sábado, 8 de fevereiro de 2014

OFICINA SOBRE INSETOS


Com o competente Químico, ROBERTO KRICHNER,  tivemos a 2ª Oficina da AGAS, que discorreu de uma forma didática  e muito divertida, sobre o tema INSETOS, e  a forma de entender  seu processo de vida e morte.
 Citando as mais diversas  situações  da história, associou  muitas  passagens  em que os  humanos sofreram  as muitas  epidemias e endemias, causadas por insetos e mamíferos  contaminados por insetos.
Assim, lembrou da história  do filho do presidente Roosevelt, dos EUA, que pegou  tuberculose, e  arriscou o tratamento com a sulfa, ainda desconhecida, que em 4 dias conseguiu  salvá-lo.Esta droga combateria  os "bichinhos invisíveis"
Lembrou da 1ª rede de esgotos no Brasil, que foi D. Pedro II  que a construiu, entendendo  sua necessidade.
Ainda   falou sobre a construção do Canal do Panamá, que vitimou  1000 trabalhadores pela  Febre Amarela , e da Malária, cujo mosquito  chega a voar 1 km de distância, e não existindo  vacina ainda , é  muito perigoso.
Curiosidade  foi saber que  há muitos anos, a Pérsia, quando quis exportar  tapetes para Roma, e  levava no trajeto das Cruzadas em mulas e carroças, demorava muito tempo para  chegar, então os tapetes  chegavam sempre com traças. Descobriram, no trajeto,  uma plantinha  PIRETRO, (parecida com a margarida), que ficando nos tapetes, matava as  traças.Evoluindo nas  pesquisas, hoje , a espiral, é feita de piretro  , mas já existe  sintético que é o piretróide, que combate mosquitos e traças.
A Varíola , que matou 1 600 pessoas na França, teve a ver com a contaminação através das baratas.
Lembrou a Peste Bubônica, do tempo de  Gengis Kan, que matou 1/3 da população mundial, e que vem da pulga do rato.
Bem , aprendemos então, a tratar com as  baratas, moscas, formigas cupins,traças,  através dos produtos SET. 
Também salientou a necessidade de termos telinhas nos ralos e janelas, pois as  baratas e mosquitos e cupins, entram voando nas nossas casas. E que a limpeza é fundamental no ambiente , porque  qualquer farelo, é alimento de moscas e baratas, principalmente  das  baratas que  gostam de lixo confinado.
  Ah! uma curiosidade : sabias que o maior formigueiro do mundo está  entre França, Portugal e Espanha, e chega a ter 2 mil km? Curiosidades  contadas  com a desenvoltura  do Dr Roberto, nos encantaram e muito ensinaram.
 Vamos nos cuidar e prevenir doenças em nosso meio. 
Sugiro acessarem o site da SET  e da AGAS, mas  em outra  blogagem posso falar mais se houver interesse de vocês em saber.
 Bom  dia,  e até, pois  estou indo à praia...



5 comentários:

  1. Já meu professor de Entomologia na faculdade dizia que o mundo seria dos insetos Pois chegaria o momento em que não conseguiríamos vencê-los de tanto que proliferam e se tornam resistentes aos inseticidas. tomara que o teu professor tenha mais razão que o meu.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sonia, depois que ele disse que tem mais ratos no mundo , que humanos, comendo a comida que existe, dá um medão. E tomara que as pesquisas avancem , pois estes serezinhos se reproduzem assustadoramente...Vou postar outra hora as formas como alguns insetos se defendem dos inseticidas, muito interessante. Abç amiga.

    ResponderExcluir

  3. Querida amiga Lia ..!!!

    Senti-me honrado com mais uma sua presença
    Em meu blogue, com o seu carinho de sempre.
    Passando para retribuir, deixar o meu abraço e
    Carinho, desejando-lhe um lindo Domingo e,
    Maravilhoso final de semana. Que a paz, o amor e
    A felicidade, sejam constantes em seu coração.
    Adorei a sua explicação. Muito interessante mesmo.
    Adoro visitá-la, sabia?
    Beijos de luz !

    POETA CIGANO – 09/02/2014

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cuidado com a visão antropocêntrica. Mostrar apenas o lado ruim dos insetos não constrói uma educação embasada no respeito a natureza. Cada ser é único e existe por suas próprias razões. Já pensou em como queria o mundo sem insetos? Seria um caos completo!
    Abçs!

    ResponderExcluir