domingo, 7 de outubro de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS/2012

As eleições  municipais acontecem a cada 4 anos , sendo a última em 2008.
Nessas eleições, são escolhidos os Prefeitos e Vice-Prefeitos, e também  os membros da Câmara Legislativa, os Vereadores.
Para  se eleger, o candidato precisa ter 51% dos votos, no mínimo, e em havendo menos, é feito um segundo turno.
Se pensarmos em quando o ser humano começou a votar, tem  informações de historiadores que apresentam as primeiras situações, relacionadas  aos celtas e hindus, e não aos  greco-romanos , como outros apresentam.
Narrativas míticas  celtas e hindus, falam que druidas e sacerdotes participavam da escolha de seus líderes políticos.
Em Atenas  5a.C , apenas 1/5 da população tinha direito de votar.
A idéia da urna para depositar os votos, foi dos romanos, do sec. IIa.C. Antes , o voto era proferido publicamente, mesmo podendo causar infortúnios na condução do processo eleitoral livre de qaulquer conchavo preexistente.  Contudo, essa prática era  recorrente entre os príncipes do Sacro-Império-Germânico, que decidia coletivamente  o seu rei.
Até o sec XIX , voto como direito à maioria, era pouco difundido, mulheres e analfabetos não tinham direito de votar.
O Brasil avançou nesta questão, sôbre muitos países  europeus, pois em 1932 ,o então presidente, Getúlio Vargas, permitiu o voto das mulheres.
A polêmica sôbre o voto dos analfabetos, teve  importante  significado para a cultura política contemporânea, e, este voto,  veio em 1985, através de nova Constituição Federal.
Assim, somos todos eleitores no Brasil, a partir dos 18 anos , obrigatóriamente , e a partir dos 16 anos, é facultativo.
VAMOS  VOTAR,  CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE ELEGERMOS ,O MELHOR  REPRESENTANTE POLÍTICO PARA REGER NOSSO MUNICÍPIO E  O MELHOR LEGISLADOR.

2 comentários:

  1. Interessante.Difícil é saber qual o melhor, os escândalos sucessivos vem derrubando tudo e todos!
    enfim, temos que votar e que Deus nos ilumine!

    ResponderExcluir
  2. Aleluia, saíram as letrinhas!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir