terça-feira, 10 de março de 2015

VOCÊ CONHECE O GENGIBRE?

Minha irmã Maristela  me perguntou ontem para que serve o Gengibre. Pensei que soubesse além de ser  ele um antiinflamatório  para garganta, e me dei conta  que  deveria saber mais. fui ao Google ...e ...tá  aí mana, aprenda mais como eu aprendi. E compartilho com os amigos blogueiros.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaGengibre
Zingiber officinale

7
gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, é Mangarataia
Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.
O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria desde a antiguidade, na culinária e na preparação de medicamentos.

História da difusão

O gengibre é conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. Em Portugal existe registro da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557).
A introdução do gengibre no Brasil é atribuída às invasões holandesas que ocorreram no século XVII.
No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito SantoSanta CatarinaParaná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.

Usos medicinais


Rizomas de gengibre.
 Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer (cancro) de intestino e ovário.
O hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.
No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir de óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. A medicina ayurvédica reconhece a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, indicadando‐a para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se há séculos que possua poder afrodisíaco. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea, é utilizado contra a disfunção erétil. O óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdômen, aquecendo o corpo e excitando os órgãos sexuais.
Graças ao seu alto poder bactericida, tem-se comprovado que o consumo desta planta em estado cru por cerca de 30 dias (pode-se moer e acrescentar adoçante, mel, etc.) elimina a bactéria Helicobacter pylori existente em casos de gastrite ou úlceras.2

Gastronomia

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas "beni shouga", feitas com os rizomas jovens, que são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha para fazer os tradicionais bonecos de gengibre para o Natal.

10 comentários:

  1. Sempre vale pesquisar e aprender, saber mais.Um dia pode nos servir! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Um excelente artigo Lia. Sempre é bom aprender cada vez mais. Obrigada pela partilha
    Beijos e um lindo dia

    ResponderExcluir
  3. Sou super fã do gengibre. Pico , bato no liquidificador, coloco em copinhos de café, congelo e vou acrescentando em sucos, chás e outras receitas. Eu planto também nos vasos! Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por aparecer. Gostei do outro Blog seu que
    passei a seguir. Fiquei interessado nos conhecimentos
    do gengibre ......
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lia por nos passar tantos conhecimentos e utilidades sobre o Gengibre.
    Bjs amiga e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lia , obrigada por compartilhar tantos benefícios no uso do gengibre.Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Aqui no seu cantinho todos os dias se aprende ,muitos beijinhos no coraçao.

    ResponderExcluir
  8. Adoro gengibre,
    sempre que posso tomo um suco de couve, gengibre e maçã!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  9. Legal sua pesquisa e partilha Lia.
    Por aqui se usa muito em varias situações, principalmente na culinária.
    Sucos ficam bem com gengibre.
    Ja curei inflamação de garganta com gargarejos usando gengibre.

    Grato amiga.
    Desejo que sua semana esteja fluindo belamente.
    Carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  10. Por acaso tenho colocado compressas de gengibre no ombro do meu marido e ele tem melhorado as dores reumáticas.

    beijinho com amizade

    ResponderExcluir