quarta-feira, 18 de abril de 2012

AULA DE ARTE TERAPIA NA EA


Nossa aula de ARTE E TERAPIA, com a profª Lisiane Pellini, foi fazer a visita à VILA BELGA ,hoje à tarde. Nossa Guia Turística , foi a Vilma, que nos informou algumas particularidades sobre este Patrimônio cultural.
A Vila foi construida entre 1901-1903, em 4 quadras, para acomodar , em 84 casas , as famílias dos empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Existe um Projeto de Revitalização na Prefeitura, que pretende inclusive, criar o Museu , fazer a rede elétrica subterrânea, instalar luminárias de época, mas a restauração feita até agora, contou com a mão de obra do Exército e a doação de tintas, por uma empresa santamariense. A rede de esgoto também foi feita agora, porque antes não existia.
Pudemos ver também o prédio da antiga Cooperativa dos Funcionários da Viação Férrea, e lá encontramos seu presidente , o sr. Adão Ledesma de Mello, que se prontificou a nos fornecer informações e convidou -nos para uma futura visita.
Decepcionadoas, constatamos que o antigo Clube Social da Vila, está necessitando urgentemente ser restaurado. Nossa guia lembrou , que Wanda Portalet, foi 1ª Rainha do Carnaval Santamariense e ganhou inúmeros títulos, começando nesse clube.
Penso que as fotos falam por si, por isso não me delongo.
Agradecemos à Profª Liisiane, por ter nos proporcionado esta aula de arte e cultura, tão encantador.´
É a EA acontecendo em2012!



Um comentário:

  1. Lia querida! Parabéns pela agilidade da postagem das fotos e pela brilhante descrição do nosso passeio. Realmente a Vila Belga merece toda a admiração e respeito dos santamarienses pelas histórias lá contidas e pela linda arquitetura das casas. O clima do encontro foi fantástico, o interesse e entusiasmo do grupo me contagiaram! Desejamos que a restauração das casas seja concluída em breve para marcarmos nova sessão de fotos e conhecermos mais peculiaridades do local e suas histórias... Agradeço ao grupo pelas manifestações de carinho, amizade, respeito e amor. Me sinto muito feliz e privilegiada por fazer parte da Escola para Adultos, e especialmente pelo doce e prazeroso convívio com vocês! Obrigada! Profª. Lisiane

    ResponderExcluir