A turma adorou e comento brevemente sôbre este filme, sugerindo para que o assitam quando puderem.
Este filme foi lançado em 2003, nos EUA, e narra a situação socioeconômica da mulher durante o final da primeira metade do séc.XX, entre os anos de 1953 e 54.
A protagosnista é KATHERINE WATSON (JULIA ROBERTS), ,mulher recém formada , que muitas vezes é considerada progressista , ou até subversiva, isso porque, ela não aceita a ideia da submissão da mulher ao homem.
A trama é pós 2ª Guerra Mundial, um tempo de escassez , isso porque quase todos os homens foram para a guerra, extinguindo a força de trabalho, fábricas se fechando,e colapso nas economias dos países envolvidos.Com isso, muitas mulheres tiveram que largar seus afazeres domésticos para irem trabalhar.Quando a guerra acabou,muitos homens quiseram retornar aos seus postos de serviço,então gerou o início da luta da mulher para continuar se reafirmando na sociedade.
Com este embate entre masculino e feminino, percebe-se o desejo das mulheres de se afirmarem, e surgem os movimentos feministas , com ações isoladas e coletivas.
KATHERINE luta contra as ideias tradicionais da mulher viver, obrigatoriamente,para a casa,filhos e marido.
Tenta inspirar suas alunas do tradicional Wellesley College "fábrica de mulheres perfeitas", a trnsporem as normas vigentes , com sabedoria e autonomia.
Na época os trabalhos para mulheres, eram limitados ao ofício de enfermeiras, datilógrafas, telefonistas,secretárias, com remuneração muito inferior ao dos homens, e Katherine sofre também o risco de perder o cargo de Professora de Arte , embora não queira se submeter aos costumes da época.
Consegue semear e vê florescer em algumas alunas, um novo olhar , de visão crítica a respeito de si mesmas,e dessa sociedade patriarcal castradora. Surgem, assim, novas concepções sôbre a vida, seus valores e sua sociedade.
É um filme inspirador , lindo, cinematográfico , em que se mistura a Ficção e a História. São 127 minutos de muitas emoções.
VALE A PENA ASSISTIR !
RECOMENDO.
Na EA assitimos e acontecemos.
Lembrei-me do filme ao ler a sinópse e ver a imagem de Julia Roberts no cartaz. Gostei tanto que assisti duas vezes.
ResponderExcluirUm bom filme, estrelado por uma das melhores atrizes da atualidade.
ResponderExcluirAbraço!
Sonia
é sempre bom ter momentos assim, nos dá mais sabedoria.
ResponderExcluirhttp://www.brendovieira.blogspot.com.br/
Nossa!!!Eu ainda não assistir esse filme,e já fica a boa dica...
ResponderExcluirBjus mil Lia
http://blogluminoso.blogspot.com.br/