SÃO JOÃO DEL REI
Hoje fiquei com vontade de postar em meu blog, por quatro razões: 1ª - Faz tempo que não posto ;
2ª - quero atualizar e começar a descrever minha viagem à Minas Gerais; 3ª - já fazem 30 dias da morte de minha mãe Nahir, (5/8/2013), já estou mais serena, e a 4ª. esta sim, que foi uma das principais causas de não estar aqui, nesses últimos dias, a vinda do filho para casa , em férias.
Diante disso, quero compartilhar apenas algumas coisas que achei interessantes postar , a respeito da primeira cidade que visitamos em MG: SÃO JOÃO DEL REI, a cidade que hoje abriga os restos mortais de Tancredo Neves, bastante visitado.
Devido à busca de ouro e pedras preciosas, nos idos 1700, os garimpeiros e aventureiros, acabavam formando povoados , que se transformavam em Arraiais e, após um tempo, viravam cidades.
O córrego Lenheiro, que corta a cidade de São João del Rei (foto ), foi palco de muitas guerras entre bandeirantes e capitães-do-mato, e suas águas se turvavam em matizes vermelhos.
Dois nomes estão relacionados com a fundação da cidade de São João del Rei e Tiradentes: do paulista Tomé Portes de Rei, fundando o Arraial Velho (1702) , e Antônio Garcia da Cunha , genro de Tomé Portes de Rei, fundando o arraial que deu origem à cidade de São João del Rei.
Com o crescimento do Arraial, mais pessoas chegavam na esperança do enriquecimento fácil. A Igreja católica, aproveitando isso, começou a criar paróquias e edificar capelas e igrejas.
A Basílica e Catedral de Nª Sª do Pilar, teve seu início na Capela do Pilar, é a mais antiga, mas não a mais famosa.

A Igreja de São Francisco, é considerada a mais rica e famosa, por sua decoração e objetos de arte cobertos de ouro, feitas por Aleijadinho. Suas paredes de 2,5m de espessura, chamam a atenção, e sua arquitetura barroca se destaca.
Por hoje é isso amigos, percebo que ainda não estou muito bem na blogagem...mas me aguardem , postarei sobre as demais cidades que visitei. Um abraço.