terça-feira, 16 de dezembro de 2014

VIAGEM DE TREM À MORRETES

  • A história da ferrovia

    A
    Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá guarda muitas histórias começando por sua construção. O projeto inicial ligaria o litoral Paranaense ao Paraguai, mas não deu certo. Em 1880 começou a construção que durou cinco anos. A obra foi um tanto quanto ousada, pois além de ser muito moderna se comparar com a falta de tecnologia da época, foi uma das primeiras a ser realizada sem mão de obra escrava.
    A estrada de ferro foi inaugurada em 1885, em Paranaguá, por D. Pedro II, com mais de 40 pontes e diversos túneis
    • Hoje as atividades da ferrovia se dividem entre o turismo e o transporte de cereais e minerais, uma vez que desemboca no importante Porto de Paranaguá.
    .
    Morretes

    A viagem pela Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá é, de fato, uma viagem no tempo. Depois de cruzar toda a serra do mar, a chegada em Morretes também surpreende, não só pela belíssima arquitetura colonial, mas também pelo calor. A cidade foi fundada em 1721 e a impressão que fica é a de que a cidade parou no tempo. Casarões bem conservados, ruas de pedra, muitas árvores e uma estrutura para receber turistas surpreendente.

    E mesmo com toda a paisagem e cultura local, Morretes é reconhecida pela gastronomia - para ser mais exato, por um prato em especial
    : o Barreado. O prato, de origem açoriana, é uma espécie de ensopado de carne, mas diferente dos convencionais, pois fica no cozimento por aproximadamente vinte horas. O prato é acompanhado por arroz, farinha de mandioca e banana.

    Morretes ainda guarda outras curiosidades. Rica na plantação de gengibre, lá você pode saborear um delicioso e tradicional
    sorvete de gengibre, além de provar a famosa cachaça de banana. A cidade também é um atrativo para quem gosta de passeios mais radicais, começando pelo rafting no Rio Marumbi, que divide a cidade. É possível também praticar montanhismo, trilhas com cachoeira e passeios de bike.

    Se for a Morretes de trem, não esqueça de levar uma mochila com uma troca de roupa leve, pois a mudança de clima entre Curitiba e Morretes pode ser um pouco brusca. Água, protetor solar e repelente são fundamentais. E junto com a disposição, a câmera fotográfica é obrigatória neste passeio.
     
8:30h da manhã, estávamos na Rodoferroviária de Curitiba O trem que percorre os cerca de 74 km do trajeto entre as duas cidades paranaenses começa tranquilamente, atravessando diversas cidades que cercam Curitiba. Por todo o percurso é possível ver muitas araucárias, árvore símbolo da região. A aventura começa na travessia do Túnel Roça Nova, o mais elevado da linha, a 955 metros acima do nível do mar, e com 457 metros de extensão.Entre os pontos altos estão a Represa de Cangaíba, as ruínas das antigas estações, os canyons, a cachoeira Véu da Noiva, o Pico do Marumbi e a ponte São João toda construída em aço, que nos dá a sensação de estar sobrevoando por um grande abismo.

A viagem leva aproximadamente três horas e meia. O trem faz a descida em velocidade reduzida, permitindo que os turistas consigam registrar tudo com detalhes. É possível fazer o caminho de volta com o trem, mas há também a opção de subir com as vans que de hora em hora levam os turistas de volta a Curitiba.
Nossa turma  foi de trem e voltou com nosso ônibus da excursão.
À beira do rio  com a exuberante vegetação, um muro estilo provençal...

No restaurante  onde saboreamos o Barreado e a Namoradeira  estava na janela...nos esperando para  fotografar...

Coreto na Praça da cidade.

4 comentários:

  1. Um passeio inesquecível esse e com essa turma que parece animada, melhor ainda! Lindas fotos e bom conhecer contigo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. O que mais gosto é o gosto pela vida que vocês possuem...viver com alegria faz bem
    a alma.Parabéns!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Lia, um passeio bem gostoso, hein??
    Estive por lá e gostei muitooo... Trouxe quadros que marcaram nossa aventura, mas fizemos o trajeto de carro... Provamos o "barreado"...

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Linda viagem para ver de trem Lia.
    Sou mineiro amante do trem e quando vejo uma estrada desta vem uma saudade das belas viagens nestes trens.
    Lindas imagens para nossos olhos na sua partilha com boas dicas de viagem.
    Gostei.
    Abraços.

    ResponderExcluir