quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LINGUADO



Achei interessante postar sobre este peixe ,o LINGUADO, que vimos em Torres, na PEIXARIA RIOMAR , de Caio e Simone.Ela gentilmente deu licença e fez pose.Obrigada por este gesto!
Este é um peixe nobre, de carne muito branca,corpo achatado e oval,e mede de 30 a 50 cm,pesando de 2 a 3 kg.Nasce normal,mas a medida que cresce seus olhos migram e ficam só de um lado
Aí, para complementar, busquei no Dr Google, a LENDA DO LINGUADO, que, resumidamente é esta:
Há milhares de centenas de anos, quando Deus criou os peixes,um dos mais lindos ,o Linguado, era um peixe bom, amável e trabalhador.
Quando conheceu NªSª, riu a mais não poder, do manto da Virgem Maria,por ser muito branco e comprido demais ,o que a fazia tropeçar seguidamente.
Os duendes, as bruxas, feiticeiras e gnomos, achando um desrespeito e uma afronta, arrancaram um olho do peixe e o colocaram perto do outro, de modo que ele ficou com os 2 olhos de um mesmo lado, e o outro, liso, sem nada .
Nª Sª ficou com pena e pediu aos Anjos para fazerem alguma coisa pelo pobre peixe,que não passava de um tolo.Então os Anjos fizeram a carne tão branca como o manto dela e lhe deram um sabor delicioso.As Fadas também tornaram-no um peixe nobre, e assim a Maria Santíssima ficou novamente alegre.( Do livro HISTóRIAS SEM DATA E AUTOR).

2 comentários:

  1. Pobre peixe!! Este que a moça tem nas mãos não tem só 50cm, né?

    ResponderExcluir
  2. HUM!!Deu água na boca,em ver esse peixe linguado...senti um sabor na minha língua.bj

    ResponderExcluir