sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MINHA TORTA DE VEGETAIS

Hoje  vou dar a receita da torta  que fez muito sucesso  na festinha  noutro dia, quando a ofereci aos amigos.
Composta  somente de vegetais, e maionese suavizada , veja abaixo  qual é minha receita  e as dicas que dou.A decoração , fiz em homenagem às  gaivotas da praia, com a clara  do  ovo que  fiz maionese  e com ameixa preta. Ficou lindinha, não é?

TORTA DE  VEGETAIS

INGREDIENTES

1 pão de torta  fria
3 ovos, sendo 2 cozidos e 1 cru
1 limão
2 cenouras médias cozidas, 1 beterraba cozida, 5 pepinos em conserva , 1/3 de  maço de espinafre escaldado, ou  2 tomates  médios, todos esmagadinhos  com um garfo.Pode  ter palmito picado, se quiser trocar por outro dos ingredientes.
1 caneca de leite
Óleo
Sal

MODO DE FAZER

Bater a maionese comum, com os  ovos , óleo, acrescentando sal e suco de limão ao sabor.
Colocar a primeira camada de pão , no recipiente da torta, e regar com o leite da caneca, de modo que fique fofa , sem encharcar.
Colocar um pouco de maionese numa caneca e acrescentar o espinafre, provar o sabor  e  então colocar  por cima do pão. Em seguida a seguinte  camada de pão, molhada no leite, acrescentando a maionese  com  a beterraba; depois  pão novamente, no mesmo procedimento, e  vai o pepino. Neste pepino, eu coloco as claras cozidas picadas, que sobraram  ao fazer a maionese;  por último a cenoura. Se quiser fazer mais alta, pode colocar ainda o palmito e outros vegetais que gostas.
Se quiser cubra com a maionese logo em seguida, ou coloque na geladeira  um pouco ( para  "sentar" , como dizem), e depois  cubra e enfeite a gosto.
O segredinho para fazer a maionese  não muito calórica, e para  suavizar o sabor, eu coloco um pouco de água filtrada na hora de misturar com os vegetais.
espero que minhas  explicações estejam claras, mas se  precisares mais  dicas,  peça no teu comentário. Obrigada e Bom Apetite!

2 comentários: