sexta-feira, 29 de abril de 2016

BLOGAGEM COLETIVA

Hoje a chica nos desafia  com a palavra BUNDÃO.
Fiquei surpreendida dessa vez, pois esta palavra  tem vários  significados...e pode  envolver  pessoas até de nossas relações  ..hehehe. Então, vamos lá, primeiro a definição da palavra.
:

Significado de Bundão

sm aum (bunda+ão)  bundona.  bunda-mole.

Definição de Bundão

Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Separação das sílabas: bun-dão


Após estas definições, minha participação é 
esta:

Bundão de respeito, sempre é um bundão.


Queres saber as demais BC, clica aqui: www.sementesdiarias.blogspot.com

quarta-feira, 27 de abril de 2016

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Foi hoje  que Nadyr e eu,  fizemos a vacina da  H1N1 , enfrentando uma bela fila , na qual encontramos outras amigas e colegas.
Queremos atingir a meta de  100% de vacinação na  Escola para Adultos. E quiçás  entre os blogueiros  que nos acompanham.
Saiba mais:

27/04/2016 16h44 - Atualizado em 27/04/2016 16h44

Saúde inicia sábado vacinação contra gripe; meta é imunizar 49,8 milhões

Campanha vai até o dia 20 de maio e não deve ser prorrogada, diz ministro.
Vacina trivalente protege contra H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B.

Gabriel LuizDo G1 DF
O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe  (Foto: Gabriel Luiz/G1)O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe (Foto: Gabriel Luiz/G1)
A campanha nacional de vacinação contra influenza começa neste sábado (30), com objetivo de imunizar 49,8 milhões de pessoas até dia 20 de maio, informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24). A previsão é de que a campanha – que foi antecipada em alguns estados e no DF – não seja prorrogada.
A ação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.
Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil 
Desde o início do ano, foram registrados 1.635 casos de influenza e 230 mortes por complicações causadas pela doença até 16 de abril. Do total de casos registrados, 83% (1.365) são pela influenza A.

A pediatra e infectologista Adriane Cruz, do Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, esclarece esses mitos e verdades.
 1. Quem toma a vacina pode ficar gripado por causa disso?
Mito
. Trata-se de uma vacina inativada (morta), incapaz de gerar doença. O sintoma mais associado após a vacina é vermelhidão no local da aplicação e febre, que ocorrem de 6 a 24 horas depois.
 
2. Há substâncias cancerígenas nos componentes da vacina?
Mito
, totalmente infundado.
 
3. Há riscos para os bebês de grávidas que são vacinadas?
Mito
. Aliás, a gestação é um excelente momento para vacinar. O bebê ficará protegido por passagem de anticorpos via placenta até que possa receber a vacina. As grávidas têm maior risco de desenvolver formas graves de doença, com altas taxas de mortalidade.
 
4. Crianças muito pequenas não devem tomar a vacina por não terem formado o sistema imunológico?
Mito
. A vacinação básica deve ser iniciada logo ao nascimento com a BCG e a hepatite B. A vacina contra influenza está indicada para  os maiores de 6 meses.
 5. A vacina só deve ser tomada em risco de epidemia?
Não. 
Trata-se de uma doença viral, altamente contagiosa, afetando todas as idades com altas taxas de morbidade e mortalidade a cada ano. Apesar de ser auto-limitada na grande maioria das vezes, há possibilidade de complicações, independentemente de estarmos diante de epidemia. Considerar tal vacinação, sempre que houver possibilidade.
 
6. Muitas pessoas também não tomam a vacina porque pensam que podem estar servindo de cobaias. A vacina já foi testada há quanto tempo?
Mito.
 Vacinas contra influenza são utilizadas há décadas em vários países do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde vem realizando campanhas anuais contra influenza desde 1999 com redução significativa das taxas de mortalidade por influenza e complicações relacionadas.
 
Ainda segundo a Dra. Adriane Cruz, a influenza pode causar doenças graves em qualquer indivíduo, embora seja para complicações nos seguintes grupos de risco: crianças pequenas e idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas (AIDS, diabetes, câncer, doenças crônicas do coração, dos pulmões e dos rins), imunodeprimidos, gestantes no 2° e 3° trimestres de gravidez e recém-nascidos.
Há contraindicações apenas para pessoas com história prévia de reação alérgica grave a ovo ou outros componentes da vacina.

terça-feira, 26 de abril de 2016

CONVITE

Sindicato promove show de Antonio Gringo no 1º de maio

Evento alusivo ao Dia do Trabalhador será domingo, no ‘Viva o Campus’


Antonio Gringo se apresenta durante o 'Viva o campus' do dia 1º de maio
A Seção Sindical dos Docentes da UFSM aproveita a data de 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, para promover uma atividade cultural de confraternização. Durante a programação do ‘Viva o Campus’ do próximo domingo, dia 1º, que é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, a Sedufsm realiza um show, a partir das 16h30, junto ao Espaço Multiuso, com o cantor nativista, Antônio Gringo. Acompanhado dos músicos Sérgio Rosa (acordeonista) e Jair Medeiros (violonista), Gringo repassa canções consagradas em sua voz ou de outros artistas, e que possuem uma temática socialmente comprometida.
Antecedendo a apresentação de Antonio Gringo, às 15h, a banda de rock santa-mariense “In Coma”, liderada pelo professor Clayton Hillig, do departamento de Extensão Rural do CCR da UFSM, sobe ao palco para despejar muita adrenalina, seja a partir de clássicos do rock, seja por canções autorais. A banda é formada por Clayton Hillig (vocal), Rodrigo Page (guitarra), Vinicius Perdigão (baixo), Claudio Uglione (bateria) e Eduardo Hillig (teclado).
Repertório
Conforme a produção do show de Antônio Gringo, o repertório para a apresentação do dia 1º de maio inclui músicas como “Canto dos livres”, composição de Cenair Maicá; “Cativeiro”, do próprio Antonio Gringo; “Cantar galponeiro”, de José Claudio Machado; “Gracias a la vida”, de Violeta Parra; “América Latina”, de Humberto Gabbi Zanatta e Chico Alves; “Canto de um povo”, de Dilan Camargo e José Camargo; “Romaria”, de Renato Teixeira.
Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

BLOGAGEM COLETIVA

Da BC da Chica  , Botando a cabeça para "funcionar" , hoje é uma linda paisagem para nos inspirarmos e criarmos uma poesia.
Pois  bem, então  bota a cabeça para  funcionar...

ESPERANÇA

Uma paisagem a me inspirar
Lindo colorido  estou a  enxergar.
Chama atenção um banco vazio
À  espera  de alguém para  nele sentar.

Com certeza  quem nele sentar
Vai  com a paisagem se encantar
 As cores verde  e azul a predominar
Compõem o cenário para pensar.

E, se mais alguém vier lhe acompanhar
Que seja  para  conversar...
Se entender ...também se encantar.
E , quiçás,  se enamorar!

 

TORNADO NO RIO GRANDE DO SUL

 No final da tarde de domingo passado, um tornado atingiu a cidade de São Miguel das Missões,a noroeste  do Estado,  e  conforme afirmam meteorologistas da Somar Meteorologia, na análise feita com base em imagens , comprovam que o cone da tempestade tocou o solo.
Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus. Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de  e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de diâmetro e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.
Tornado provocou danos em São Miguel das Missões (Foto: Reprodução/RBS TV)Tornado provocou danos em São Miguel das
Missões (Foto: Reprodução/RBS TV)
Pelo menos oito pessoas foram socorridas com ferimentos leves. Houve ainda o destelhamento de casas e queda de árvores. O Hospital de Caridade, o Museu Sítio Arqueológico e a sede de um CTG foram atingidos
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 famílias tiveram que deixar suas casas por conta da chuva que fez o Rio Pessegueiro transbordar em ao menos quatro bairros. Pelo menos 70 residências foram afetadas, conforme a prefeitura da cidade.
Conforme a Somar Meteorologia, os lugares mais comuns para formação de tornados no Brasil é o Rio Grande do sul, ou nas regiões litorâneas do Sul e do Sudeste do País. 


Museu de São Miguel das Missões (RS) foi destruído (Foto: Defesa Civil/Duvulgação)
No Museu, os  vidros estouraram,  e algumas peças foram jogadas  para  fora.

domingo, 24 de abril de 2016

sábado, 23 de abril de 2016

BLOGAGEM COLETIVA

Hoje a  Blogagem Coletiva da Chica nos desafia com a palavra  SOLUÇÃO. 
Então, como solução vamos  produzir o post de hoje. Como se define  esta palavra?

