E Chica nos desafia nos sábados , com novas palavras. Dessa vez , a escolhida foi INFÂNCIA.
|Como vou viajar, não levarei o notebook, posto hoje, na sexta-feira, contando com a Chica para levar meu link para o seu blog. Obrigada , desde já amiga.
.
Eu tive uma infância de grande aprendizado, pois vivenciei várias situações com sentimentos antagônicos: alegria x tristeza, segurança x insegurança, coragem x medos de enfrentamento...
Fui a segunda filha que nasceu, apenas com 2kg e que requereu muitos cuidados, pois como diziam , eu sofria de Míngua, chorava muito e não crescia, até me darem leite de cabra, quando então, após os 9 meses , embalei no crescimento e desenvolvimento sadio.
Fiquei a mais velha, viva, pois minha irmã primogênita faleceu com 1 aninho, e, depois mais duas irmãzinhas faleceram logo depois de mim. Lembro, quando eu tinha 3 aninhos, de um caixãozinho azul, de uma menininha de lindos cachinhos loiros, vestido branco de anjinho, Helena, rodeada de lírios brancos, imagem que tenho até hoje e que me provoca tristeza e saudade. Aprendizado, bem cedo, da morte de ente querido, que se somou , aos 8 anos, com a perda de mamãe.
Em compensação, fui muito amada e paparicada por ser então, a neta, filha e irmã mais velha, recebendo, em primeira mão, muito carinho e amor, mas também sendo exigida de muita coisa, como modelo a ser copiada.
Minha infância teve escola bem cedo,com coral e teatros, formatura de Jardim da Infância, muitos amigos, muita festa, muita brincadeira, muitos presentes inéditos.
Lembro de minhas bonecas, sentadas em cima de uma cômoda, na casa de minha avó materna, (quando mamãe morreu, fomos morar 2 anos lá), todas vestidas iguais, pois minha vovó contratava uma costureira para fazer nossas roupas , e dos retalhos, se faziam os vestidos de nossas bonecas. Mas, o interessante, era que tinha o mesmo costume das pessoas: a roupa de domingo, e da semana. Trocava as das bonecas , no sábado, quando brincava de casinha com as amigas.
A 1ª bicicleta feminina na cidade (aquela sem cano alto), eu ganhei, aos 10 anos, pois meu tio-padrinho, era dono do Bazar Leão, e as novidades eram , de preferência para seus filhos e afilhados.
Meus aniversários , sempre foram muito festejados. Meu avô era dono de restaurante, padaria e confeitaria; as tias eram as confeiteiras, logo, eram bolos maravilhosos e docinhos confeitados, que dava dó comê-los; o bolo de meus 3 anos, foi da Arca de Noé.
Teria mais coisas a compartilhar com vocês, mas isso resume minha infância que me moldou em uma adolescente cheia de dúvidas, mas muito curiosa das coisas e da vida. Uma personalidade forte, que aprimoro pela maturidade.
MINHA FRASE DE HOJE É:
INFÂNCIA QUERIDA, ME MOLDASTE : VIVO A VIDA!

Lia, que bom saber mais de ti e de tua infância! Como é bom recordar! Eu também nasci como um ratinho ,menos de 2 k.
ResponderExcluirLegais as fotos! Obrigadão! Bela frase e que bom que assim foste moldada! Amanhã levo o link pra lá. Ainda não entrou o post. Só sábado, bem cedinho, mas podes deixar que levo! Obrigadão! bjs, chica
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuerida amiga este momento seu me fez lembrar passagens da minha onde certamente a tristeza e a alegria fizeram parte dela ,também perdi dois irmãos ,uma menina e um menino ,eramos 3 casais ,hoje somos 2 ,mas tivemos certamente uma vida cheia de momentos marcantes que nos fizeram crescer ,mas digo-lhe querida amiga apesar dos pesares o amor e os ensinamentos que recebemos dos nossos pais era constante e sem dúvida foram a base de tudo o que hoje somos , gostei muito da sua partilha ,muitos beijinhos
ResponderExcluirLia, que relato lindo! Dificil até expressar alguma palavra diante de tanta coisa vivida cheia de emoções fortes. Engraçado, depois que nos tornamos mães e ao mesmo tempo perdemos um pai, sentimos tudo que o outro relata... Eu senti todo seu relato... Aos 8 anos, fiquei imaginando minha filha agora nessa idade e eu como mãe imagino a falta que essa lhe fez...
