sábado, 22 de novembro de 2014

BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA



Hoje o Anjinho do Natal nos pediu para trazermos o tema Caridade.


Fiquei em dúvida se colocava os textos da Wikipedia, grandes assim, mas achei pertinentes. Espero que gostem. 



Trabalho de caridade de artista venezuelano Arturo Michelena
Caridade 
" Do latim caritate significa  Amor de Deus e do próximo. Benevolência, bom coração, compaixão.
 Beneficência , esmola é derivante do latim caritas (afeto, amor), que tem origem no vocábulo grego chàris (graça). A caridade pode ser entendida como um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: amor ao próximo; bondade; indulgência; perdão; compaixão.

No original grego, assume um significado especifico, que tem mais sentido como um comportamento uma escolha do que propriamente com sentimentos, tendo como possíveis significados: afeição ou benevolência, amor caridoso e querido;

Segundo o Catolicismo

A doutrina católica classifica a caridade como uma das virtudes teologais e uma das sete virtudes. Tem o mesmo significado que o Ágape. É um sentimento que pode ter dois sentidos, o sentimento para si mesmo, e ao próximo.
Aliás, Jesus Cristo ordenou: "Amar a Deus sobre todas as coisas", isto para os cristãos constitui a parte fundamental da caridade.
Quem tem o amor, prova, não somente com palavras mas sim com ações;
Resumindo e usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei. A caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14) e o fundamento das outras virtudes, que ela anima, inspira e ordena: sem ela «não sou nada» e «nada me aproveita» (1 Cor 13,1-3)".

Segundo o Espiritismo

Allan Kardec L'Illustration 10 avril 1869.jpg
Doutrina Espírita entende a caridade como um dever moral de todo homem e que não se resume apenas ao auxílio material. No Livro dos Espíritos, item 886, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores:
Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas." 4
A caridade, portanto, reflete o princípio cristão fundamental de amor mútuo entre todos, como um dever natural decorrente da própria natureza e da ordem das coisas ao invés de mais um ensino moral. Entendendo o espírito que já passou e passará pelas mais diversas situações em diferentes encarnações no caminho da evolução, qualquer prejuízo que gere a outrem será um prejuízo causado contra si; de forma contrária, qualquer auxílio prestado a outrem será também um auxílio prestado a si. "

FAÇAMOS  CARIDADE , SEJA QUAL FOR NOSSA CRENÇA.


Querem saber o que os demais blogueiros postaram clica aqui: Chica

28 comentários:

  1. Gosto de ler tuas introduções, onde . didaticamente colocas os ensinamentos sobre o tema. Vale sempre isso! E ao final a tua frase que ficou linda: Realmente, tomara chegue o dia que vejamos a caridade sem alardes, independente das crenças.O que vale é o que o coração manda fazer! bjs, tudo de bom,obrigadão,chica

    ResponderExcluir
  2. Façamos a caridade material não nos esquecendo da caridade moral.
    Gostei da sua participação, Lia
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Lia
    Vc focou a caridade em todos os sentidos... cercou o fecho e vimos, nitidamente, que é a mesma coisa independente de Religião que professemos... maravilha!!!
    Bom fim de semana!!!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
  4. Ratifico Lia o que escreveu Rosélia e creia sem Amor não há caridade que agrade aos olhos de Deus...Este amor que vem dele para nós e que reflete-se no próximo quando compreendemos a dimensão desta troca permissiva e elevadora .Muito bom!Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei seu post...
    Notamos que Caridade está em todos os lugares, e formatos...
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  6. Lia, FAÇAMOS CARIDADE! Ela vem de Deus!!!

    Muito boa participação... Bom domingo... Um Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Somos abençoados por sermos caridosos! Excelente, Lia!
    Grande abraço e linda semana!

