O filme " A PARTIDA", sob a direção de Yogiro Takita, ganhador do Oscar em 2009, aborda o tema da morte e da dignidade com que os vivos devem tratar o cadáver.
Aí, estou a refletir, o que representa o dia de hoje, FINADOS.
Sabemos que desde o século 1º os cristãos rezavam pelos mortos e os visitavam uma vez ao ano, sem data definida.No séc.XIII , passou a ser instituido o 2 de novembro, como o dia de rezar pelos mortos que não são lembrados na oração , pois o dia 1º de novembro era e é, dedicado a Todos os Santos, isto é os que morreram em estado de graça.
E posto isso, comecei a refletir sobre o significado da morte, que vem a ser um evento , presente em nossa vida.Para uns chega mais cedo, para outros dentro do ciclo da vida, para uns chega naturalemente, para outros bruscamente.
E aí vem a pergunta : Porquê a tememos, ou porquê a queremos evitar?
A vida é para ser bem vivida, e fazemos esforço para lutar por ela , se for necessário, mesmo com grande espiritualidade, temos alguns temores, em algum momento.
O que vem depois da morte, é definitivo, desconhecido, e as crenças são de foro íntimo , que nos dão explicações e ou conforto.
A dor é inevitável em nossa cultura, pois a alma está em dificuldade de compreender e aceitar a ausência de quem amamos.
Não se pranteia quem não se amou, assim como não se ama a quem não se conheceu.
Por isso, a forma de encarar a morte , é ter presente que a vida tem finitude.
É entender que somente conhecendo, valorizando, entendendo a vida, podemos amar.Que podemos amar e re-amar, pois cada vez que terminamos algo, (morte), haverá um re-começo(vida).
Vida x Morte , requerem realizações.
Oremos pelos mortos, especialmente , no dia de hoje , e sempre que quisermos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário