terça-feira, 14 de janeiro de 2014

DIREITOS HUMANOS

Penúltimo dia do ano de 2013, eu na FILA PREFERENCIAL do supermercado, pagando minhas compras. Ao meu lado, na fila, por ordem,  mais um casal de idosos, dois rapazes, e mais quatro  senhoras idosas. Cena comum  do supermercado, se não fosse o inusitado: 2 moços , carregando um pacote de latinhas de cerveja, na fila de idosos.
A Caixa,(desculpe não  sei seu nome ), gentilmente , lhes indagou  se estavam acompanhando algum idoso, ao que um dos  rapazes, prontamente  respondeu que sim, e  apontando para o senhor ao meu lado, ainda acrescentou: "- este senhor  permitiu."
O senhor , no caso, admirado disse: "-Quem? Eu?".
Não precisava  de mais nada, e a conclusão da Caixa foi de que,  se não estavam acompanhando idosos, deveriam entrar em outra fila. Eles saíram, mas reclamando...
E aí o imprevisto acontece : um dos rapazes,  volta,  por outro lado do caixa, e grosseiramente  diz para a senhora  : "-E se eu fosse deficiente,  tu não podia me tratar assim. Como tu sabe  que eu não sou? Quero falar com o Gerente. Então, a Caixa  responde , sem alterar  sua voz: "- Não moço, quem vai chamar  o gerente sou eu". e já aciona o chamado. Ele não esperou  nada, saiu então, de fininho...
Nós ficamos comentando que ainda  a lei do Estatuto do Idoso, de 1 de outubro de 2003, portanto 10 anos, não alterou e educou  o comportamento de algumas pessoas.
Se o objetivo é inclusão social, dando direitos  aos idosos de serem tratados igualmente,  considerando suas  dificuldades , este jovem demonstrou em sua atitude, aliás os dois, quando estavam na fila, que  não respeitam a lei, e que seu objetivo no supermercado , era  burlar a lei, pensando nisso , como um direito de igualdade. 
Nós, que ainda  estávamos estarrecidos , ficamos a comentar isso, e houve  comentários  de acréscimo, por parte da Caixa, e  do Segurança que veio ver o que acontecia, de que  tem moças  capazes de afirmarem que estão grávidas, somente para entrar na Fila Preferencial , e lógico, burlar a lei.
Quando vamos ter educação e respeitar as nossas leis ?
AINDA  TEMOS QUE ESPERAR ALGUM TEMPO, MAS ACREDITO QUE A TRANSFORMAÇÃO ACONTECERÁ  NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. CONTINUEMOS...

2 comentários:

  1. Questão de educação, caráter, e valores sociais que não estão sendo respeitados...morais então nem se fala!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Guaraciaba, mas não podemos desistir. Obrigada pela visita. bj

    ResponderExcluir