quinta-feira, 12 de março de 2015

PITANGAS

Pitanga
 

  1. pitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), dicotiledônea da família das mirtáceas. Tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha (a mais comum), laranja, amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.
Este fruto não é produzido comercialmente, pois, quando maduro, fica muito tenro e danifica-se facilmente com o transporte, apresentando grande fragilidade. Apesar disto, é apreciado no Brasil, por ser muito saboroso, além de ser rico em cálcio. Em sucos bem geladinhos, apreciei em 1985, no Recife , quando tomava muito na praia.  
Em inglês britânico e norte-americano, o fruto é também conhecido como "pitanga" ou então como brazilian cherrysurinam cherryou south cherry.

  1. Hoje  trouxe para  meu filho e nora,  umas pitangas  da praia, que ganhei. Não foram muitas, mas sei que apreciam  desde crianças, por isso   fiz questão de que as comessem.
Aproveitei  para saber um pouco mais  dessa saborosa frutinha , que conheço também desde criança , na  casa de meus avós paternos, na  Colônia. 
E Tu as conheces? Sabes algo mais? Posta aqui nos comentários, todos  vamos aprender. Obrigada.
Como ler uma caixa taxonómica
Frutos da pitangueira







5 comentários:

  1. A pitanga é muito popular e por aqui onde moro, basta ir para a rua para saboreá-las. Todos plantam um pé, na calçada, no quintal, cujos ramos saltam dos muros e a gente come! Gosto delas, mais que a acerola! Bacana seu post! Um abraço e lindo fds!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia
    Tenho aqui no meu quintal,este ano ficou tão carregada de frutos que os galhos caíram. Me deliciei com os sucos e ainda fiz licor.
    Bjs,tenha um final de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia,lembrei da residência em que eu morava onde havia um lindo pé de pitangas.
    bjs amiga e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lia...comi pitanga na infância ...na casa dos meus avós em Minas Gerais...engraçadinha e gostosa, muito tenra...ficou na lembrança
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Belas pitangas Lia e generosa pesquisa.
    Não sei muito delas alem do saborear e que percebo que elas são conhecidas em quase todo Brasil.
    Abraços com carinho

    ResponderExcluir