Desde que cheguei na praia, em janeiro, às vezes ,via uma senhora, acompanhada de três cachorros, com sacolas de plástico, agachando-se e catando coisas.
Primeiro pensei que estivesse catando mariscos, ideia que descartei, quando a vi próxima das dunas e não do mar. Não poderia estar catando mariscos dessa forma, pois lá se encontram somente alguns poucos mariscos e já há muito tempo mortos, não servindo, portanto, como alimento.
Depois vi, que realmente, ela estava catando lixo , e que seus "acompanhantes caninos" a seguiam fielmente..
Lixo, deixado pelos incautos e irresponsáveis que vem à praia e se esquecem que veranear e estar em seu lazer , também está atrelado ao cuidado com a praia e a natureza como um ambiente a ser preservado..
E nesta época, a maioria dos veranistas não está mais frequentando a praia, me chamou mais a atenção a mesma senhora ainda catando os lixos.Não resisti e me aproximei, afim de conversar a respeito dessa sua atitude.
D. Elizete, como se chama, é moradora da praia há dois anos e desde então cata os lixos que os veranistas insensíveis , deixam atirados na praia.
Às vezes, são mais de três sacolas que enche, e isso que ela delimitou o "seu território", numa faixa de mais ou menos dois quilômetros, porque não consegue limpar toda praia. Mas , também, me disse ela, para que outros conscientizados, limpem também.
Lembrei que no fim do ano passado juntei muitas tampas de garrafas de champagne e espumantes, como as tampinhas de garrafas Pet.
Realmente, se houvessem outros "conscientizados" , a começar, pelos veranistas não deixarem seus lixos e, nem de seus animaizinhos, diminuiria a coleta, ou até acabaria a necessidade de coletar tantos lixos no mundo todo.
Um belo exemplo de uma anônima cidadã.
Oi Lia
ResponderExcluirParabéns a D.Elizete,exemplo a ser seguido.Conscientizar é o caminho.
Bjs,boa noite.
Limpar o lixo que os outros deixam no chão ,exemplos que devem ser seguidos .
ResponderExcluirQue bom que existam pessoas como ela!" valem muito! Pena que as pessoas ainda joguem lixo! bjs, chica
ResponderExcluirPois é Lia a gente fica indignada com o acumulo de lixo nas praias e saber que foram deixados por aqueles que pensam e ou voltam, sem se preocupar como estará a praia na volta.
ResponderExcluirPrecisamos de Elizetes por ai e aqui.
Povo limpo, praia limpa.
Carinhoso abraço amiga.
Bjs de paz.
Amiga, são estes bons exemplos que nos fazem ter fé na humanidade.
ResponderExcluirPena que para cada um que limpa há muitos a sujarem.
beijinho com carinho
Fê
Essa, faz a diferença!
ResponderExcluirVirão mais, assim espero...