sexta-feira, 9 de outubro de 2015

E  Chica nos desafia nos  sábados , com novas  palavras. Dessa vez , a escolhida foi  INFÂNCIA.
|Como vou viajar, não levarei o notebook, posto hoje, na sexta-feira, contando com a Chica para levar meu link para o seu blog. Obrigada , desde já amiga.


infância é o período que vai desde o nascimento  ao décimo-segundo ano de vida de uma pessoa.Pelo Estatuto da Criança (ECA) , a denominação de criança  é para o mesmo período de vida. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.
.
Eu  tive uma infância de grande aprendizado, pois vivenciei várias situações  com sentimentos antagônicos: alegria x tristeza, segurança x insegurança, coragem x medos de enfrentamento...
 Fui a segunda filha  que  nasceu, apenas  com 2kg e que requereu muitos cuidados, pois  como diziam , eu sofria de Míngua, chorava muito  e não crescia, até me darem leite de cabra, quando então, após os 9 meses , embalei no crescimento e desenvolvimento  sadio. 



Fiquei a mais velha, viva, pois minha irmã primogênita  faleceu com 1 aninho, e, depois mais duas irmãzinhas  faleceram logo depois de mim. Lembro,  quando eu tinha 3 aninhos,  de um caixãozinho azul, de uma menininha de lindos cachinhos loiros, vestido branco  de anjinho, Helena, rodeada de lírios brancos, imagem que tenho até hoje e que  me provoca  tristeza e saudade. Aprendizado, bem cedo, da morte de ente querido, que se somou , aos 8 anos, com a perda de mamãe.

Em compensação, fui muito amada e paparicada  por ser  então, a  neta, filha e irmã mais velha, recebendo, em primeira mão, muito carinho e amor,  mas também sendo exigida  de muita coisa, como modelo a ser copiada.


Minha infância teve escola bem cedo,com coral e teatros, formatura de Jardim da Infância, muitos amigos, muita festa, muita brincadeira, muitos  presentes  inéditos.

Lembro de minhas  bonecas, sentadas em cima de uma cômoda, na casa de minha avó materna, (quando mamãe morreu, fomos morar  2 anos lá), todas  vestidas iguais, pois  minha vovó contratava uma costureira para fazer nossas roupas , e dos retalhos,  se faziam os  vestidos de nossas bonecas. Mas, o interessante, era que  tinha o mesmo costume das pessoas: a  roupa de domingo, e da semana. Trocava as das bonecas , no sábado,  quando brincava de casinha  com as amigas.
A 1ª bicicleta feminina na cidade (aquela sem cano alto), eu ganhei, aos 10 anos, pois meu tio-padrinho, era dono do Bazar Leão, e as novidades eram , de preferência para seus filhos e afilhados.
Meus aniversários , sempre foram muito festejados. Meu avô era dono de restaurante, padaria e confeitaria; as tias eram as confeiteiras, logo, eram bolos  maravilhosos e docinhos confeitados, que dava dó comê-los; o bolo de meus 3 anos, foi da Arca de Noé.

Teria mais coisas a compartilhar com vocês, mas isso resume minha infância que me moldou em uma adolescente  cheia de dúvidas, mas muito curiosa  das coisas e da vida. Uma personalidade  forte, que aprimoro  pela maturidade.
MINHA FRASE DE HOJE É: 

INFÂNCIA QUERIDA, ME MOLDASTE : VIVO A VIDA!


Queres  saber das demais BC clique aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com



22 comentários:

  1. Lia, que bom saber mais de ti e de tua infância! Como é bom recordar! Eu também nasci como um ratinho ,menos de 2 k.

    Legais as fotos! Obrigadão! Bela frase e que bom que assim foste moldada! Amanhã levo o link pra lá. Ainda não entrou o post. Só sábado, bem cedinho, mas podes deixar que levo! Obrigadão! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga este momento seu me fez lembrar passagens da minha onde certamente a tristeza e a alegria fizeram parte dela ,também perdi dois irmãos ,uma menina e um menino ,eramos 3 casais ,hoje somos 2 ,mas tivemos certamente uma vida cheia de momentos marcantes que nos fizeram crescer ,mas digo-lhe querida amiga apesar dos pesares o amor e os ensinamentos que recebemos dos nossos pais era constante e sem dúvida foram a base de tudo o que hoje somos , gostei muito da sua partilha ,muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Lia, que relato lindo! Dificil até expressar alguma palavra diante de tanta coisa vivida cheia de emoções fortes. Engraçado, depois que nos tornamos mães e ao mesmo tempo perdemos um pai, sentimos tudo que o outro relata... Eu senti todo seu relato... Aos 8 anos, fiquei imaginando minha filha agora nessa idade e eu como mãe imagino a falta que essa lhe fez...

