quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RETOMANDO SOBRE MINHA VIAGEM À MINAS GERAIS

SÃO JOÃO DEL REI


Hoje fiquei com vontade de postar em meu blog, por quatro razões: 1ª - Faz tempo que não posto ;
2ª - quero atualizar e começar a  descrever minha viagem à Minas Gerais; 3ª - já fazem 30 dias da morte de minha mãe Nahir, (5/8/2013), já estou mais serena,  e a 4ª.  esta sim,  que foi uma das principais causas de não estar aqui, nesses últimos dias, a vinda do filho para casa , em férias.
Diante  disso, quero compartilhar apenas algumas coisas que achei interessantes  postar , a respeito da primeira  cidade  que visitamos  em MG: SÃO JOÃO DEL REI, a cidade que hoje abriga os restos mortais de Tancredo Neves, bastante  visitado.
Devido à busca de ouro e pedras preciosas, nos idos 1700, os garimpeiros e aventureiros, acabavam formando povoados  , que se transformavam em Arraiais e, após um tempo, viravam cidades.
O córrego Lenheiro, que corta a cidade de São João del Rei (foto ),  foi palco de muitas guerras  entre bandeirantes e  capitães-do-mato, e suas  águas se turvavam em matizes  vermelhos.
 Dois nomes estão relacionados com a fundação da cidade de São João del Rei e Tiradentes: do paulista  Tomé Portes de Rei, fundando  o Arraial Velho (1702) , e  Antônio Garcia da Cunha , genro de Tomé Portes  de Rei, fundando o arraial que deu origem à cidade de São João del Rei.
Com o crescimento do Arraial, mais pessoas  chegavam na esperança do enriquecimento fácil. A Igreja católica, aproveitando isso, começou a criar paróquias e edificar capelas e igrejas.
A  Basílica e Catedral de Nª Sª do Pilar, teve seu início na Capela do Pilar, é a mais antiga, mas não  a mais famosa.
 A Igreja de São Francisco, é considerada a mais rica e famosa, por sua decoração e objetos de arte cobertos de ouro, feitas por Aleijadinho. Suas paredes de 2,5m de espessura, chamam a atenção, e sua arquitetura barroca se destaca.

  Por hoje é isso amigos, percebo que ainda não estou muito bem na blogagem...mas me aguardem , postarei sobre as demais cidades que  visitei. Um abraço.






4 comentários:

  1. Boas lembranças! Deve ter sido uma viagem muito rica!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Lugares lindos de viver amiga Lia.
    Conheço poucos lugares da linda Minas Gerais.
    Adorei as fotos.

    bjs e obrigada da sua visita
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. http://generation-sonhos.blogspot.com.br/
    leia por favor! Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não passas por aqui, mesmo.
    Deixo um convite para responderes a uma tag sobre os teus 10 casais preferidos da ficção. As regras são: lincar quem te convidou, postar o banner do casal ( lá no mattiva), indicar 5 blogs para responder. Não te sintaas na obrigação.
    Grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir