segunda-feira, 25 de março de 2013

MÊS DA MULHER

Nossa turma da Escola para Adultos foi convidada para  participar de mais uma atividade no Mês da Mulher: a V SEMANA DA MULHER.
 Inicialmente houve a apresentação do filme "Flores de Pilões", um documentário sôbre a história de 21 mulheres que transformaram suas  vidas , trocando o corte de cana, pelo cultivo de flores .
O filme se passa no brejo paraibano, mais precisamente  na cidade  de PILÕES, da MICROREGIÃO DO BREJO PARAIBANO, com área territorial de 64Km2 , e em  torno de 8 mil  habitantes.
Neste lugar,  as trabalhadoras rurais costumavam se reunir na beira do rio para comer "jaca", o único alimento que às vezes tinham como refeição.
E sonharam mudar ...
Enfrentando dificuldades, como disse Maria Helena "-A gente sofremos mais que sovaco de aleijado", após 4 anos de tentativas de provar que era possível esta mudança, conseguiram entrar com o projeto no Sebrae, que financiou e estimulou a produção de flores, mais especificamente  crisântemos e gérberas.
Estas mulheres provaram que a união, o respeito, sob uma grande e generosa liderança de Karla Paiva, foi capaz de levantar a autoestima e impulsionar estas  produtoras rurais, a conquistarem seus espaços  numa sociedade machista e competitiva da Paraíba, fgundando a sua Cooperativa COFEP.
Expandiram suas rendas de 200 reais, que ganhavam inicialmente,   para dois salários mínimos, só para se ter uma idéia dos lucros e a Cooperativa continua a produção e o crescimento.
Já foram premiadas nacionalmente e internacionalmente, conseguindo expandir sua produção para exportação.

 Para debater estas questões levantadas pelo filme, a vereadora Sandra Rebelato falou, e acrescentou   outros exemplos  da luta das mulheres pela igualdade de condições no mercado de trabalho.
Uma  programação pertinente para o Mes da Mulher, e que a EA se fez presente .

4 comentários:

  1. Esse documentário me deixou curiosa... Vou assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o filme com a experiência dessas mulheres guerreiras. Mesmo sem instrução formal, a líder delas demonstrou uma visão exepcional de que, quando se quer verdadeiramente crescer, se consegue.Com muito sofrimento e trabalho elas venceram. Um exemplo de coragem e luta!

    ResponderExcluir
  3. Pena não termos sido avisados antes para que todos pudéssem assistir.
    Estes exemplos me fazem sentir muito pequena com meus pequenos problemas.Só se aprende com isto.
    Foi uma tarde bem proveitosa.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a todas a atenção e contem comigo para levar outros documentários sobre este tema e outros que possa contribuir. Um abração!

    ResponderExcluir