sábado, 5 de outubro de 2013

25 ANOS DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Hoje fazem 25 anos que foi promulgada a CONSTITUIÇÃO FEDERAL , principal lei do país. Em 5 de outubro de 1988,  recebeu o nome de Constituição Cidadã, por trazer avanços  significativos para o Brasil.
Dentre os avanços, está o restabelecimento da democracia, quando o povo pode eleger seu Presidente da República, em eleição direta. Também assegura  as liberdades individuais (nem sempre respeitadas nos dias de hoje...), reforça o poder do Estado sobre a economia , mas inibe a livre iniciativa econômica.
 Foram, também, muitas as conquistas para a sociedade brasileira, reforçando  a igualdade entre os brasileiros, a liberdade de escolha da religião, a livre expressão, mas por ser laica, ainda  existem questões  polêmicas que não mudaram. Exemplo  o aborto.
Como a modernidade avança, também esta lei teve que ser adaptada , e por isso  ( e outras razões que desconhecemos...) ,foi modificada 80 vezes , com as famosas Propostas de Emendas à Constituição (PECs),  da Câmara de Deputados e do Senado .
Mesmo assim, entendo que somente a lei máxima não é capaz de mudar o comportamento dos brasileiros, haja vista que , mesmo com todas emendas, nelas vimos algumas situações que não seriam as mais adequadas...
Sinceramente, na minha opinião, precisamos  ter mais  políticos imbuídos do espírito de amor à Pátria, de altruísmo, de vontade de fazer as mudanças acontecerem  para todos.
Nosso país merece  boas mudanças.
E tu o que pensas?

Um comentário:

  1. Não penso, procuro os políticos que poderiam fazer a diferença. Sabes onde estão, quem são eles?
    Sonia

    ResponderExcluir