quarta-feira, 27 de abril de 2016

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Foi hoje  que Nadyr e eu,  fizemos a vacina da  H1N1 , enfrentando uma bela fila , na qual encontramos outras amigas e colegas.
Queremos atingir a meta de  100% de vacinação na  Escola para Adultos. E quiçás  entre os blogueiros  que nos acompanham.
Saiba mais:

27/04/2016 16h44 - Atualizado em 27/04/2016 16h44

Saúde inicia sábado vacinação contra gripe; meta é imunizar 49,8 milhões

Campanha vai até o dia 20 de maio e não deve ser prorrogada, diz ministro.
Vacina trivalente protege contra H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B.

Gabriel LuizDo G1 DF
O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe  (Foto: Gabriel Luiz/G1)O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe (Foto: Gabriel Luiz/G1)
A campanha nacional de vacinação contra influenza começa neste sábado (30), com objetivo de imunizar 49,8 milhões de pessoas até dia 20 de maio, informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24). A previsão é de que a campanha – que foi antecipada em alguns estados e no DF – não seja prorrogada.
A ação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.
Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil 
Desde o início do ano, foram registrados 1.635 casos de influenza e 230 mortes por complicações causadas pela doença até 16 de abril. Do total de casos registrados, 83% (1.365) são pela influenza A.

A pediatra e infectologista Adriane Cruz, do Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, esclarece esses mitos e verdades.
 1. Quem toma a vacina pode ficar gripado por causa disso?
Mito
. Trata-se de uma vacina inativada (morta), incapaz de gerar doença. O sintoma mais associado após a vacina é vermelhidão no local da aplicação e febre, que ocorrem de 6 a 24 horas depois.
 
2. Há substâncias cancerígenas nos componentes da vacina?
Mito
, totalmente infundado.
 
3. Há riscos para os bebês de grávidas que são vacinadas?
Mito
. Aliás, a gestação é um excelente momento para vacinar. O bebê ficará protegido por passagem de anticorpos via placenta até que possa receber a vacina. As grávidas têm maior risco de desenvolver formas graves de doença, com altas taxas de mortalidade.
 
4. Crianças muito pequenas não devem tomar a vacina por não terem formado o sistema imunológico?
Mito
. A vacinação básica deve ser iniciada logo ao nascimento com a BCG e a hepatite B. A vacina contra influenza está indicada para  os maiores de 6 meses.
 5. A vacina só deve ser tomada em risco de epidemia?
Não. 
Trata-se de uma doença viral, altamente contagiosa, afetando todas as idades com altas taxas de morbidade e mortalidade a cada ano. Apesar de ser auto-limitada na grande maioria das vezes, há possibilidade de complicações, independentemente de estarmos diante de epidemia. Considerar tal vacinação, sempre que houver possibilidade.
 
6. Muitas pessoas também não tomam a vacina porque pensam que podem estar servindo de cobaias. A vacina já foi testada há quanto tempo?
Mito.
 Vacinas contra influenza são utilizadas há décadas em vários países do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde vem realizando campanhas anuais contra influenza desde 1999 com redução significativa das taxas de mortalidade por influenza e complicações relacionadas.
 
Ainda segundo a Dra. Adriane Cruz, a influenza pode causar doenças graves em qualquer indivíduo, embora seja para complicações nos seguintes grupos de risco: crianças pequenas e idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas (AIDS, diabetes, câncer, doenças crônicas do coração, dos pulmões e dos rins), imunodeprimidos, gestantes no 2° e 3° trimestres de gravidez e recém-nascidos.
Há contraindicações apenas para pessoas com história prévia de reação alérgica grave a ovo ou outros componentes da vacina.

7 comentários:

  1. Aqui já fizemos. Vale prevenir! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Chica ´pe isso mesmo p´revenbir.
    Bom dia de quinta-feira. bj

    ResponderExcluir
  3. Vacinamos ontem aqui! Excelente o alerta, Lia!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Portugal também fazem ,os meus pais tomam sempre ,mas têm sempre reacção à vacina ,beijinhos querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou sentindo nada. Tomara q nem venham sintomas. Me sinto ótima ,mas recém dia 12 que a vacina terá efeito .bj

      Excluir
  5. Olá Lia!

    Aqui na minha cidade, marcaram a vacina para amanhã, 29/04/2016, no entanto, recebi hoje a noticia de que não há vacinas para nós;

    Você pegou uma bela fila, eu também pegaria, se vacina existisse!

    Amizades se pode fazer todos os dias!

    ResponderExcluir
  6. Lia,
    eu nao tomei
    tenho forte alergia a ovo
    então, me previno de outra forma

    bjs

    ResponderExcluir