terça-feira, 11 de dezembro de 2012

APRENDENDO A SER FELIZ

Há um tempo atrás, li no jornal DIÁRIO DE SANTA MARIA, um texto sôbre "A Ciência da Felicidade".
Lembrando agora, e não tendo um tema para blogar, resolvi escrever sôbre o que li e que gostei de relembrar.Resumidamente era isso:
Se Platão e Aristóteles já buscaram definir a felicidade, como um sentido para a vida, hoje em dia também há uma busca em definir e saber o que é Felicidade.
Sabemos hoje, que em algumas Faculdades de Psicologia, há uma nova disciplina , a Psicologia Positiva, que nada mais é , que uma linha positiva, que pretende ensinar e educar à ser feliz.
Sim, os alunos  recebem conteúdos e treinamentos de como ter uma vida mais feliz. São levados à olhar para si mesmos , como o único responsável por administrar sua vida, e assim olhando, se vêem como chefes  e pessoas bem sucedidas, e aprendem que ao se avaliarem,  podem se aprovar ou desaprovar , em todas situações e em suas decisões.
Se tiverem  emoções positivas, como alegria, perdão, gratidão,entre outras,  sentirão sensação de bem-estar, e descartarão as emoções negativas. Sentindo-se bem , estarão sentindo a felicidade.
Lembro que  no texto, citava  algumas "jogadas' para se ter uma vida  melhor, e ser feliz.
Lembrava  da importância de:
 - ter amigos, e dedicar tempo a eles;
 - uma religião ,pois através  dela pode se dar significado à vida, ter  esperança e confiança;
 -  fazer um diário , blog, afim de compartilhar as coisas boas da vida;
 -  escutar música , pois os sons  liberam endorfinas dando sensação de bem-estar;
 -  exercitar-se, para que movimentar o corpo e relaxar também;
 -  descartar pensamentos negativos e não se culpar por coisas não feitas  ou feitas  e não   aprovadas , enfim, perdoar-se e perdoar os outros.
 -  ter um plano, ou metas  que foram idealizadas por você.
O que me lembro do artigo,  básicamente era isso. Depois que o li, fiquei  pensando, que não tive oportunidade de frequentar  uma disciplina que me ensinasse tudo isto enquanto nova, mas que  na minha vivência, tive oportunidade de aprender , às vezes com sofrimento, a fazer hoje em dia quase tudo que está escrito acima.
E é por isso que sou imensamente feliz, e finalizo com o dizer de uma poesia minha:
"Quando mais experiente e sensata,
Um roteiro construí,
 Foram nas mínimas coisas,
Que  a felicidade eu senti!"

4 comentários:

  1. Apoiadérrimo Liège! Concordo com tudo!!!bjssssss

    ResponderExcluir
  2. COSTUMO DE DIZER QUE A FELICIDADE É A CONSEQUÊNCIA POSITIVA DAS NOSSAS CONQUISTAS, DAS NOSSAS AÇÕES, DAS NOSSAS ESCOLHAS. SEJA FELIZ. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, a felicidade é feita de pequenos momentos,fragmentos de bem que reunidos nos dão uma sensação de paz e plenitude.
    Um belo texto, lembra de que era?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sonia era uma reprtagem na verdade, da Carolina Samorano, em abril deste ano.Muito boa por sinal, e deixou na memória uma sensação de bem estar , heheheh.Que bom que gostaram. Obrigada pelos bons comentários de vcs.

    ResponderExcluir