quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PRESENTES

Minha amiga Miriam Ceratti ,com sua sensibilidade, me presenteou com o que aprecio muito  : livros.
Sempre digo quando  perguntam meu nome: -"Meu nome é Lia, mas eu continuo lendo"

E é por essas e outras, que  tenho recebido  livros  de amigas  queridas. Destes, em especial, o de poemas, me encantou. Estou lendo aos poucos, pois  poesias  a gente lê e fica pensando, pensando,não é mesmo?

 E o outro, por se tratar  de um livro cujo cenário é conhecido, pois veraneava  em Garopaba (Santa Catarina) , e conheço  também  Viamão, despertou a curiosidade  e estou gostando muito de lê-lo.
Para dar ideia  a vocês , do que se trata , coloquei um resumo de cada um, que retirei do Google. Quem já conhece pode até comentar se gostou . Agradeço.


 Poemas populares, poemas eruditos, poemas simples, poemas complexos. Escritos por homens e por mulheres. O autor oferece um panorama da poesia brasileira no último século, sob a óptica da contemporaneidade e da qualidade. Uma seleção consagrada ao prazer de ler Drummond, Bandeira, Gullar, Cabral, Vinícius de Moraes, Quintana, entre outros.

Neste quarto romance de Daniel Galera, um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não conhecemos) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores.
Sempre acompanhado por Beta, cadela do falecido pai, o professor esquadrinha as lacunas do pouco que lhe é revelado, a contragosto, pelos moradores mais antigos da cidade. Portador de uma condição neurológica congênita que o obriga a interagir com as outras pessoas de modo peculiar, o professor estabelece relações com alguns moradores: uma garçonete e seu filho pequeno, os alunos da natação, um budista histriônico, a secretária de uma agência turística de passeios. Aos poucos, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitam entender melhor a própria história. 
É também com lacunas e peças aparentemente díspares que Galera constrói sua narrativa. Dotado de um senso impecável de ritmo, ele alterna descrições ricas em sutileza e detalhamento com diálogos ágeis e de rara verossimilhança, que dão vida a um elenco de personagens inesquecíveis.
Barba ensopada de sangue resgata e leva às últimas consequências temas e conflitos das obras anteriores do autor, tais como: a construção da identidade e, nesse processo, as dificuldades que enfrentamos para entender e reconhecer os outros; a necessidade inconfessa de uma reparação talvez inviável; a busca pela unidade entre mente e corpo; o consolo afetivo que o contato com a natureza e os animais é capaz de nos proporcionar; os diversos tipos de violência que podem irromper em meio a uma existência domesticada.

5 comentários:

  1. oI, Lia, legal esta postagem...para mim que sou leitora fanática leitura é como se comesse um doce, outro ítem que também gosto muito.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Guaraciaba, é isso mesmo um doce gostoso e, dependendo do enredo, mais docinho ainda.
    Adorei tua visita.
    Bom findi e bjks

    ResponderExcluir
  3. Venho agradecer seu registo como seguidora em um dos meus blogues.
    Já fiz o mesmo no seu. Gostei do que li no seu, mas preciso de vir com mais
    tempo. Me pareceu uma pessoa franca e eu gosto disso.
    Voltarei.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  4. Oi Lia! Amei seu trocadilho: Lia que continua lendo! rs rs rs O primeiro livro eu não exitaria comprar, mas o segundo, pelo título sairia correndo de perto. Mas, lendo a sinopse vejo que deve ser muito interessante! Obrigada pelas dicas! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  5. O segundo livro eu compraria de olhos fechados,amiga!
    Ler é a melhor forma de transformar a sociedade!
    bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir