sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

QUARESMA

Quaresma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Luta entre o Carnaval e a Quaresma(1559) — Pieter Bruegel (1564-1638) —Kunsthistorisches MuseumViena
Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica1 , a Ortodoxa2 3 , a Anglicana4 , a Luterana5 .
A expressão Quaresma é originária do latimquadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal6 .
Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.
Esta preparação é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificaçõescaridade e orações.
A separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições folclóricas, algumas oriundas de ritos anteriores ao Cristianismo referentes ao pouso do inverno e do posterior renascimento primaveril da terra, no hemisfério norte

4 comentários:

  1. Que todos tenhamos uma linda quaresma! bjs, lindo fds! chica ( O vamos brincar com a chica voltou hoje!!) Lá no sementes diárias! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tempo de intensificar reflexão,perdão,caridade...
    Bjs,bom final de semana Lia.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lia...tempo de quaresma, uma antiga tradição de purificação...interessante se bem compreendida.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lia, ainda me lembro da Quaresma da minha infância, com uma presença maciça nas programações da igreja, bem como obediência aos mandamentos e ritos como os jejuns e abstinência da carne nas quartas e sextas-feiras.
    Perdemos muito com o tempo e hoje a Quaresma mais se adequa à Campanha da Fraternidade que acho bom também para acordar nas pessoas este sentimento.
    Muito boa sua pesquisa e partilha como sempre.
    Grato.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir