As eleições municipais acontecem a cada 4 anos , sendo a última em 2008.
Nessas eleições, são escolhidos os Prefeitos e Vice-Prefeitos, e também os membros da Câmara Legislativa, os Vereadores.
Para se eleger, o candidato precisa ter 51% dos votos, no mínimo, e em havendo menos, é feito um segundo turno.
Se pensarmos em quando o ser humano começou a votar, tem informações de historiadores que apresentam as primeiras situações, relacionadas aos celtas e hindus, e não aos greco-romanos , como outros apresentam.
Narrativas míticas celtas e hindus, falam que druidas e sacerdotes participavam da escolha de seus líderes políticos.
Em Atenas 5a.C , apenas 1/5 da população tinha direito de votar.
A idéia da urna para depositar os votos, foi dos romanos, do sec. IIa.C. Antes , o voto era proferido publicamente, mesmo podendo causar infortúnios na condução do processo eleitoral livre de qaulquer conchavo preexistente. Contudo, essa prática era recorrente entre os príncipes do Sacro-Império-Germânico, que decidia coletivamente o seu rei.
Até o sec XIX , voto como direito à maioria, era pouco difundido, mulheres e analfabetos não tinham direito de votar.
O Brasil avançou nesta questão, sôbre muitos países europeus, pois em 1932 ,o então presidente, Getúlio Vargas, permitiu o voto das mulheres.
A polêmica sôbre o voto dos analfabetos, teve importante significado para a cultura política contemporânea, e, este voto, veio em 1985, através de nova Constituição Federal.
Assim, somos todos eleitores no Brasil, a partir dos 18 anos , obrigatóriamente , e a partir dos 16 anos, é facultativo.
VAMOS VOTAR, CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE ELEGERMOS ,O MELHOR REPRESENTANTE POLÍTICO PARA REGER NOSSO MUNICÍPIO E O MELHOR LEGISLADOR.
Interessante.Difícil é saber qual o melhor, os escândalos sucessivos vem derrubando tudo e todos!
ResponderExcluirenfim, temos que votar e que Deus nos ilumine!
Aleluia, saíram as letrinhas!!!
ResponderExcluirObrigada!