quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

GRADES SÃO A SOLUÇÃO?

Em Santa Maria o comentário que se faz em relação ao trânsito, é de que, "está caótico".
Transitando de carro , ou como pedestre, lendo em jornais locais e ouvindo noticiário de TV, constato que essa realidade é constante:o caos.
Vestibulandos perderam a chance de concorrer a vagas na UFSM, por causa do trânsito...
Nos feriados , o grande movimento para a rodoviária, faz com que moradores das adjacências aguardem, cansativamente , uma oportunidade de poder sair das garagens das residências e dos condomínios.
No centro da cidade, o fluxo de carros e ônibus, nem sempre consegue seguir e avançar coordenado por sinaleiras, porque pedestres afoitos, atravessam as ruas, em locais sem faixas de segurança.
E fico me perguntando: o que está faltando para solucionar isto?
Então, hoje leio no jornal , que foram colocadas GRADES DE PROTEÇÃO , na rua Floriano Peixoto, entre a Venâncio Aires e Bozzano, para impedir a passagem de pedestres e dar mais rapidez ao tráfego de veículos.
Solução que achei adequada para o momento, mas acredito que outra mais importante ainda deve ter apoio: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PARA O TRÂNSITO, pois aí acreditarei na mudança real, necessária, que começa, no respeito aos direitos de motoristas e pedestres.
Esta medida, das grades, não contentará gregos e troianos, pois as opiniões a respeito divergem. No entanto, servirá com certeza , para direcionar à faixa de segurança, o pedestre. E o trânsito, nesse trecho , pelo menos, fluirá.
Quiçás servirá , no futuro, como fonte de novas pesquisas, e avaliação do trânsito em Santa Maria, na busca de novas e adequadas soluções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário