sexta-feira, 14 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL


Origem: Wikipédia;
Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Em vários países, há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes .Orientações e prevenção são  desenvolvidas  nesse dia e mes. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.
Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. A IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, entre outras.
Homens, cuidem-se .

4 comentários:

  1. Obrigado por este momento azul ,prevenir e o melhor remedio ,muitos beijinhos no <3

    ResponderExcluir
  2. Todos devem levar à sérios isso! Cuidado é preciso! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Os homens se descuidam mais!!!!!!
    Vamos á luta, perder os preconceitos e viver com saúde!
    Bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Números alarmantes sobre diabetes uma doença perversa. Não sabia das relações do azul além da campanha ao câncer de próstata. Bela partilha. Eu creio que cada vez mais está num crescente a prevenção por parte masculina. Penso que o trabalho das grandes empresas no incentivo à prevenção tem sido um fato positivo, pois o funcionário é praticamente forçado aos exames.
    Esta é nossa colaboração Lia, divulgar e esclarecer e incentivar as pessoas mais conservadoras e ou sem instrução.
    Bela postagem amiga.
    Carinhoso abraço

    ResponderExcluir