terça-feira, 2 de outubro de 2012

TÉCNICA DO RISO NA AULA DE PORTUGUÊS

A colega Sonia Tolfo é uma aluna muito atenta ao que acontece  na Escola para Adulto, e não tendo vivenciado esta técnica que está registrada  em fotos, sugeriu , que fosse dada uma explicação, para ser entendidas as cenas clicadas.
Pois bem, a Professora Rogéria dos Santos, que nos dá aulas de Português, trouxe  a TÉCNICA DO RISO, para  vivenciarmos na EA.
Solicitou que nos levantássemos  e colocássemos nossas mãos no abdomem, mais precisamente " na boca do estômago", e começássemos a nos inclinar para frente, e tentássemos rir. Incrível, mas quando alguns começaram a esboçar os primeiros risos, aos poucos  o som aumentou, e  quando nos demos conta  , gargalhávamos...
Foi isso que aconteceu , nesta segunda-feira, em aula.
Mas gostaria de falar um pouquinho dessa técnica.
Não se sabe  quando precisamente, mas em 1945, o Mestre Meishu Sana, trouxe do Japão a ideia  de fundar a Sociedade do Riso, na qual  as pessoas  deveriam contar histórias engraçadas, levando todos ao riso.Outras pessoas  foram criando novas situações...novas técnicas.
Daí que é bom relembrar, que atitudes são a mera cristalização do que percebemos, sentimos e pensamos.
Buda apregoava que o sorriso começaria na  Alma,(anima),  e  a forma de se apresentar no corpo físico, seria  através dos olhos, que ao brilharem, iluminavam todo corpo também.Quem está desanimado , não tem brilho no olhar, não é mesmo?
A emoção é energia que ao se manifestar no físico, pode  vir em forma de gritos, choros, risos, danças , ou... doença.
Então ao usar esta técnica, o intuito é melhorar o bom humor, é trazer atitudes positivas, motivação, criatividade, prevenindo, inclusive , doenças.
 Com o fim de dar equilibrio ao corpo físico,  sutilmente , resgatamos o otimismo, o bom astral, bom humor, nos sentindo melhor integrados ao grupo de convívio.
A professora Rogéria ao nos proporcionar vivenciar esta técnica, nos fez aflorar nossa criança interna, nos fez  vermos  que  é possível termos momentos  de compartilhar de uma grande gargalhada para a vida que temos na Escola para Adultos.
É isso ...
Uma boa semana com muito riso!

2 comentários:

  1. Tá excplicado!
    Quase não consegui comentar, tira estas letrinhas, por favor!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa técnica, mas a pose de alguns colegas, principalmente o Luís estão demais kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir