sábado, 27 de junho de 2015

BLOGAGEM COLETIVA

Hoje  na BC da CHICA  a palavra  é PIJAMA. Espero que  gostem de saber a história ,o significado e , depois a minha participação.
Pijamas são um tipo de roupa usado para dormir, usadas por pessoas que não querem dormir sem roupas ou apenas com a roupa de baixo. Pijamas são geralmente constituídos por um conjunto de duas peças de roupas, embora pijamas compostos de uma peça também existam. A palavra pijama vem do hindu pajama, que se originou do persa پايجامه . Significa "roupa para as pernas".

Origem

 Sabemos apenas que ao final do século XVI as pessoas de classe alta utilizavam várias roupas durante o dia, e não  havia essa idéia de ter roupas para sair e roupas para ficar em casa. Nessa época começam a ser usadas as camisolas, que iam do pescoço aos pés, eram de lã e tinha mangas compridas.
Dois séculos depois (século XVIII) surge o negliée, só para as mulheres, feita com tecidos mais sofisticados, como a seda. O negliée era roupa para ser usada a noite e para relaxar em casa. Os homens começaram a dividir suas camisolas em duas partes, camisa na parte de cima e uma calça larga na parte de baixo. Dessa maneira os pijamas foram ficando da forma como são hoje.

Referências a pijamas na cultura popular

Uma noite do pijama ou festa do pijama é uma festa em que uma ou mais pessoas são convidadas a passar a noite na casa de um anfitrião, geralmente após uma festa de aniversário ou outra ocasião especial. São noites de diversão, geralmente com jogos e brincadeiras.
Esse tipo de festa é bastante popular nos Estados Unidos e outros países americanos, principalmente entre os mais jovens. Uma das principais características desta festa é que ela é mais íntima, feita em casa, e com poucos convidados, geralmente de 4 a 6 amigas.
A festa tornou-se mais comum na década de 1990, após o sucesso da série Bananas in Pyjamas, conhecida como Bananas de Pijamas no Brasil
Porém, para  falar em PIJAMA, hoje  vou usar para  participar da BC da Chica, algo que me marcou muito, pela sensibilidade do autor.
O livro "O MENINO DO PIJAMA LISTRADO",   que li , há  algum tempo, e gostei muito , pois  lembrava de algumas   coisas de  minha infância, compartilhadas com meu irmão Paulo, ao ponto de ter comprado o livro para  lhe dar de presente.
Quem não o leu, recomendo. e coloco a sinopse do filme, que é lindo,

e minha frase:

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO ME MARCOU .

 .


Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
Queres ver as demais BCs clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com

19 comentários:

  1. Que linda e sempre esclarecedora participação! Adorei e tua frase certa, pois acho que esse livro marcou muito a quem o leu! Obrigadão! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Lia, muito boa sua postagem...aprendi coisas legais sobre o pijama....e vou ver se leio esse livro...bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Lia
    Muito boa a sua participação!!! Ler marca o nosso coração de alguma forma...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  4. Oi Lia! Adorei tudo! Primeiro o que é,origem e referências do pijama,perfeito!Segundo o livro "O menino de pijama listrado", estou com este livro aqui em casa pra ler,mas já vi o filme e confesso é emocionante,a chorona aqui não aguentou e chorou!Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Lia,aprendi um pouco mas com a sua postagem.
    Bela participação!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Belo momento como sempre querida amiga ,desejo-lhe um Domingo cheio de felicidade,beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme, muito triste, mas completamente reflexivo
    quanto a festa do pijama, nunca fui, deve ser muito divertido
    para crianças, adultos não sei!
    tão boas suas informações, adorei
    bj

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Lia,vc tbm lembrou do menino de pijama listrado assim como eu.
    O filme achei um pouco triste,ma uma verdadeira reflexão,são coisas que acontecem nos dias de hoje,mas de outra maneira.Só precisamos ficar atentos com as nossas crianças.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia!
    Como sempre muito ilucidativa a tua participação.Não vi o filme e nem li o livro ,mas parece ser muito bons.bom domingo .Bjs

    ResponderExcluir
  10. Lia, ótima participação! A frase bem lembrada e o livro é muito bom!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  11. Sempre com uma boa introdução em definições Lia.
    Uma lembrança este menino para sua frase perfeita.
    Um bom domingo de alegrias e paz para uma boa nova semana.
    Abraços.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  12. É mesmo uma linda história. Bonita e triste. Chorei muito quando vi o filme.
    Um abraço!

    Egléa
    jeitomineirobordados.com.br

    ResponderExcluir
  13. Lia, que capricho! Quantas informações e frase ótima! Continuação de ótimo domingo! Linda semana e meu abraço!

    ResponderExcluir
  14. Sua participação está perfeita, Lia querida
    Gostei das informações dadas.
    Linda semana para tí.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Lia! Gosto muito de filmes ou livros históricos. E o tema do nazismo sempre é um assunto que comove. Gostei da sua participação! Beijo e ótima semana! Renata

    ResponderExcluir
  16. Otimas as suas informacoes, Lia!
    Outro dia vi esse livro na livraria, li a sinopse e gostei, mas acabei comprando outro, que tbm me interessou. Vou atras desse livro.
    Bjs e uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  17. Um post completo, Lia! Eu não li o livro, mas vi algumas cenas do filme, apesar de não ter assistido inteiro, o que vi realmente marca! Ótima frase!

    Bjs e boa semana! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  18. Oi Lia! Que bela postagem.
    Conheci o filme pela indicação de uma professora que trabalhou comigo.Uma bela reflexão e mensagem nos traz.Recomendo a todos.
    Fique bem e feliz semana.

    ResponderExcluir