terça-feira, 24 de março de 2015

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Desde que cheguei na praia, em janeiro, às vezes ,via uma senhora, acompanhada de  três cachorros,  com sacolas de plástico, agachando-se e catando coisas.
Primeiro pensei que estivesse catando mariscos, ideia que  descartei,  quando a vi próxima das  dunas  e não do mar. Não poderia estar catando mariscos dessa forma, pois  lá se encontram somente alguns poucos  mariscos e  já há muito tempo  mortos, não servindo, portanto, como alimento.
Depois vi, que realmente, ela estava  catando lixo , e que seus  "acompanhantes caninos" a seguiam fielmente..
Lixo,  deixado pelos incautos e irresponsáveis que vem à praia e se esquecem que veranear  e estar em seu  lazer , também está atrelado ao cuidado com a praia e a  natureza como um ambiente a ser preservado..
E nesta época, a maioria dos veranistas   não está mais frequentando a praia, me chamou mais a atenção  a mesma  senhora ainda  catando os lixos.Não resisti e   me aproximei, afim de   conversar a respeito dessa sua atitude.
D. Elizete, como se chama, é moradora da praia há dois   anos e desde então  cata os lixos que os veranistas  insensíveis , deixam atirados na praia.
Às vezes, são mais de três sacolas que enche, e isso que ela delimitou o "seu território", numa  faixa de mais ou menos  dois  quilômetros, porque não consegue limpar toda praia. Mas ,  também, me disse ela, para que outros conscientizados,  limpem também.
Lembrei que no fim do ano passado juntei muitas tampas de  garrafas de  champagne e espumantes, como as tampinhas  de  garrafas  Pet. 
Realmente, se houvessem outros  "conscientizados" , a começar, pelos veranistas não deixarem seus lixos e, nem de seus animaizinhos, diminuiria  a coleta, ou até acabaria a necessidade de coletar tantos lixos no mundo todo.

Um belo exemplo de uma  anônima cidadã.






6 comentários:

  1. Oi Lia
    Parabéns a D.Elizete,exemplo a ser seguido.Conscientizar é o caminho.
    Bjs,boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Limpar o lixo que os outros deixam no chão ,exemplos que devem ser seguidos .

    ResponderExcluir
  3. Que bom que existam pessoas como ela!" valem muito! Pena que as pessoas ainda joguem lixo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lia a gente fica indignada com o acumulo de lixo nas praias e saber que foram deixados por aqueles que pensam e ou voltam, sem se preocupar como estará a praia na volta.
    Precisamos de Elizetes por ai e aqui.
    Povo limpo, praia limpa.

    Carinhoso abraço amiga.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, são estes bons exemplos que nos fazem ter fé na humanidade.
    Pena que para cada um que limpa há muitos a sujarem.

    beijinho com carinho

    ResponderExcluir
  6. Essa, faz a diferença!
    Virão mais, assim espero...

    ResponderExcluir