terça-feira, 26 de abril de 2016

TORNADO NO RIO GRANDE DO SUL

 No final da tarde de domingo passado, um tornado atingiu a cidade de São Miguel das Missões,a noroeste  do Estado,  e  conforme afirmam meteorologistas da Somar Meteorologia, na análise feita com base em imagens , comprovam que o cone da tempestade tocou o solo.
Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus. Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de  e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de diâmetro e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.
Tornado provocou danos em São Miguel das Missões (Foto: Reprodução/RBS TV)Tornado provocou danos em São Miguel das
Missões (Foto: Reprodução/RBS TV)
Pelo menos oito pessoas foram socorridas com ferimentos leves. Houve ainda o destelhamento de casas e queda de árvores. O Hospital de Caridade, o Museu Sítio Arqueológico e a sede de um CTG foram atingidos
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 famílias tiveram que deixar suas casas por conta da chuva que fez o Rio Pessegueiro transbordar em ao menos quatro bairros. Pelo menos 70 residências foram afetadas, conforme a prefeitura da cidade.
Conforme a Somar Meteorologia, os lugares mais comuns para formação de tornados no Brasil é o Rio Grande do sul, ou nas regiões litorâneas do Sul e do Sudeste do País. 


Museu de São Miguel das Missões (RS) foi destruído (Foto: Defesa Civil/Duvulgação)
No Museu, os  vidros estouraram,  e algumas peças foram jogadas  para  fora.

5 comentários:

  1. Foi mesmo feia a coisa por lá! Imagino o que seja.Aqui em Poa a ventania estava de matar de tão forte! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lia! nunca vi um tornado!
    assusta
    quando estive no Sul, o que me chamou a atenção foi a solidariedade
    das pessoas. Se organizam e ajudam. Tomara que seja assim.
    fica com Deus, bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi que triste.
    Temos que rezar para que não aconteça mais nada!
    É muito difícil perder tudo.
    Beijos amiga,
    Boa semana!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  4. As imagens ás vezes são bonitas dos fenômenos da natureza, mas sua passagem causa estragos irreparáveis.
    Acompanhei com apreensão esta passagem e vi os estragos.
    Que a natureza não se enfureça com o lindo estado do Sul.
    Um abração.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  5. É sempre triste quando se sucede estas coisas na natureza ,muitos beijinhos querida amiga.

    ResponderExcluir