sábado, 18 de outubro de 2014

DIA DO MÉDICO

Medicina é a ciência que investiga a natureza e origem das doenças do homem e dos animais, de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando a saúde  dos mesmos.
A palavra  vem do latim mederi, que significa  tratar e curar.
Hipócrates é o Pai da Medicina, mas o Patrono do Dia do médico é  São Lucas
São Lucas  nasceu na Antakya, cidade  helênica, na  Ásia Menor, hoje Turquia, mas  não há muitos dados sobre ele. 
Grande amigo de São Paulo, e seu seguidor, é referido  como " Lucas, o amado médico", pois ao acompanhar  nas pregações, já fazia curas,; mas  Lucas, também, foi pintor, músico e historiador. Como tal, escreveu O Terceiro Evangelho e o Ato dos Apóstolos. Sua  célebre frase  é:  "Cura-de a ti mesmo" (Lucas,4:23).
Teria vivido até os 84 anos, e alguns historiadores   dizem que morreu de morte natural, dada sua longevidade para época, e outros que teria sofrido martírio... Seus restos mortais, estão em Pádua, Itália.

No Brasil , teve um médico paranaense, Eurico Branco Ribeiro, que muito se empenhou para que a data também fosse comemorada  em 18 de outubro. Se destacou  por ser um médico muito dedicado e cristão, e além da medicina  bem exercida , escreveu sobre  São Lucas, diversas obras  e a mais famosa,   "Médico, Pintor  e Santo", em 4 volumes , com 658 p., onde cita ser  nesta data , 18/10 o início do semestre  letivo na Universidade em  Pádua , que o considerava Patrono dos médicos e  filósofos.

 Assim, presto homenagem à  classe médica, mas em especial, minha sobrinha  Raquel, que  mora conosco desde o 2º ano do curso de  Medicina, e hoje  faz  Residência em Gastroenterologia, buscando seu aprimoramento profissional.(PS : Fiz homenagem no meu blogue,  à  ela, em 09/11/2011 quando se formou ).
À ela, e todos  amigos médicos,( principalmente), como a todos demais, presto a homenagem, dizendo que exerçam a Medicina com o devido respeito e  carinho que todos merecemos,  e que os frutos de sua dedicação sejam em formas de reconhecimento e gratidão, com salários e rendimentos dignos e justos.
Parabéns  Médicos !

8 comentários:

  1. Bom sábado, Lia... Gostei do seu post e não sabia que hoje é o Dia do Médico!
    Ainda encontramos bons médicos e que merecem homenagem!! São poucos, viu?! Que eles sejam mais responsáveis e dedicados!...
    Também tenho alguns na família... Parabenizo a sua sobrinha!!!

    Beijos e carinho...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos médicos que verdadeiramente se ocupam em ajudar e salvar vidas! Linda homenagem, linda sobrinha, que merece!" bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Parabens ,uma classe que tanto fazem pelo proximo ,muitos beijnhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,querida Lia
    Um belo post e nós precisamos dos médicos... eles são a Mão Divina cá na Terra...
    Bjm fraterno e parabéns pra sua sobrinha!

    ResponderExcluir
  5. lindo post!
    precisamos dos médicas a nossa vida inteira, e muitos torna-se nossos amigos de verdade!
    Bjus e bom final de semana,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. Muitos dados interessantes na tua postagem, não sabia da origem do dia dedicado aos médicos. Parabéns a sua sobrinha, muito sucesso na carreira!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  7. OI LIA!
    UMA BONITA HOMENAGEM AOS MÉDICOS E PRINCIPALMENTE A TUA SOBRINHA, POR EXERCER ESTA PROFISSÃO.
    GOSTEI DO TEXTO, NÃO CONHECIA A ORIGEM DA DATA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa informação Lia e considero esta profissão de uma rara beleza.
    Médicos que se doam é uma bênção do Pai.
    Parabéns a todos os médicos que exercem a função baseada no juramento e parabéns à sobrinha pelo desempenho e que o sucesso lhe seja concedido.
    Sempre uma bela partilha na informação.
    Abraços

    ResponderExcluir