.solução
substantivo feminino
  1. 1.
    aquilo que resolve, soluciona (problema, dificuldade etc.); saída, recurso.
    "para o médico a s. era a cirurgia"
  2. 2.
    resposta correta a uma questão (de prova, teste, problema, charada etc.); resultado.
    "s. de um enigma"
E agora, o que optar para a postagem???











E  ta aí , 



Blogagem Coletiva com participação,
é grande satisfação!

Blogagem Coletiva traz  criação ,
 é grande  solução.

 Queres saber das demais  BCs? Clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com

quinta-feira, 21 de abril de 2016

NOVIDADE

Hoje me  atrevi a iniciar a postagem no   http://perolias.blogspot.com.br contando uma das melhores , senão a melhor  pérola  de meus filhos quando pequenos. 
Assim, convido os amigos que quiserem  ser meus seguidores por lá, e também  quiserem que  eu coloque" Pérolas"  dos seus familiares e amigos, vou ficar muito feliz em receber e postar. Podem colocar comentários ou  me mande  por e-mail no :   lia.rauber@gmail.com  .

Muito obrigada  desde já,  e apareçam!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

BLOGAGEM COLETIVA

Em  mais uma |Blogagem Coletiva da Chica, desta   vez a  palavra  GENTILEZA  está a nos desafiar.Que  será que vai sair  nessa postagem?
gentileza
ê/
substantivo feminino
  1. 1.
    qualidade ou caráter de gentil.
  2. 2.
    ação nobre, distinta ou amável.
  3.   

Como é bom quando cruzamos com pessoas gentis, e sua amabilidade nos envolve. Aqui , eu sinto muita gentileza por parte dos blogueiros , e principalmente quando  a  gentileza transparece nas ações de ajuda e carinho nas blogagens Coletivas semanais.


 Minha  contribuição nesta B C ,  ficou assim:

  Gentileza por gentileza,  entre amigos,
com certeza!

E queres  saber das demais BCs  clica aqui:www.sementesdiarias.blogpsot.com

quinta-feira, 14 de abril de 2016

BLOGGAGEM COLETIVA

Com o aprendizado de ontem sobre esta postagem de Botando a cabeça para funcionar, que a Chica propõe em sua  5ª edição, fiquei mais  atenta  e me certifiquei de que era a figura  certa para  analisar.
E então, me pus  , mãos e cabeça , à obra  de arte  que se chama Poesia.


Sensibilidade  e ternura
São características humanas
Mas, quem duvida dos bichos 
Em sua desenvoltura?

Ganhar um mimo em flor
Cheirar e até comer
Não será  mera demonstração
De ter um imenso amor?


quarta-feira, 13 de abril de 2016

BLOGAGEM COLETIVA




Aqui está minha participação do Botando a cabeça para funcionar, pedindo desculpas  à amiga Chica, pela blogagem anterior. Explico em meus versos abaixo...






Quando da  BC for participar,
Preste atenção à imagem que focar
Pois na pressa , sem atenção prestar
Podes, bobagens fazer e mico pagar.

Ainda bem que a amiga Chica veio ajudar
E em tempo pode me esclarecer
A nova imagem pude buscar
E desta BC também  participar.

Alinda tela estou a analisar
Lindas cores vejo, a rodear
Mas, bem num cantinho podes crer,
Uma plantinha rara , está a florescer.

Você  também  vai enxergar
Se  sua concentração a focar
Mesmo que não veja  com o olhar
Seu coração mais forte  vai pulsar

Porquê  tudo isso, queres saber?
Prá BC da Chica   participar
Pois então, vou fortalecer 
Esta linda  amizade,em lindas cores. podes  crer!





















































































































terça-feira, 12 de abril de 2016

BLOGAGEM COLETIVA

Hoje, quero participar de mais um no desafio da Chica. 
E lá vai:
    

    Quero  botar minha cabeça para  funcionar,
 Na esperança  de mais uma   poesia brotar.

A inspiração  vem da  chuva a cair
Que da linda foto  vejo surgir.

