sábado, 14 de fevereiro de 2015

CARNAVAL

E o sábado começou com chuvinha mansa...Vai longe... e por isso nada de praia, e sim de blog. E  pensei em buscar significados do Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre..
Emblem-scales.svg



Nome oficialEntrudos
TipoCristão
Seguido porMundial
Ano de 20144 de Março
Ano de 201517 de Fevereiro
Ano de 20169 de Fevereiro
ObservaçõesPeríodo festivo convidativo a bailes, desfiles carnavalescos, e adoção de trajes e personalidades diferentes do habitual.
Carnaval é uma festa que é marcada pelo "adeus a carne" que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica . Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.
Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. antes da Quaresma.
É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceSanta Cruz de TenerifeNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque.
Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade doRecife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

13 comentários:

  1. Boa chuvinha, bom descanso , leituras e quando abrir o sol, banhos de mar! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Chica querida, Deus te ouça, hoje farei tudo isso e ainda vou ser a cozinheira ...rs...Abraço carinhoso amiga.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Lia.
    Gostei muito de ler um pouco sobre carnaval, um feliz feriado, carnaval amiga, acabo de resolver vou aproveitar essa linda festa que eu amo tanto, mas com os devidos cuidados rsrs.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirtes é isso aí.
      Fui te visitar tb deixei recadinho.
      Abraços praianos e carnavalescos.

      Excluir
  4. Oi Lia
    Como eu queria uma chuvinha aqui... Com certeza o feriado seria mais agradável
    Aproveite o seu querida e quando ela der uma trégua... praia!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracita vou fazer um pensamento positivo para que chegue chuva aí onde precisa.
      Abraço praiano e carnavalesco.

      Excluir
  5. Oi Lia! Esse é o sentido de "festa da carne", dias de abundância de carne para entrar no jejum da Quaresma e só se comia carne novamente no Domingo de Páscoa. De repente, o "festa da carne" passou a ser entendido como mulheres nuas, sexo à vontade, sem regras, liberou geral! E aí é o que se vê... Uma pena... eu, criança, no início dos anos 60 ainda tive oportunidade de ir na Av. Rio Branco, no centro do Rio, ver os desfiles de carros enfeitados, jogava confete e serpentina em outras crianças... Saudades... Aqui, nada de chuva! Troveja, o céu fica cinza, a gente se enche de esperança e... nem um pingo! Boa chuva pra vocês! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  6. Oi Tetê é isso aí, hoje os valores nas brincadeiras mudaram muito, e em geral , não somente no carnaval. Que bom que vivemos outras épocas e muito lindas.
    Abraços praianos e vou mentalizar para a chuvaa cair aí.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucia como vai vc?
    Passando para avisar que respondi uma tag e indiquei o seu blog para responder tbm. Mas fique a vontade em aceitar ou ñ.
    Bjsss bom carnaval pra nós!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom histórico desta festa.
    É claro que há em mim um saudosismo dos velhos carnavais.
    Hoje com o axé invadindo a maioria dos carnavais para mim perdeu muito.
    Há violência pela baixa da censura e há risco na festa.
    Um bom fim de semana e feriadão amiga.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Lia!
    Aqui agora a noite está caindo uma chuvinha gostosa.
    Ficou um clima bem agradável.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  10. Bom saber de tudo isso! Bom carnaval, divirta-se com chuva ou com sol a ordem é cair na folia!!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir