segunda-feira, 30 de março de 2015

BLOGAGEM COLETIVA


Hoje a palavra da BC da Chica é  AVIÃO.
 Tenho uma história  muito linda para lhes contar, associada à esta palavra.
 Um sobrinho,o  DAVI,  morou conosco  um tempo, para estudar na  UFSM, fazendo Curso de Metereologia; seu sonho, era  fazer Ciências Aeronáuticas, curso  da PUC em Porto Alegre.
E  foi numa decisão pessoal, com o apoio de seu pai , que ele  encarou a mudança, interrompendo seus estudos  na UFSM e indo para PUC . Enfrentou adversidades, saudades, mas foi  contratado  como PILOTO da empresa de aviação  AZUL , a maior malha  aérea da América do Sul e terceira força da aviação brasileira.
Assim, complemento  a definição da palavra  AVIÃO , ao tempo que  falo e posto, com maior orgulho, este  "guri',(com seus  vinte  e pouquinho, de idade,)  que mal se formou, foi  contratado pela Azul, para pilotar aviões , no território brasileiro... por enquanto...


Minhas frases  só poderiam expressar o que sentimos:

MOR ORGULHO SENTIMOS DE TI SOBRINHO QUERIDO!

MEDINHOS? TE DEIXAMOS NAS MÃOS DE DEUS !

MEDINHOS? CONFIAMOS EM TUA DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA!

Avião


Um avião ou aeroplano é qualquer aeronave que necessita de asas fixas para se sustentar no ar. Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação aérea. Essa definição de asa fixa também se aplica aos que possuem asas dobráveis pois estas também só geram sustentação ao se deslocar todo o veículo.
Duas características comuns a todos os aviões são a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentação da aeronave e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar voo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso.
A maioria dos aviões, portanto, necessita de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em corpos d'água (hidroaviões), outros são capazes de decolar e pousar tanto na água quanto em terra (aviões anfíbios) e alguns até mesmo sobre superfícies congeladas.
O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (sem levarmos em conta os foguetes e os ônibus espaciais). Aviões a jato comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades que giram em torno de 175 km/h ou mais em voo de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som (340 m/s = 1224 km/h)
Quer saber das demais bc clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com

3 comentários:

  1. Olá Lia.
    É mesmo um orgulho ter um sobrinho tão jovem que consegui concretizar o sonho da vida dele.
    Muitas felicidades e muito sucesso na carreira linda que escolheu.

    Feliz Páscoa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda,mas eu comentei em uma dia 3 de Abril.
    Vc ñ sabe o que aconteceu deve ser o blogger te pregando um primeiro de Abril atrasado.
    sim amiga temos que deixar nas mãos de Deus.
    Oi amiga,ñ sei se já te falei,mas são tantas casinhas que estou esquecida.
    Minha avó fez um mimo pra vc esta nesse link na salinha cesta de páscoa http://amigosnadasecretos.blogspot.com.br passa lá pra dá uma olhadinha. Sou neta da Célia do rabisco ta?

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! Tem mesmo que ter orgulho dele! Obrigadão ! Aqui com o filho ,numa folguinha passando! FELIZ PÁSCOA! bjs,chica

    ResponderExcluir