quarta-feira, 17 de setembro de 2014

RECORDANDO O PASSADO, MAS VIVENDO O PRESENTE

Estou sem tempo para   pesquisar  e tb  escrever mais , então busquei nas minhas antigas  postagens , mais este texto, pois é pertinente ao que estou vivenciando a cada dia, com minhas amigas  mais chegadas. Assim,o publico para comentários. 

 AMIZADES E DECISÕES

Hoje acordei com vontade de escrever algo sôbre minha relação com os amigos e amigas.
Pois bem, porquê me senti estimulada a escrever sõbre  amizade?
Me fiz esta pergunta logo cedo, pois  no "Mais Você"  da Ana Maria Braga, está sendo apresentada uma situação entre duas amigas, e uma delas é  minha xará. Mas é a amiga  Ise , que  escrevendo para o Programa, pediu uma reforma  para  o apartamento da Lia, acreditando que está fazendo uma bela surpresa para a amiga, que  perdeu a filha , (morte por doença),  e  está tendo dificuldade de superar a dor, pelas lembranças  no apartamento, e pela dificuldade de ter desapego de alguns objetos da filha. E tem o filho, morando com ela, e já adulto, convivendo  em um  pequeno apartamento, sem muita privacidade.
Aí fiquei pensando: coragem da amiga de sugerir mudanças radicais , na  casa  da outra pessoa, mesmo sendo amiga.
Medo de estar interferindo  e não dar certo...de magoar, mas  tendo coragem de um novo desafio, acreditando no bem da amiga.
 Sentimentos que explodem ..
Dar tempo ao tempo, deixando poeiras serem retiradas, levando lembranças dolorosas...Sabe que no luto, o fator tempo , é individual, cada  um tem o seu.
Vislumbrar  à outra pessoa uma mudança, corajosamente interferindo em sua maneira  de viver, querendo  que consiga superar a dor.
Proporcionar à amiga, a transformação de sua dor, em possibilidade de conviver com uma doce e amorosa saudade da filha, sem se sentir invadida...
Possibilidade de viver e conviver com o filho , e as  lembranças da filha, numa boa, e de saber que é somente por  querer o bem  da amiga, que  Ise agiu assim.
Decidiu porque a relação de amizade é profunda, e permitiu esta "invasão". Assim foi apresentada a situação , pela minha ótica.
Tudo isso , me fez  vir  ao blog , escrever, e compartilhar com os  meus e minhas amigas.
Acredito que  existem momentos íntimos,   entre verdadeiros amigos, que possibilitam o conhecimento um do outro tão claramente, que a partir disso, a interferência,  a expressão do contraditório,  a possibilidade  de provocar, inicialmente,  até sentimentos dolorosos, pela confiança existente entre as pessoas,  que tem vinculos sadios de amizade,   isso é possível.
 E fiquei pensando, será que eu permitiria tamanha interferência  em minha vida? E,  quem são meus amigos  que permitiriam interferências assim em suas vidas?
E isto colocaria em risco a amizade? Ou a solidificaria ? Seria demonstração de verdadeira amizade, algo semelhante?
E tu  que estás lendo, tem resposta para esta situação?

8 comentários:

  1. Puxa, é difícil. As amizades não podem,AO MEU VER< ser invasivas. Se eu estou na mina casa , não importa com o melhor propósito do mundo, que a amiga venha interferir, mexer no meu luto.

    Aquela mãe que perdeu o filho ,por si só ,sairá da tristeza profunda e pouco a pouco mexerá nas coisas dele e da casa. Mas cada um é cada um,Ainda bem! bjs, boa reflexão essa! chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Lia, um assunto bem difícil de tratar!
    Penso que a amizade não deve ser pretexto, mesmo com a melhor das intenções como parece ser o caso, para assim num assunto tão delicado e difícil ser tomada uma iniciativa que considero invasiva, dada a minha maneira de ser.
    Cada pessoa fará o seu luto e reagirá conforme suas características psicológicas e no seu ritmo próprio!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Eu acho, querida Lia, que amigos podem e devem interferir apenas com palavras, dependendo da aceitação da outra amiga.
    Esse assunto é íntimo demais e a interferência pode ser precoce, fazendo desandar a amizade.
    É um risco...

    ResponderExcluir
  4. OI amigas que já se pronunciaram, que bom ler o que escreveram, servirá para me fortalecer . Carinhoso abraço de agradecimento.

    ResponderExcluir
  5. No meu modo de ver, penso que esta amizade é da alma, vai além das "coisas", e talvez não seja uma invasão aos sentimentos da amiga. Pode ser uma iniciativa de ajuda, de quem entende que esta pode ser uma forma de desprendimento e libertação. Ás vezes o apego não deve ser nas coisas e só na presença física, mas sabermos que quem vai pode ser acompanhado do nosso amor, orações e pensamentos bons. Crer no amor, e entregar quem foi, sem medo!!! Temos muitos apegos o que pode impedir que os que estão indo estejam livres para ir à morada de Deus!

    ResponderExcluir
  6. A amizade deve ser respeitosa, não podemos interferir ...acredito que respeito minhas amigas com suas diferenças, procuro ajudar com palavras , mas não posso e não devo tomar decisões por ela (minha amiga).
    Não acho certo e eu não gostaria também!
    bjus e bom domingo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  7. É Lia o ato isolado é lindo, no querer(pensar) fazer algo que faça o amigo feliz. Mas como voce bem disse, corre-se o risco do amigo não captar a boa vontade e amor do amigo.
    Creio que existem amizades sólidas que tais atos seriam tidos como normais.
    Meu abraço com paz e luz.

    ResponderExcluir