terça-feira, 14 de julho de 2015

Cont. VIAGEM DE ESTUDOS DA EA

Hoje vou postar sobre a outra cidade na qual fizemos nossa Viagem de Estudos da EA: Ametista do Sul .

É um município do Rio Grande  do Sul e possui uma área de 75,968 km² e sua população estimada em 2014, era de 7.565 habitantesFoi emancipado em 20 de março de 1992, tem como Padroeiro São Gabriel.

"Surgida há mais de cinquenta anos, a mineração no Médio e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul teve seu início por acaso, quando caçadores e agricultores pioneiros que habitavam a região nos anos de 1930 encontraram as primeiras pedras sob raízes de árvores, córregos e áreas lavradas.

Com o término da Segunda Guerra Mundial, devido ao grande valor comercial das pedras, o interesse pela exploração aumentou. Nesta época surgiram os primeiros garimpeiros, que faziam as escavações em forma de poço com uma abertura lateral chamada de carregador, o que era facilitado devido à topografia acidentada".(Wikipédia)
O ano de 1972 foi o auge da produção e o garimpo, que era ao ar livre, passou a ser feito sob a forma de galerias que atualmente chegam a atingir a extensão de aproximadamente 800m, contando com  1200 mil garimpeiros. 75% do movimento  econômico vem do setor extrativista. 
Faz parte da Microrregião de Frederico Westphalen, estando  suas  jazidas  em altitude em relação ao mar,  em torno de 380 a 400 metros .A cidade  está em cima dessas minas todas, que hoje, brincando, poderíamos dizer, estão como um queijo suiço . A pergunta é:  Até quando aguentarão os pesos  da superfície? 
O município hoje conta também com um projeto de vitivinicultura que iniciou-se em 1997 com 8 agricultores e 4 hectares e atualmente possui mais de 50 agricultores integrados e um aumento de 150 hectares plantados. Acredita-se ser esta uma fonte de renda que irá acelerar ainda mais o crescimento do município uma vez que inicia-se a produção de vinho.Visitamos a Vinícula Ametista,
onde  degustamos os  vinhos  que são  colocados em galerias  do sub-solo, para serem diferenciados  quanto ao paladar.
Degustação e compra de vinhos, pelo nosso grupo.
No início a atividade garimpeira era feita em condições precárias. Hoje em dia todos trabalham com os equipamentos necessários à sua segurança e indispensáveis para a preservação de sua saúde, como capacetes, óculos, tampões para os ouvidos, botas, máscaras e ventiladores para renovação do ar dentro das galerias ("furnas").
Atualmente há em torno de 1 200 garimpeiros
Ametista do Sul disponibiliza alguns serviços para melhor atender aos turistas, tais como restaurantes, entre  eles o Macaã, e o Hotel das Pedras, onde  estivemos.
O grupo na rampa de entrada  do Hotel.
A colega Sonia Witt e eu, clicadas na Recepção do  Hotel das Pedras.
Pensando nos aspectos esotéricos e de crentes na energia positiva dos cristais, foi construída na praça central uma pirâmide cujo interior é revestido com ametista.


A Igreja Matriz da cidade é toda revestida de ametista, com alguns cristais de calcita, citrino e quartzo hialino, em torno de  40 mil toneladas de pedras. É única no mundo.
As empresas onde as pedras são beneficiadas recebendo acabamento necessário para serem comercializadas, também são ponto de visitação.
O ponto turístico mais visitado é o Ametista Parque Museu
único e diferenciado, com um acervo, com mais de 1.500 exemplares de pedras preciosas e o maior geodo já encontrado no mundo, pesando mais  2 500 kg.
Sem sair do museu, o visitante, entra no subsolo podendo então, ver exatamente como são os incontáveis garimpos de extração de ametistas daquela região. É um passeio inesquecível por mais de 200 metros de galerias que se ramificam, formando um labirinto em cujas paredes reluzem os cristais no exato local em que se formaram, durante um evento vulcânico ocorrido há l40 milhões de anos.
Dessas galerias, o visitante sai por outro caminho que o leva à loja do museu, onde pode comprar pedras preciosas, joiasCD card, DVD com algumas imagens e outros produtos artesanais. Uma passarela leva o visitante até a um mirante, de onde se tem uma ampla visão de um belo vale verde.
O município de Ametista do Sul é o principal produtor de ametista de uma região que inclui outros sete municípios e que é a maior área de extração desta pedra preciosa do mundo, tanto em extensão quanto em volume.
Acho que este relato despertou  o interesse  em conhecer o local. Vale a pena, eu já fui, mais de uma vez, e sempre gostei de voltar...

9 comentários:

  1. Que lindo, interessante e deve ter , além de tudo isso, sido muito divertido! Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Lia,

    Fiquei encantada com seu passeio!
    O nome da cidade já é bem sugestivo, não é?
    Menina, e esse centro esot´rico? Fantástico!
    A igreja matriz, o maior geodo, as galerias, ouxa, fantástico!
    Quando estive em Foz do Iguaçu, visite o shopping das pedras e gostei muito.
    Amo ametista! Obrigada por compartilhar!

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida que bom que te encantaste, venha conhecer tb. bjks

      Excluir
  3. Boa tarde Lia, muito interessante esse passeio da turma;))!
    Deduzo que frequenta o que aqui chamamos de Universidade sénior, será?
    As vossas actividades são bem instrutivas e tudo nessa cidade é maravilhoso e valioso!
    Adorei ver as fotos! Magníficas!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um Projeto de Extensão do Curso de Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria- FAMES. Fundado há 18 anos, proporciona conhecimento a pessoas acima de 45 anos, sem limite de idade. Tem finalidade de congregar as pessoas tb para compartilharem a convivência entre si, e tb com as demais idades dos alunos que frequentam desde a ré-escolaridade à Faculdade. Não temos notas, nem qualquer avaliação, pois não há a passagem para outros semestres. Apenas a cada 3 semestres há troca de novos conteúdos , pois as disciplinas podem mudar, assim como os professores , e nossos interesses.
      Frequento há 15 anos e , gosto demais de ser aluna.

      Excluir
  4. Ótimo passeio, Lia, e gostei de saber mais de você através da resposta que deu a Ailime!
    Fotos bonitas e, certamente, tem sido um aprendizado valioso através desses estudos/projeto.
    Gostei de revê-la no Ciranda de Frases... Obrigada!
    Muita paz, saúde e alegrias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia...
      Vim ver a sua participação na Brincadeira da Chica e não encontrei!?
      Talvez ainda vá preparar... Volto depois...
      O meu abraço...

      Excluir
  5. Um projeto lindo Lia que voce sempre partilha conosco.
    Que passeio estudo lindo.
    Belas imagens e dá para imaginar a emoção.
    Gostei Lia. Saudades de voce.
    Carinhoso abraço amiga.
    Bju de paz.

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo querida amiga ,beijinhos muitas felicidades

    ResponderExcluir