    ResponderExcluir
  8. Lia, que droga, é a terceira vez que tento te enviar um comentário e dá erro. E como não sei "me repetir" vou tentando opinar até quando dê.
    O que disse praticamente nos dois outros comentários anteriores, rs, é que gostei da tua participação por ser ampla e abranger as mais diversas formas de ver a caridade.
    Como protestante, não me vi em sua postagem, porém, é normal no mundo dos blogs não me sentir representada, parece que a maioria dos blogueiros e blogueiras que conheço são espíritas legítimos ou católicos.
    Mas como já fui católica e quase uma espírita, posso compreender perfeitamente as descrições acima.
    Valeu por informação saber que na teologia católica a caridade está entre as sete virtudes, eu desconhecia por já estar afastada dessa Igreja há um bom tempo.
    Espero que desta vez dê certo de enviar o comentário. rs.
    Deixo avisado que algumas vezes demoro para dar um retorno pelo fato de responder os comentários um a um que recebo, não importa que não voltem para ler, já se tornou um hábito para mim.
    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o Protestantismo[editar | editar código-fonte]
      A caridade, também traduzida corretamente como amor, tem sua origem na palavra grega "agapé". Em nosso idioma a palavra amor assume diversas interpretações possíveis como amor sensual. No original grego, assume um significado especifico, que tem mais sentido como um comportamento uma escolha do que propriamente com sentimentos, tendo como possíveis significados: afeição ou benevolência, amor caridoso e querido. Aparece em inúmeros textos bíblicos e assume alguns significados de acordo com o contexto, podendo significar:

      o amor de Deus ou de Cristo como em Rm 5:5; Ef 2:4;
      amor fraterno como em 1Co 4:21;
      metaforicamente, o efeito ou a prova do amor, benevolência, benefício concedido.7
      Quanto a visão cristã da caridade percebe-se que esta relaciona-se com a doutrina da salvação, porém não como meio para salvação, mas como consequência natural desta.

      "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada."8

      "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela graça, pela redenção que já em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração de sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está, logo, a jactância? É excluida. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé. Concluímos, pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei".9

      Em relação a isso a crença no perdão dos pecados e na salvação pela boas obras se mostram alternativas contrárias e não complementares, pois se Deus perdoa os pecados não há necessidade de se pagar a dívida, e igualmente se pagamos uma dívida pelos pecados, não há de se falar em perdão do que foi pago. A compreensão de que estas idéias são excludentes fundamenta a crença na salvação pela graça/fé através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

      Essa ideia também pode ser demonstrada através de um argumento lógico:

      1. Ou a salvação é pelas boas obras ou pela graça (perdão).

      2. Se a salvação é pelas boas obras não existe perdão.

      3. Existe perdão.

      4. Logo, a salvação não é pelas boas obras.

      5. Logo, a salvação é pela graça (perdão).

      Apesar da caridade não ser considerada o cerne da salvação (mas sim o sacrifício de Jesus Cristo), esta é colocada como uma resposta natural e esperada como demonstração da gratidão e experiência do cristão com Deus.

      Excluir
  9. Ótima participação Lia.A caridade tem esse poder,em pequenos gestos pode trazer uma grande mudança.
    Beijos,tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Lia, excelente a sua participação explicando com detalhe as várias interpretações de Caridade!
    Adoro Corintios "sem ela «não sou nada» e «nada me aproveita»"!
    Amenos todos sem distinção!
    Um beijinho e restinho de bom domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Oi Lia. Minha xará. Kkkkk. Penso que independente de crença ou religião, contribuir de alguma maneira para que uma pessoa sinta que existe outro alguém por perto, faz parte do principal objetivo que é ajudá-lo. Gostei da sua postagem. Produtiva e esclarecedora. Agradecida pela visita. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Bela partilha. Caridade não tem nada com crenças, mas com humanidade, não é mesmo. bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito na caridade em que vc doa ou a faz sem discriminacao de crencas!
    Linda postagem! Amei!
    Bjs e uma noite de paz!

