terça-feira, 25 de junho de 2013

AMIZADES E DECISÕES

Hoje acordei com vontade de escrever algo sôbre minha relação com os amigos e amigas.
Pois bem, porquê me senti estimulada a escrever sõbre  amizade?
Me fiz esta pergunta logo cedo, pois  no "Mais Você"  da Ana Maria Braga, está sendo apresentada uma situação entre duas amigas, e uma delas é  minha xará. Mas é a amiga  Ise , que  escrevendo para o Programa, pediu uma reforma  para  o apartamento da Lia, acreditando que está fazendo uma bela surprêsa para a amiga, que  perdeu a filha , (morte por doença),  e  está tendo dificuldade de superar a dor, pelas lembranças  no apartamento e pela dificuldade de ter desapego de alguns objetos da filha. E tem o filho, morando com ela, e já adulto, convivendo  em um  pequeno apartamento, sem muita privacidade.
Aí fiquei pensando: coragem da amiga de sugerir mudanças radicais , na  casa  da outra pessoa, mesmo sendo amiga.
Medo de estar interferindo  e não dar certo...de magoar, mas  tendo coragem de um novo desafio, acreditando no bem da amiga.
 Sentimentos que explodem ..
Dar tempo ao tempo, deixando poeiras serem retiradas, levando lembranças dolorosas...Sabe que no luto, o fator tempo , é individual, cada  um tem o seu.
Vislumbrar  à outra pessoa uma mudança, corajosamente interferindo em sua maneira  de viver, querendo  que consiga superar a dor.
Proporcionar à amiga, a transformação de sua dor, em possibilidade de conviver com uma doce e amorosa saudade da filha, sem se sentir invadida...
Possibilidade de viver e conviver com o filho , e as  lembranças da filha, numa boa, e de saber que é somente por  querer o bem  da amiga, que  Ise agiu assim.
Decidiu porque a relação de amizade é profunda, e permitiu esta "invasão". Assim foi apresentada a situação , pela minha ótica.
Tudo isso , me fez  vir  ao blog , escrever, e compartilhar com os  meus e minhas amigas.
Acredito que  existem momentos íntimos,   entre verdadeiros amigos, que possibilitam o conhecimento um do outro tão claramente, que a partir disso, a interferência,  a expressão do contraditório,  a possibilidade  de provocar, inicialmente,  até sentimentos dolorosos, pela confiança existente entre as pessoas,  que tem vinculos sadios de amizade,   isso é possível.
 E fiquei pensando, será que eu permitiria tamanha interferência  em minha vida? E,  quem são meus amigos  que permitiriam interferências assim em suas vidas?
E isto colocaria em risco a amizade? Ou a solidificaria ? Seria demonstração de verdadeira amizade, algo semelhante?
E tu  que estás lendo, tem resposta para esta situação?

9 comentários:

  1. lindo.

    quem é amigo de verdade, ouve.

    ResponderExcluir
  2. Lia adorei seu Blog,muito interessante e com um conteúdo super e inteligente. Gostei muito de te conhecer hoje no São Lucas. Você além de muito querida, é uma simpatia. Vou sempre dar uma passadinha por aqui para dar um oi. grande beijo e sucesso sempre em todos os seus projetos. ADRIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surprêsa agradável te ver aqui tão rapidinho. Adorei adriana, volte sempre.
      Obrigada e abraço carinhoso.

      Excluir
  3. Pelo teu relato, essa amizade é muito verdadeira. Não é muito comum nos dias de hoje gestos tão profundos de solidariedade. Direcionar sua vida visando o bem-estar de uma amiga é uma atitude admirável.

    ResponderExcluir
  4. Eu não faria isso Liège, a não ser que a amiga tivesse sinalizado vontade de reformas. Seria mesmo uma invasão. E se ela ainda não tivesse pronta para uma mudança? BjsssssAnge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ange , acredito que verdadeiras amigas sabem os momentos certos de intervir, né? Gostei de tua opinião. Obrigada. bj

      Excluir
  5. As vezes temos que dar uma cutucada nos amigos para ele não se perderem no tempo, a filha sempre estará no coração dessa mãe, pelo menois ela viverá com mais dignidade.
    Adorei conhecer seu cantinho.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga que bom ler teu comentário, expressando tua opinião. Obrigada volte sempre que quiser.
      abç

      Excluir
  6. que lindo este texto, bom mesmo foi te encontrar, nas linhas da web....Acredito que a amizade quando verdadeira e fiel, sabe certinho o momento de agir, e por mais difícil o luto, deve ser superado e não esquecido! A vida continua e de forma alguma perdida por fatos e situações de luto. Devemos nos lembrar que depois da tempestade, vem a calmaria.....e tocar nosso barco! grande beijo Lia, sempre uma pessoa centrada e conectada com teu tempo, te admiro muito, Deus te ilumine sempre!

    ResponderExcluir