de subordinação, assim como o retorno imediato do príncipe herdeiro do trono português. D. Pedro, influenciado pelo Senado da Câmara do Rio de Janeiro se recusou a retornar em 9 de janeiro de 1822, na data que ficaria conhecida como Dia do Fico.Em 1808, tropas francesas comandadas pelo imperador Napoleão Bonaparte invadiram Portugal como forma de retaliação ao país ibérico por sua recusa em participar do embargo comercial contra o Reino Unido. Fugindo da perseguição, a família real portuguesa transferiu a corte portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil Colônia. Em 1815, o príncipe regente D. João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil à condição de reino subordinado a Portugal, aumentando as independências administrativas da colônia.
Príncipe Pedro declarando a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, conforme retratado na tela "Independência ou Morte" (1888) de Pedro Américo.
Em 2 de junho de 1822, dom Pedro convocou a primeira Assembléia Constituinte brasileira.[1] Em 1º de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto às Nações Amigas, justificando o rompimento das relações com a corte de Lisboa e garantindo a independência do país, como reino irmão de Portugal.
Em 3 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa às margens do Riacho Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal. De acordo com o pesquisador Laurentino Gomes, autor de livro sobre o evento, D. Pedro "não conseguiu esperar a chegada a São Paulo, onde poderia anunciar a decisão". Gomes acrescenta que ele "era um homem temerário em suas decisões mas tinha o perfil do líder que o Brasil precisava na época, pois não havia tempo para se pensar".
Um mês depois, em 14 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de Dom Pedro I. As províncias da Bahia, do Maranhão e do Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em 1823, depois de muitos conflitos entre a população local e os soldados portugueses
No início de 1823, houve eleições para a Assembléia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do Império do Brasil, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembléia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Ministros e outorgada pelo imperador em 20 de março de 1824. Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por D. João VI.

Legislação

  • A lei federal número 662, publicada em 7 de abril de 1949, tornou o Dia da Pátria um feriado nacional pago.
  • A lei federal número 5.5714, publicada em 26 de novembro de 1969, estabeleceu o protocolo para as comemorações do Dia da Pátria.

Comemorações

Desfile em 2007 no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo

No Brasil

O Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República e custou em 2003, cerca de um milhão de reais. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o país.

No exterior

Em Nova Iorque, o evento Brazilian Day ocorre todos os anos em 8 de setembro para celebrar o Dia da Pátria. O ponto central do evento é um show que já contou com a participação de diversos artistas famosos, tais como Daniela MercuryIvete SangaloChitãozinho & XororóSkankSandy & JuniorCláudia Leitte e Banda Calypso. Em 2008, o evento reuniu cerca de um milhão e meio de espectadores, de acordo com estimativas da polícia local , A Rede Globo patrocina o evento e o transmite ao vivo para o Brasil e mais de 115 países através da Globo Internacional. Em 2003, o Brazilian Day se expandiu para outras cidades, como TorontoTóquioLondres Luanda.
Eventos similares ocorrem em Deerfield BeachFlórida, San Diego Los AngelesCalifórnia.

domingo, 6 de setembro de 2015

APRENDENDO NO CONTEXTO QUE VIVEMOS

 ACHEI BEM ESCLARECEDOR POR ISSO POSTO AQUI NA ÍNTEGRA E A FONTE.

Alemanha

Entenda a diferença entre migrante, refugiado e requerente de asilo

Bastante ouvidos na atual crise migratória na Europa, conceitos são frequentemente utilizados de forma equivocada. Porém, existem diferenças entre eles
por Deutsche Welle — publicado 02/09/2015 01h40
Winkler/ Bundeswehr
Quem pode ser considerado migrante?
Um migrante é, em princípio, alguém que se muda para outro lugar – dentro do próprio país ou além de suas fronteiras. Normalmente, é considerado migrante quem saiu do país natal por iniciativa própria, não por ter corrido perigo de vida por lá, mas por buscar uma vida melhor.
Quem pode ser considerado refugiado?
Juridicamente, um refugiado – diferentemente de um migrante – é alguém que se enquadra nas definições da convenção de Genebra sobre refugiados. Logo, um refugiado é alguém que teve de deixar seu país natal por causa de sua etnia, religião, nacionalidade, convicção política ou pertencimento a certo grupo social.
Quem pode ser considerado requerente de asilo?
Pessoas que fizeram um requerimento para receber asilo, mas ainda não receberam a resposta, são chamados de requerentes de asilo. Na Alemanha, a decisão fica a cargo do Serviço Federal de Migração e Refugiados (Bamf, sigla em alemão). O órgão determina se o requerente tem direito ao asilo, se ele pode receber o status de refugiado ou se ambos lhe são negados. Até que a decisão seja tomada, os requerentes só podem viver em alojamentos, sem permissão para trabalhar.
Quem tem direito a asilo na Alemanha?
Segundo a Constituição Alemã, "perseguidos políticos têm direito a asilo". Pode ser considerado um perseguido político quem, por causa de suas convicções políticas, é marginalizado de tal forma que sua dignidade humana é ferida. Já situações de emergência, como a pobreza, não dão direito a asilo. Depois da queda do Muro de Berlim, o direito básico a asilo foi restringido. Logo, só podem ser considerados asilados políticos aquelas pessoas que não vêm de um país de origem seguro.
O que é um país de origem seguro?
Um país de origem seguro não persegue politicamente seus cidadãos nem impõe punições desumanas ou humilhantes. Cidadãos de países seguros não podem simplesmente ser mandados embora. Na Alemanha, todo requerente de asilo deve ter o direito jurídico de provar que foi ameaçado politicamente pelo governo do seu país de origem. Em geral, o pedido de asilo de alguém que tenha nascido num país seguro será negado, a não ser que circunstâncias específicas estejam em jogo.