segunda-feira, 17 de junho de 2013

ESTOU DE VOLTA

Como foi bom abrir meu blog e ver que muitos seguidores me acessaram, e postaram lindos comentários. Isto, me  estimulou a escrever logo cedo, para  trazer informação e para contar de minhas  vivências .
Pelas fotos , podem ver que andei em algum Arraial...Sim, no Arraial de  comemoração do aniversário de minha nora Viviane, neste último sábado. O tema que ela decidiu  trazer para  sua festa, foi um Arraial de São João. Entre  os quitutes, encontramos rapaduras, pé de moleque, bolo de fubá, mariolas, pipoca, cachorro-quente, branquinhos e brigadeiros; entre as bebidas, o famoso quentão ( bem apropapriado  para nosso friozinho) e chop de trigo ,e cçlaro para  os que não estavam afim de  álcool, os refrigerantes .
Gente, foi um Arraial de ficar na história!
Mas, aí resolvi  buscar  no Google, algo relacionado com esta data de FESTEJOS JUNINOS.
A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.

Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.

Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

Também há o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

Depois de viver a Sabedoria o homem se prepara para a próxima festa. 
A respeito dos quitutes e bebidas, vou postar em outro momento, para que não  fique cansativa a leitura e não deixe também da complementação , do que significam nessa festa. Aguardem...

 


2 comentários:

  1. BEM VINDA MARAVILHOSA AMIGA. ESPERO QUE TENHA TIDO UMA VIAGEM CHEIA DE SUCESSO E REALIZAÇÃO. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. A mesa ficou linda adoro essa maria mole de chocolate hummm, gostei do post e parabéns pelo blog que é lindo.

    ResponderExcluir