quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

Os maus-tratos sutis causam dor, insegurança e baixa autoestima, por isso não devemos permiti-los. Proteste se houver algo que lhe faz mal, ainda que seu interlocutor se incomode. Se você não entender, precisa de empatia e da inteligência emocional necessária para estabelecer relações saudáveis.
Na hora de falar em maus-tratos, imediatamente pensamos no tipo de violência física ou psicológica que uma pessoa exerce sobre a sua vítima. No entanto, existem outros tipos de maus-tratos “sutis”, dos quais, em algumas ocasiões, não temos tanta consciência e que, aos poucos, acabam por nos destruir por dentro.
São ataques encobertos aos quais não costumamos reagir porque a agressão não é tão direta, ou pode até ser que a intenção não seja de causar dano. No entanto, por ser constante, eles vão destruindo nossa autoestima e a confiança que temos em nós mesmos. Cuidado, pois não estamos falando somente dos maus-tratos sutis que nosso companheiro ou companheira pode exercer; às vezes, até nossos próprios familiares podem praticá-los.
A seguir ensinaremos como reconhecê-los e como se defender deles.

Como se exercem os chamados “maus-tratos sutis”?

Para compreender a dimensão dos maus-tratos sutis, alguns exemplos que serão facilmente reconhecíveis. 
Pensemos em uma menina que, desde muito pequena, fizeram acreditar que é desastrada. Toda vez que algo caía das mãos dela, seus pais chamavam a sua atenção; quando ela quebrava algo sem querer, eles justificavam a situação falando de como ela sempre fora muito desastrada.
Na medida em que ela vai crescendo, seus pais usam essa forma desajeitada e avoada para justificar as provas nas quais ela não vai bem, e à sua incapacidade de fazer amigos. Seus pais a amam, não há dúvida disso, e claramente não a estão maltratando fisicamente. No entanto, ao longo de sua vida, eles a fizeram acreditar que é uma pessoa “incapaz e desajeitada”. São maus-tratos sutis criaram nela uma grande insegurança e uma baixa autoestima.
Outro exemplo. Temos um parceiro que costuma usar muito a ironia em seu dia a dia. São comuns os comentários brincalhões através dos quais ele tenta fazer os outros rirem, sem perceber que, com suas frases, está nos machucando. Ele nunca parece levar nada a sério, e ironiza qualquer coisa: o que você faz, como se veste, como se expressa. São pequenas coisas que ele pode fazer sem ter má intenção, mas no entanto lhe causam dor e, portanto, trata-se de uma situação de maus-tratos encobertos.
É importante saber que este tipo de comportamento é muito comum em nossa realidade, e que é muito difícil reagir diante deles, devido a tanta sutileza. São coisas pequenas que, ao se converterem em persistentes, acabam nos ferindo, até o ponto em que nos tornamos completamente indefesos. Temos que aprender a reconhecê-los.
Conquistemos  liberdade de uma  boa escolha  para conviver e conseguir viver em paz.
Nossa autoestima agradece.

10 comentários:

  1. Linda, profunda e sempre apropriada reflexão,Lia! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do texto que vi no Face e quis compartilhar aqui.Obrigada por me visitar.bj

      Excluir
  2. Uma bela chamada de atenção par um problema que muitas vezes não ligamos.
    Um abraço e bom fim de semana com muita paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco é um tema muito bom, pois em nosso cotidiano podemos nos defrontar com este tipo de violência. Ajuda sempre a ler coisas assim. Obrigada pela visita.
      bj

      Excluir
  3. Boa tarde, Lia.
    Creio que verbalizar que não estamos nos sentindo bem com certo tipo de
    palavras ou ações ajuda a evitar a repetição dessas agressões.
    Ótimo tema para ser comentado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celina é isto mesmo, pois quem sofre calado ,chega a ficar doente. bjk

      Excluir
  4. Boa noite querida amiga ,fez muito bem em partilhar ,só assim se alcança o objectivo deste momento de profunda reflexão ,pois infelizmente o ser humano é o pior ser que existe à face da terra ,consegue fazer tanto mal ao seu semelhante que infelizmente tantas vezes passa impune ,mas apenas lhe direi ,triste mesmo é aquele ser que sofre tantas vezes sozinho se isola num profundo silêncio ,esses sim acabam -se suicidando ,uma realidade triste e cruel ,muitos beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuel que belo comentário colocaste, ampliando a msg. As consequências são sempre negativas,quando não são trágicas também.Obrigada.
      bjk

      Excluir
  5. às vezes ficamos quietos para evitar desavenças pois nem sempre achamos que a pessoa entende esta agressão "sutil"...fica por isso mesmo.Mas, no momento em que passa a incomodar , de fato, é preciso que ela seja avisada do quanto nos incomoda para que tenha a oportunidade de refletir sobre.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Pois é Lia, uma boa partilha sempre bem vinda.
    Compreender e proceder é tudo nesta vida que se quer tranquila em relações.
    Parabéns pela generosidade.
    Meu carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir