sábado, 11 de outubro de 2014

COMPARTILHAR É A APOSTA

Ainda  sobre o tema anterior, em que  minha indignação me  levou a escrever  no blog sobre o assunto, hoje  leio no mesmo jornal, Diário de Santa Maria, que a decisão  tomada sexta-feira, pelo Conselho  Universitário, foi a  elaboração de  um modelo de gestão dividida na Casa do Estudante,aprovada por unanimidade.
Assim, ficam atendidas as reinvindicações dos alunos - de terem autonomia,  e  da universidade , de poder  gerenciar - saber quem são os moradores, se tem o benefício e se estão nos padrões de vulnerabilidade social, para  dar oportunidade de moradia  à quem realmente precisa.
Ainda poderão  haver outras alterações nas duas resoluções elaboradas  neste ano, : que os filhos de moradores das CEUs, até os 12 anos, poderão morar  com o pai ou a mãe, ocupando a mesma vaga  que seu responsável. A outra é que nenhuma resolução  prevê a destinação de vagas , ou troca por afinidade.
Se estas questões vão resolver, o tempo dirá, pois  as práticas  de seleção  de moradores por estudantes, a  reserva de vagas e o benefício,  com os  resultados que hoje se vê  (os carros,inclusive de modelos novos, que  aparecem no estacionamento, os que não possuem o benefício e  negam-se a sair ou de compartilhar quartos, foram questionados  por  outros alunos  até  chegaram ao Ministério Público Federal
O Ministério Público Federal está apurando as possíveis  irregularidades desde agosto do ano passado, daí  ter havido a necessidade  de novas mudanças das regras  de ocupação da Casa  do Estudante (CEUs) que é  Pública,
Entendeu-se que  Universidade  estabelece as regras  através do órgão responsável: a Pró Reitora de Assuntos Estudantis ( PRAE),  aprova  a resolução no CU, em que  há participação estudantil e a partir daí,  haverá a  Gestão Compartilhada das  vagas de moradia na  Casa do Estudante..
 Somente  após essa decisão, os estudantes  acabaram levantando seus colchões, e levando seus pertences, abandonando o hall  e gabinete do Reitor.
Fim deste capítulo tão desagradável, em que o diálogo poderia ter sido usado, solucionando  em paz e em tempo esta questão.
 Mas com certeza , não daria manchete de  1ª página de jornal...


2 comentários:

  1. Que bom que foi resolvido o que poderia ter sido feito na paz e entendimento! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lia, é preciso mesmo um acompanhamento incisivo no uso destas facilidades criadas para aqueles da vulnerabilidade sob pena de se perder a utilidade e finalidade, como bem sabemos em outras situações de abonos do governo. A denuncia de carros valiosos nos estacionamentos já é um elemento a ser verificado e vigiado mesmo.
    Mas por enquanto restabelece a paz e a vida continua.
    Meu carinhoso abraço Lia.

    ResponderExcluir