ResponderExcluirPerdi meu pai faz um ano, mas posso dizer que tive uma infância rica, aproveitei muito sua presença e parece que ainda é pouco...
Sua história tem sim suas dores, mas é uma linda historia de vida e olha que maravilhoso, seus tios e avós lhe fizeram uma princesa!
Sim, sua infância te moldou dura e maravilhosamente!
Beijos doces no coração!
Olá!
ResponderExcluirQuerida amiga!
Senti tudo o que relatou, pois vc conseguiu transmitir com muito amor...
Infelizmente as nossas Vidas são assim...
Fico feliz que vc se tornou uma pessoa Boa e Feliz....
Linda participação.
Lindo FDS!
Um super bjo!
Alê - Bordados e Crochê
Fã Page
Twitter
Instagram
Nossa, que linda história e infância feliz, apesar das dores sofridas, mas curadas por tanto amor recebido! Parabéns, amei! Um abraço, um lindo final de semana e bom descanso no feriado!
ResponderExcluirBoa tarde Lia,
ResponderExcluirSei que está viajando, mas deixou um testemunho muito lindo da sua infância!
Sofrida, mas repleta de muito carinho e amor!
Que Deus continue a abençoá-la
Beijinhos e bom feriado.
Ailime
Olá amiga
ResponderExcluirAdorei as fotos
Assim como a partilha da tua infância com momentos bons outros não tanto, mas que fazem parte do nosso crescimento.
Beijinhos
Adorei sua história, as fotos, tudo... Realmente uma infância rica de emoções variadas e aprendizados.
ResponderExcluirUm abraço e bom feriado!
Egléa
Gostei muito de ler teu post,ver as fotos...Queria ter colocado alguma foto do meu "eu criança" lá no meu post mas não consegui..Enfim,sua infância teve dores mas vc teve muito amor também.Um abraço Lia!
ResponderExcluirGostei muito de ler teu post,ver as fotos...Queria ter colocado alguma foto do meu "eu criança" lá no meu post mas não consegui..Enfim,sua infância teve dores mas vc teve muito amor também.Um abraço Lia!
ResponderExcluirBelos flash de sua jornada pela vida Lia assim lhe conhecemos mais. Em comum também fui amamentado com leite de cabra,rsrs.
ResponderExcluirBela frase amiga e bom descanso neste feriadão.
Meu terno abraço
Bju de paz.
Excelente relato e concluindo com uma excelente frase.
ResponderExcluirAbraço, bom final de semana!
Sonia
Oi, Lia. Apreciei suas memorias da infancia, que a ensinaram a viver.
ResponderExcluirGostei desta visita ao ... lendo a vida .
Estou escrevendo de um computador cujo teclado nao tem os sinais de acentuacao.
Tenha uma otima semana.
Boa tarde, Lia.
ResponderExcluirFatos muito marcantes na sua infância, tristes demais, mas que tiveram seus momentos de alegria no aprendizado escolar seguido de artes e música.
Ainda bem que recebeu amor para suportar os desalentos e cresceu feliz.
Excelente frase, querida.
Tenha uma semana abençoada e feliz!
Beijos na alma.
http://divasdapoesianaturalmente.blogspot.com.br/2015/10/o-habitante-by-patricia-pinna-zilda.html
http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/2015/10/dialogo-com-chronos.html
Oi Lia! Lindo teu post Tua infância foi um ótimo aprendizado com dores e muito amor.Beijos
ResponderExcluirPreciosos recuedos de buenos años pasados. Bonitas fotos .
ResponderExcluirUn beso.
Lindo LIA!!! Amei!
ResponderExcluirA Infância é algo que nunca esquecemos!
Bjucas.
Gostei muito de ler sobre a sua infância que apesar das dolorosas perdas foi feliz.
ResponderExcluirUm beijinho emocionado
Fê
Amigos queridos obrigada pelos generosos e delicados comentários. E obrigada Chica por colocar meu link na BC .bjks
ResponderExcluirOi Lia! Uma infância linda, apesar das perdas que também moldaram muito bem para a força e a coragem de ser quem você é. Beijo! Renata
ResponderExcluirOlá, querida Lia
ResponderExcluirQue lindo e expressivo seu post! Foi muito boa sua partilha... adorei...
Bjm fraterno