domingo, 8 de agosto de 2010

FLORENÇA OU FIRENZE

Florença,a capital da região Toscana, é o berço do renascimento italiano e é das cidades mais belas do mundo.
Visitá-la, é conhecer a realidade dos sonhos de muitos artistas que lá viveram: Dante ,Michelangelo, Leonardo da Vinci, Bronzini, Brunelleschi...É acompanhar a trajetória da familia Médici e da familia Pitti, sua rival...
É percorrer um museu ao ar livre o tempo todo!!!
É sair de lá com a sensação de que se tem que voltar, pelo muito que ainda não se viu...
Os símbolos da cidade são: o Duomo , ou seja a Catedral , a Campanile e o Battistero, criações de Brunelleschi. Todos de mármore verde, rosa e branco, a Catedral tb é a 4ª maior do mundo em tamanho, e nenhuma construção a supera em altura.Chama-se Catedrale di Santa Maria de Fiore, o simbolo é a flor de íris vermelho num campo branco. Duomo não tem o mesmo significado latino, tem Bispo com chapéu verde e que mora no prédio e tem brasão.
Campanile é a Torre de Giotto, fica ao lado da igreja.
Batistério é o prédio menor, estilo romano toscano, fica a esquerda do Duomo.O que chama a atenção são as portas de bronze de Ghiberti(aluno de Michelangelo) de 1424 e chamam-se Portas do Paraíso.
É interessante saber que os pagãos não podiam entrar nas igrejas nem para serem batizados,daí a necessidade de serem construídos prédios próprios com essa finalidade:o Batistério.










Florença tem muitas igrejas e muitos museus, (contei no mapa local, 26 museus).A Igreja de Santa Maria Novella também é famosa e atrás dela está a Piazza della Stazione ,estação de trem.
O Arco Redondo é uma construção própria do peródo do Renascimento, assim como a Igreja de São Lourenço e a cor de suas pedras eram amarela,significava forte, e cinzenta era serenidade.
Durante o séc.XV , governavam os Medici(banqueiros) e foram eles que tornaram a cidade o que é hoje, Berço do Rensacimemnto.



4 comentários:

  1. Apenas um deslize na última frase: ...o que é hoje considerada o berço do Renascimento.
    Desculpem a nossa falha...

    ResponderExcluir
  2. A descrição e as fotos estão perfeitas, estamos viajando contigo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Avani, viajamos contigo. Maravilha tu és como fotógrafa e detalhista ao descrever as belezas do lugar. Cada vez que venho no PC viajo um pouquinho.

    ResponderExcluir