A XXIII Tertúlia Musical Nativista e II Tertulinha, é uma promoção da Associação Tradicionalista Estância do Minuano com realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria do Município da Cultura e tem como entidades apoiadoras a 13ª Região Tradicionalista e CPF Piá do Sul.Está completando 33 anos de existência, mas foi interrompida um tempo , para voltar com nova roupagem, cenário, local de realização, trazendo talentos das vozes, composições,revelações e sucessos .Aconteceu nos dias 13,14 e 15 de novembro e pude participar nas 3 noites.
O Júri esteve composto por Diogo Matos ,Vinicius Brum,Jair Medieors,Anelise severo, Jáo de Almeida Neto e Rômulo Chaves, músicos e intérpretes ,vencedores de festivais.
Além das apresentações dos candidatos concorrentes nas Categorias Mirim, Juvenil e Adultos , cada noite teve um Show : 13/11 César oliveira e Rogério Melo,14/11 Os Fagundes e 15/11 Pedro Ortaça e Família. Os registros fotográficos mostram nossa participação , enquanto representantes da Escola de Adultos e mais amigas agregradas para compartilhar bons momentos
2ª noite , registrando com as amigas Edir,Guacira,Tânia e Helena.
3ª noite, com as amigas Luiza, Tânia,Guacira ,Edir .
O Vencedor de interpretação
MIGUEL MARQUES

santiaguense, e a
música Vencedora
Nas Varandas da Saudade,
"
...Existem muitas varandas,
Cada qual com a sua saudade,
Tem muito amor sem metade,
Tem muita flor sem espinho
e tantos mates sozinho
Nas varandas da saudade!
Pedro Ortaça e Família, belíssimo show do Missioneiro, encerrando as noites de Tertúlia.
As gêmeas Carol e Camila Vieira , que eu vi se apresentarem no Theatro Treze de Maio, em outro evento, foram classificadas entre as 14 finalistas ,ao interpretarem "Estação Final". Vozes belíssimas.
Vencedores da Tertulinha: 1º lugar
Maria Alice Rosa da Silva e 2º lugar
Murilo Vargas , ambos com 10 anos e a maior voz que ouvi em crianças intérpretes de músicas gauchescas. Registraram comigo sua alegria.