    Perdi meu pai faz um ano, mas posso dizer que tive uma infância rica, aproveitei muito sua presença e parece que ainda é pouco...

    Sua história tem sim suas dores, mas é uma linda historia de vida e olha que maravilhoso, seus tios e avós lhe fizeram uma princesa!

    Sim, sua infância te moldou dura e maravilhosamente!

    Beijos doces no coração!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Querida amiga!
    Senti tudo o que relatou, pois vc conseguiu transmitir com muito amor...
    Infelizmente as nossas Vidas são assim...
    Fico feliz que vc se tornou uma pessoa Boa e Feliz....
    Linda participação.
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que linda história e infância feliz, apesar das dores sofridas, mas curadas por tanto amor recebido! Parabéns, amei! Um abraço, um lindo final de semana e bom descanso no feriado!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Lia,
    Sei que está viajando, mas deixou um testemunho muito lindo da sua infância!
    Sofrida, mas repleta de muito carinho e amor!
    Que Deus continue a abençoá-la
    Beijinhos e bom feriado.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga
    Adorei as fotos
    Assim como a partilha da tua infância com momentos bons outros não tanto, mas que fazem parte do nosso crescimento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua história, as fotos, tudo... Realmente uma infância rica de emoções variadas e aprendizados.
    Um abraço e bom feriado!
    Egléa

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de ler teu post,ver as fotos...Queria ter colocado alguma foto do meu "eu criança" lá no meu post mas não consegui..Enfim,sua infância teve dores mas vc teve muito amor também.Um abraço Lia!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de ler teu post,ver as fotos...Queria ter colocado alguma foto do meu "eu criança" lá no meu post mas não consegui..Enfim,sua infância teve dores mas vc teve muito amor também.Um abraço Lia!

    ResponderExcluir
  12. Belos flash de sua jornada pela vida Lia assim lhe conhecemos mais. Em comum também fui amamentado com leite de cabra,rsrs.
    Bela frase amiga e bom descanso neste feriadão.
    Meu terno abraço
    Bju de paz.

    ResponderExcluir
  13. Excelente relato e concluindo com uma excelente frase.
    Abraço, bom final de semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lia. Apreciei suas memorias da infancia, que a ensinaram a viver.
    Gostei desta visita ao ... lendo a vida .
    Estou escrevendo de um computador cujo teclado nao tem os sinais de acentuacao.
    Tenha uma otima semana.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Lia.
    Fatos muito marcantes na sua infância, tristes demais, mas que tiveram seus momentos de alegria no aprendizado escolar seguido de artes e música.
    Ainda bem que recebeu amor para suportar os desalentos e cresceu feliz.
    Excelente frase, querida.
    Tenha uma semana abençoada e feliz!
    Beijos na alma.

    http://divasdapoesianaturalmente.blogspot.com.br/2015/10/o-habitante-by-patricia-pinna-zilda.html

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/2015/10/dialogo-com-chronos.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Lia! Lindo teu post Tua infância foi um ótimo aprendizado com dores e muito amor.Beijos

    ResponderExcluir
  17. Preciosos recuedos de buenos años pasados. Bonitas fotos .
    Un beso.

    ResponderExcluir
  18. Lindo LIA!!! Amei!
    A Infância é algo que nunca esquecemos!
    Bjucas.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito de ler sobre a sua infância que apesar das dolorosas perdas foi feliz.

    Um beijinho emocionado

    ResponderExcluir
  20. Amigos queridos obrigada pelos generosos e delicados comentários. E obrigada Chica por colocar meu link na BC .bjks

    ResponderExcluir
  21. Oi Lia! Uma infância linda, apesar das perdas que também moldaram muito bem para a força e a coragem de ser quem você é. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  22. Olá, querida Lia
    Que lindo e expressivo seu post! Foi muito boa sua partilha... adorei...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir