Como havia me proposto, comentarei algumas coisas de minha viagem à Manaus. Fiquei muito feliz que no primeiro dia já pude visitar e conhecer o Teatro Amazonas, em Manaus, que foi construído com a capacidade para setecentos e um espectadores. A planta baixa é em formato de lira, e em redor, sobrepõe-se tres andares de camarotes e uma frisa, o camarote um nível acima da platéia.
O cenógrafo e artista pernambucano CRISPIM DO AMARAL, foi quem solicitou `a França o envio de toda pintura do teto, o lustre e a rosácea com todos os detalhes decorativos. Também foi dele , a confecção dos dois panos de boca , E que infelizmente não pudemos ver os dois, pois um estava em limpeza.
O que me sensibilizou muito , foram as Guias que nos levaram à conhecer tudo, com paciência responderam nossas dúvidas e contaram algumas particularidades.
Tivemos acesso a um Camarim, e lá vimos muitas coisas bonitas e úteis para os artistas. Por exemplo, vimos o lugar por onde entra a ventilação, foto abaixo, ao ser retirado o encosto do sofá; abre-se em fomato de meia lua, um buraco na parede , que é por onde entra o vento, eliminando o calor da época em que não havia ventiladores e muito menos ar condicionado, não é?
E a Guia Bruna, foto comigo, se não me engano era este seu nome, foi quem perguntou também, quantas pecinhas de lego foram necessárias para criar a maquete do Teatro, ao que eu respondi prontamente : de vinte a trinta mil. Ela me olhou feliz, e me parabenizou, por ter acertado: trinta mil peças de lego.
E então, vocês sabem agora algumas coisinhas mais sobre este imenso e lindo Teatro. e acrescento da Wikipédia algo mais.
A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do Salão Nobre, a área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis. O teatro foi finalmente inaugurado no dia 31 de Dezembro de 1896 .
No Salão Nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899, de autoria de Domenico de Angelis. Destacam-se os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, tais como Ésquilo, Aristófanes, Moliére, Rossini, Mozart, Verdi e outros. Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot - a mais tradicional da época -, em que são retratadasalegorias à música, à dança, à tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. Do centro, pende umlustre dourado com cristais, importado de Veneza, que desce até ao nível das cadeiras para a realização de sua manutenção e limpeza.
Destaca-se, ainda na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco, de autoria de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões. O teatro possui diversos ambientes, concebidos com diferentes materiais, daí ser considerado um espaço sobremaneira eclético. É, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividos na fase áurea da borracha. O teatro é referência para espetáculos regionais, nacionais e internacionais. Já passaram pelo palco do Teatro Amazonas:White Stripes, Margot Fonteyn, Christoph Schlingensief e Roger Waters
Estrutura física.
Cúpula
É composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido original, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.
Queria poder passear assim pelo meu Brasil conhecendo tudo como se fosse uma turista imigrante. kkk Na verdade me sinto realmente dessa forma, tendo passado toda a minha adolescência no exterior.
ResponderExcluirGostei muito do detalhe da capacidade do teatro, setecentos...e um. Um espectador faz toda a diferença, não é? kkk
Amei as fotos, a senhora é muito fotogênica. :*
Beijos
www.sentido--literario.com
Queria poder passear assim pelo meu Brasil conhecendo tudo como se fosse uma turista imigrante. kkk Na verdade me sinto realmente dessa forma, tendo passado toda a minha adolescência no exterior.
ResponderExcluirGostei muito do detalhe da capacidade do teatro, setecentos...e um. Um espectador faz toda a diferença, não é? kkk
Amei as fotos, a senhora é muito fotogênica. :*
Beijos
www.sentido--literario.com
Querida haianne que bom que tens essa vontade de conhecer o Brasil. Eu tb tenho , e quando pude e puder, sempre viajei e viajarei. Sim este número setecentos e um, é intrigante, não é? Mas não soube porqu?e este um faz parte...Venha sempre , estarei te esperando. bjks
ExcluirMuito lindo de uma beleza exuberante ,muitos beijinhos
ResponderExcluirOi Emanuel é realmente exuberante, e nosso Theatro São Pedro em POrto Alegre, tb é exuberante. bjk
ExcluirÉ lindo demais esse teatro e agora ficou mais ainda com vc nos contando tantos detalhes!
ResponderExcluirQue oportunidade rica a sua, não? Um grande abraço, uma feliz e abençoada semana! Beijos!
Oi Maria Luiza que generosa és em teus comentários. Vamos nos dar oportunidades na vida e compartilhálhas com os amigos, pois isso nos dá muita alegria.bjks
ExcluirOi, Lia, um privilégio conhecer essa obra de orgulho nacional!
ResponderExcluirUm abraço