sexta-feira, 19 de abril de 2013

DIA DO ÍNDIO- 19 DE ABRIL

Hoje deveria ser um dia para comemorarmos aqueles que nos deixaram uma terra maravilhosa, com rios, águas, plantas para serem usadas, e bem usadas.
No entanto, podemos comemorar este dia , sem refletirmos como está atualmente , esta terra e este povo todo?
Será que podemos comemorar a usurpação que fizemos dessas terras, antes exclusivas  dos índios?
Será que podemos ficar tranquilos , quando constatamos que a cultura , antes tão forte , tão sábia, seguida rigorosamente pelas tribos, já está sofrendo a ação dos "homens brancos, negros, amarelos", com as invasões, com a "necessidade " de catequisar, com as "boas vontades" de ensinar novas técnicas de viver e evitar doenças , e até com aliciamento para explorações sexuais e  como massa de manobras políticas?
  
 Roubamos  suas fontes de viver bem e do seu jeito,  na mata, usurpando suas terras e depois queremos  mostrar como sobreviver...Doenças e exploração sexual, má alimentação, escolas inadequadas (às vezes bem intencionadas...), diminuição e delimitação de espaços territoriais,  são algumas das agressões que nós, os invasores, lhes imputamos à revelia...

O que achas  disso tudo amigo blogueiro? Gostaria de saber o que pensas  a respeito...Obrigada.

3 comentários:

  1. Meu único irmão é indigenista (concursado há muitos anos)e ama o trabalho que faz. Tem gente de gabarito e boas intensões dentro da FUNAI, mas eles enfrentam aqueles que só querem aparecer e lucrar com os índios. Como em tudo que está ligado aos governos.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post,e concordo plenamente!!!
    Bjus mil Lia

    Blog: http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Lia! Muito bela a reflexão que você fez. Embora eu esteja um pouco atrasada aqui, me peguei pensando no significado de comemorar o dia do índio sendo que ainda hoje eles são desrespeitados, tendo sua cultura defasada... isso é lamentável.

    Beijos,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir