sexta-feira, 10 de julho de 2015

EXCURSÃO DA EA À SOLEDADE E AMETISTA

Amigos  não pude  fazer a blogagem  logo que chegamos de viagem por estar  acamada,  sem condições mesmo. Além disso, no meu notebook entrou um malware e acabou com minhas possibilidades de iniciar ante-ontem, quando já me sentia melhor. Assim, ocupo hoje o pc do marido, pois o meu foi pro conserto, e não quero deixar mais tempo sem contar  as boas vivências.

Vamos ao que interessa: a VIAGEM DE ESTUDOS  maravilhosa que fizemos às duas cidades conhecidas como grandes  produtoras de pedras preciosas.
Inicio , contando um pouco sobre as coisas  de Soledade.
Claro que vou falar que fizemos uma viagem maravilhosa proporcionada pela Empresa NanciTour, cujos proprietários Nancy (nossa atual colega) e Itaúba , se esmeraram  em que tudo desse certo.Obrigada .
Então, em Soledade  tivemos uma excelente  recepção por parte de funcionários  da Secretaria de Turismo, inicialmente a MARA MUNIZ, que  nos serviu de Guia (excelente  ) falando sobre o Município (vide resuminho abaixo -1) .Fomos conhecer o Museu , que  ADRIANA  E PABLO souberam nos descrever e explicar sobre as peças existentes. A surpresa veio com o a apresentação musical do Grupo da Música  , RENATO, EZEMAR E JOÃO CARLOS, do professor de Teatro RENAN, momento que  nos divertimos muito, assistindo e participando. 
A Igreja  de Nª Sª  DE SOLEDADE, visitamos em seguida e soubemos  porque tem este nome.(vide história abaixo-2). O almoço foi programado , na Pizzaria e  Restaurante GÊNOVA, de excelente  escolha.
A tarde, foi para conhecer, porquê  SOLEDADE é chamada  A CAPITAL DAS PEDRAS PRECIOSAS,  quando visitamos várias lojas e comprei um par de lindos brincos. 

1 - SOLEDADE possui uma área de 1.213,41 km², está localizada  no Planalto Médio sul-rio-grandense, no Alto da Serra do Botucaraí, a 726 metros acima do nível do mar. 
O parque industrial de Soledade é constituído, predominantemente, pelo setor de industrialização de pedras preciosas, exportando 95% de seus produtos para os Estados UnidosEuropa e Ásia. Conta também com indústrias do ramo da metalurgiaerva-matemadeiratrigo e desdobramento de mármores e granitos.
2 - A capela ficou pronta em 1837, conforme registros da Diocese de Santa Maria. Segundo a tradição, o local da capela teria sido escolhido em função de um acidente que pareceu mensagens do céu: ... Por volta de 1830 uns estancieiros, que pretendiam se estabelecer na zona, levando na carreta uma imagem de Nossa Senhora, ao passarem pelo topo de uma formosa colina, quebrou uma das rodas,   viram os bois parar e se negar a ir adiante. Repetido por diversas vezes o fato extraordinário, convenceram-se de que ali deviam deixar a referida imagem e, em breve, ergueram modesta capelinha, que foi chamada da Senhora da Soledade, e hoje  tem esta  Igreja.

Nas fotos vejam as belezas  de lá.

Lindo geodo já trabalhado e cuja peça foi cortada ao meio, para mostrar como é por dentro. Quanto mais escura for a pedra de ametista, mais valiosa será.

Conhecendo o Museu.
O grupo  sendo recepcionado  por Mara e demais  funcionários .









7 comentários:

  1. Que turminha animada essa e estar perto da energia dessas pedras é maravilhoso! Valeu,né? bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Chica tu não falhas querida. Obrigada. bjks

    ResponderExcluir
  3. Muito gratificante ler e ver os seus lindos momentos ,muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Que belo passeio, Lia! Espero que vc esteja melhor e que seu pc já esteja a todo vapor!

    Bjs e um ótimo final de semana! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  5. Olá Lia!!!
    Viajar sempre é bom demais, adorei as fotos!!!
    Espero que você esteja recuperada, estimas melhoras!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  6. OI, Lia, uma bela viagem agregando diversão e cultura...bem legal!
    um abraço

    ResponderExcluir
  7. Amiga Lia, muito bom teu relato sobre nossa viagem. Momentos inesquecíveis compartilhados com alegria! Abraços

    ResponderExcluir