Já aconteceu com vocês o que me aconteceu hoje?
Explico.
Estando na casa do filho e da nora, querendo me ocupar e ajudar, perguntei se havia roupas , principalmente , brancas, que iria deixá-las de quaro e depois lavá-las na máquina. Tendo várias peças coloridas e algumas somente brancas, as selecionei. Lavei as coloridas, enquanto esfregava e quarava as brancas.
Quando ficaram centrifugadas as coloridas, e já quaradas as brancas, coloquei, estas últimas, na máquina de lavar, satisfeita que conseguira deixá-las branquinhas, principalmente, a jaqueta de jeans branca, o vestido branco de minha nora e ainda minha bermuda jeans branca, além de outras, camisetas e panos de pratos alvejadinhos.
Enquanto estendia as coloridas, a água da máquina começou a entrar e misturar na roupa. Minutos depois, vi apavorada a cor da água entrando: marrom, literalmente, da cor marrom.
Corri a desligar a máquina e retirei as roupas, vendo horrorizada, que já estavam manchadas algumas, principalmente minha bermuda. Aí pensei : vou passar água da torneira, e dela saiu,inicialmente, água límpida, muito pouca, mas em seguida já estava marrom também.
E agora? O que fazer? Porquê isto estava acontecendo?
Liguei pro filho, que me informou que próximo à sua casa , estavam fazendo construções, e que, possivelmente , teriam atingido algum canos e feito esta contaminação.
Mas, e aí, como fico eu? Estava eufórica em poder deixar tudo alvinho, e acontecia isto? Com que cara, encarar a nora, pois eu havia dito que me desse todas roupas que quisesse alvejar...
A sorte foi , apesar de toda desgraça, sempre tem um momento ou algo que salva da desgraça total, não é? Fui ver a água nos chuveiros; não havia ainda água suja. Então, pude catar o suficiente para lavar, pelo menos, a jaqueta branca da nora , até que lá, também começou a jorrar a água marrom.
Assim, as demais roupas brancas, aguardam a lavagem completa, que concluo , terão que ser lavadas numa lavanderia , a continuar vertendo água suja...
Fiquei pensando: adianta ter água, mas não poder ser usada?
E pensei nas muitas famílias que podem estar nessa situação, por "ene" motivos.
Coclusão: pelo menos deu uma crônica, que resolvi compartilhar com vocês.