Ao buscar meu jornal na caixinha de correio, na quarta-feira, dia 08, Diário de Santa Maria, me deparei com a seguinte notícia como manchete da capa:
"ALUNOS OCUPAM GABINETE DO REITOR PARA PEDIR AUTONOMIA" , e embaixo da foto continuava:"Reitor deixou a sala. Estudantes ocuparam ontem o gabinete do reitor da UFSM, Paulo Burmann, e prometem ficar no local até sexta, quando ocorre a reunião do Conselho Universitário.O grupo quer mudar a resolução que tirou a autonomia dos alunos para gerenciar as moradias estudantis. Burmann foi despachar em outra sala." Página 11.
Fui ler o artigo, para saber do que se tratava, porque de cara, fiquei chocada com a foto e com o que li.
Fiquei sabendo , então, que o Conselho Universitário deve discutir , novamente, na sexta-feira, resolução que trata do Programa de Moradia Estudantil, aprovada no último dia 26/09.
Os cerca de 60 estudantes, ocuparam o local, alegando que o documento exclui a autonomia da direção das Casas de Estudante Universitários,
Porquê abordo este tema em meu blog?
Porque fiquei refletindo o procedimento que foi adotado,( sem aprofundar mais no mérito em si das reinvindicações), e comparando, necessáriamente , ao meu tempo de aluna, e até de professora universitária, quando respondi por duas Chefias.
No "meu tempo" de aluna, as moradias eram administradas pela Reitoria, e não recordo de nenhuma ocasião de procedimentos tão afrontosos assim, para reinvindicações estudantis.
No "meu tempo", considero que havia mais respeito, tanto pelo que é Patrimônio Público, como, principalmente, pelas pessoas que ocupavam os cargos da administração A pessoa do Reitor, era uma figura respeitável, que se podia ter acesso , sim, com diálogo , sem recursos abusivos que ora são tomados por alguns estudantes, gerando verdadeiro pandemônio. . Aliás, acho que estou escrevendo isso, porque já não estou me aguentando em ver outras situações de confrontos entre seres humanos, em que não havendo diálogo, parte-se, para ações de conflito e violência.
Imaginei o que este professor Reitor, cheio de boas intenções para realizar uma boa administração possa ter sentido...Ter que sair do Gabinete que lhe é destinado enquanto no uso do cargo, porque não atendeu imediatamente a reinvindicação dos alunos...
Minha indignação está registrada, e aguardo o jornal de sábado, para saber do resultado deste ato, que considero, de vandalismo.
Tomara tudo se ajeite e as coisas mudaram muito, mas MUIIIIIIIITO mesmo! bjs, chica
ResponderExcluirBom dia Lia, sobre este assunto aqui anda o caos na Educação, mas os protestos são feitos na rua! Tem que haver respeito e compreensão de parte a parte. Problemas que todos desejamos sejam resolvidos com o maior civismo. Bjs e bom fim de semana. Ailime
ResponderExcluirBom dia lia!
ResponderExcluirEspero que tudo isto possa se reverter uma dia...
Os professores e autoridades educacionais, precisam serem respeitados de todas as formas para o bem da própria nação... que está um caos!
Obrigada pelo seu delicado comentário!
Beijos e um belo final de semana!
Mariangela
Pois é Lia para comentar sua postagem mais recente vim até aqui para inteirar do assunto.
ResponderExcluirEste tipo de comportamento tem sido comum nas universidades infelizmente não sei dizer se por falha de quem esta no comando ou se por rebeldia dos alunos.O fato é que quando o dialogo se fecha, este situação encontra espaço, se bem que a condenamos pois sempre cremos no dialogo na forma ordeira.
Que haja sempre um mediador nestas situações e que não estejam aparelhados por algum partido, o que tambem tem sido comum.
Boa sua indignação e tornar de conhecimento a todos.
Meu terno abraço amiga.