Do telhado  vem barulhinho
Da chuva  que chega  de mansinho

Mas  quando ela  chega em    toró
Arrepia e dá  medo que dá dó.


segunda-feira, 11 de abril de 2016

TARDE DA ROSCA DE PORVILHO E DA CANASTRA



Hoje a tarde  foi para descontração e novo desafio: inaugurar o fogão  da casa do filho  fazendo Roscas  de Porvilho e jogar um carteado.
A chuva  propiciou o friozinho, que favoreceu  a fazer e comer estas maravilhosas roscas. Aprendi a fazê-las, com minha  prima Lurdes  Rauber, mas como havia esquecido a receita , pedi por  Whatsap para a mana  Maristela, que  a mandou logo em seguida. 
Assim, após fazer as  roscas, sentamos à mesa do jogo e carpeteamos um bocado.

Vocês querem saber quem ganhou?  Deu empate o jogo de canastra, ainda bem, porque o normal é eu perder  para o filho, rsssss.
Foi uma tarde que merecemos , depois de tanta aflição.

E aos amigos interessados  deixo a receita, que é facílima. 
Dou algumas dicas :  O melhor porvilho azedo é de marca Machado. Para assar, ligue o forno a 250º ,coloque nas  forminhas ou na forma de pudim de tefal, um dedo de altura de massa, leve ao forno. Quando começar a  crescer e abrir  em cima da massa, baixe a temperatura para 200º . Aguarde  dourar (um pouquinho), e só então  abra  e retire  as roscas. Ah! outra dica: desenforme e coloque em recipeiente  com pano e cubra-as  enquanto ainda estão quentes. 
Se  quiser  pode colocar ainda mornas no freezer  e quando as retirar  leve ao microondas por uns segundos.
Bom Apetite!


AGRADECIMENTO

Hoje começo a semana com agradecimentos.
Primeiro a Deus, que  me fortaleceu e  renovou a fé em que Ele tudo pode, pois  meu filho  hoje  já pode ir trabalhar e está se recuperando  bem.
Aos familiares e amigos queridos, especialmente  os que aqui chegaram com suas  mensagens, bem como no Facebook, para me dar incentivo e coragem  na doença de meu filho. Também me energizaram com seu carinho e afeto e  alegraram, no dia de ontem, pela passagem das Bodas de Esmeralda, que comemoramos Poti e eu.
Só tenho uma palavra  para  agradecer:  OBRIGADA!



domingo, 10 de abril de 2016

BODAS DE CASAMENTO

Hoje é uma data especial: 10 de abril, dia do meu casamento há 40 anos.
Lembro bem das emoções, e ainda sinto alegria por estar com o mesmo companheiro me desafiando todos os dias  a caminharmos juntos.
São muitas lembranças: muitos momentos de necessidade de tolerância, de paciência,  prudência, assim como, momentos de alegria e felicidade.
Culminando com a vinda de dois  filhos, Roberto e Renato, a família  se  completou.
O complemento não podia  ser outro: grande  crescimento pessoal, nos tornando seres humanos melhores. 
Agradeço ao Poti por este casamento e compartilho com os amigos minha alegria no dia de hoje.







sábado, 9 de abril de 2016

BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA

E cá estou  novamente  participando em ritmo acelerado da BC da Chica, que desta vez nos pede  com a palavra MARÉ. Pois bem, aqui a maré  está baixa, pois filho adoeceu esta semana e  vim às pressas  de Santa Maria para cuidá-lo em POA.
Então, minha participação é  na base da preocupação de sua  pronta recuperação,  e minha frase é a seguinte:
 Filho doente , preocupação com a   MARÉ baixa.
 MARÉ baixa, pensamento positivo e  no Alto!
Queres saber das demais BCs clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com

sexta-feira, 1 de abril de 2016

BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA

Sábado é dia de Blogagem Coletiva da Chica, e a cada nova  palavra, novo desafio. Hoje é a palavra LONGE,  e longe  de ter muito tempo, disponho de pouquinho, pois  estou fazendo tricô para doar   meínhas novamente, então  minha participação será  pequena. 


.


Lembrei de minha  Vovó de Longe , como a chamávamos  quando crianças, pois era a vó que morava  na Colonia e  era longe  de nossa casa. A outra vovó morava perto.
Assim, construindo minha frase de participação  digo:

 Longe ou perto,casa de vó : afeto.

Se queres  saber das demais BCs clica aqui:  www.sementesdiarias.blogspot.com