    ResponderExcluir
  14. Lia,

    A caridade deve ser praticada, independente de religião. Aqui na NZ, eu vejo com meus próprios olhos, a caridade que o ser humano tem. São pessoas não religiosas, mas ajudam o próximo, sem pedir retorno.
    Sou católica, e não sabia a fundo, o que a minha Igreja fala sobre a Caridade. Amei aprender. Você sempre acrescentando um aprendizado em suas participações.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Lia ficou excelente a tua participação, amor ao próximo não depende de religião, como nos mostra Jesus quando da parábola do Bom Samaritano, bjos em tua linda alma, Luconi

    ResponderExcluir
  16. Lia. belíssima participação!
    A verdadeira caridade vem do coração , e não depende de religião.
    uma feliz semana,bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  17. Oi Lia!

    Excelente post a respeito da Caridade!
    Penso assim também...
    Caridade independe da religião ou filosofia que seguimos. Porque Caridade é amor em ação.
    É aquilo que toca o coração e impulsiona a razão para fazer o bem sem hipocrisia.
    E faz um danado praticar a Caridade, não é?
    Traz uma felicidade interior na gente.

    Assunto 02

    Então, você disse que gostou do efeito "Papai Noel" que postei no meu Blog?
    Muito legal, não é?
    Funciona assim:

    1) Clique neste site abaixo, onde ensina como devemos acrescentar esse efeito em nosso Blog:

    http://tonygifsjavas.com.br/efeitos_para_blogs/pagina_efeitos_caindo.htm

    Basta seguir as instruções do site.

    2) Porém, o efeito que coloquei no meu Blog não é deste site, como pode ver.
    Aquele Papai Noel foi encontrado em um site japonês.
    Neste aqui: http://blogparts.giffy.me/

    Então, faça o seguinte...
    Clique no site japonês (deixa o outro site aberto para seguir as instruções) e encontrará os efeitos. Olha lá o Papai Noel, à direita, logo abaixo do efeito das Notas musicais! Achou?
    Seguindo as instruções do primeiro site que lhe enviei, basta acrescentar o código do Papai Noel que está no segundo site.
    Para isto, clique no código em japonês do Papai Noel, que abrirá outra página...
    Se desejar experimentar outros efeitos, fique à vontade!.

    3) Então, cole esse código e coloque no seu Blog no lugar indicado pelo primeiro site, entendeu?
    Pronto!
    Seu Papai Noel já aparecerá correndo sobre sua página!

    Qualquer dúvida, volte a falar comigo!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida muito obrigada , vou tentar, com a ajuda do sobrinho. Valeu. bjk

      Excluir
  18. Que excelente participação amiga.fez muito bem em partilhar.
    Seja qual for a nossa crença o mais importante é sermos solidários com o próximo.

    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Oi LIa!Também acredito que fazer o bem não é exclusividade de aquela religião ,é extensivo à todos ,basta ter amor e caridade no coração.Boa semana.Beijos

    ResponderExcluir
  20. Muito boa participação, Lia!
    Abraço, boa semana1
    Sonia

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Lia.
    Maravilhosa a sua participação, gostei muito de aprender um pouco por aqui. Independente de qual religião seguimos, somos todos filhos do mesmo Pai Amado. Com isso devemos sempre praticar o bem uns aos outros. Uma linda semana.
    Meus parabéns pela sua bela postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Lia,
    Excelente sua participação!
    Muito bom ser solidário, a recompensa sempre vem em dobro.
    Parabéns ta linda a postagem!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  23. Gostei de como preparou sua participação com estes conceitos, mas que igualam em ação.
    A caridade é amor que se excede e sente vontade de de espalhar.
    Muito boa sua participação.
    Aproveitei e para um passeio e atualização prazerosa.
    Uma linda semana a voce e que a paz esteja no seu coração.
    Meu abraço.
    Bju de paz amiga.

    ResponderExcluir
  24. Linda participação, parabéns! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  25. Adorei a participação!
    Caridade temos que ter todo dia!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  26. Uma excelente participação e conclusão amiga Lia.

    beijinho e boa semana

    ResponderExcluir